quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Limoeiro garante lei que assegura representação por advogado em processos administrativos

Foto | Sandokan Xavier/OAB-PE

A advocacia limoeirense conquistou uma vitória histórica. Na manhã dessa terça-feira (9), a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, cumpriu agenda na Prefeitura de Limoeiro, onde foi recebida pelo prefeito Orlando Jorge, na sede do Governo Municipal. Juntos, celebraram a aprovação da Lei Ordinária 2.544/2025, que garante aos cidadãos o direito à representação por advogado nos processos administrativos do município, gesto considerado um avanço jurídico.


De acordo com a Prefeitura, a nova lei foi considerada pelos advogados como um verdadeiro marco para a classe da advocacia e deu ao município de Limoeiro o status de pioneiro nessa legislação no Interior de Pernambuco. O prefeito Orlando Jorge enfatizou o empenho conjunto da OAB-PE e da subseção local. “Recebemos a proposta com muita consideração e fizemos questão de enviá-la imediatamente para apreciação da Câmara de Vereadores. Entendemos a importância desse passo para o município e para a cidadania”, frisou o gestor municipal.


A nova legislação assegura o destaque de honorários e reforça o atendimento prioritário, fortalecendo a prática profissional e a segurança jurídica na administração pública. De acordo com a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, a aprovação da Lei representa um marco para a valorização das prerrogativas. “Este é um passo essencial para consolidar o respeito ao trabalho da advocacia e garantir que cada cidadão tenha seus direitos protegidos com técnica e responsabilidade. Vamos seguir atuando firmemente para fortalecer a classe em todo o Estado”, ressaltou.


A iniciativa é fruto do trabalho integrado da OAB-PE e da OAB Limoeiro, reafirmando o compromisso das instituições com a defesa da cidadania, o fortalecimento das prerrogativas e a valorização da advocacia em todo o Estado. “A garantia da representação por advogado nos processos administrativos reforça a transparência e promove mais segurança jurídica para a população. É uma conquista construída com diálogo e comprometimento institucional”, disse a presidente da OAB Limoeiro, Camila Coutinho, que também acompanhou a visita.


Trabalho Conjunto - Também participaram do encontro e das tratativas que resultaram na aprovação da Lei Ordinária, o vice-presidente, a diretora-tesoureira e a conselheira da OAB Limoeiro, Hugo Fernando, Andréia Dantas e Luana Oliveira. Presentes, ainda, os ex-presidentes da subseção, Taciana Magalhães e Jucelino Ferreira; os secretários de Assuntos Jurídicos e de Planejamento da Prefeitura de Limoeiro, Roberto Galvão e Saulo Melo; além do procurador do município, Marcelo Lapenda.