Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
Tracunhaém - A ex-prefeita Tereza Barbosa voltou a fazer parte do grupo do também ex-prefeito e pré-candidato majoritário, Belarmino Vasquez. Ela estava no grupo do prefeito Irmão Aluizio, inclusive, ocupando cargo de diretoria na Secretaria Municipal da Mulher. A justificativa dela para mudança de lado foi "insatisfação e sentimento de rejeição por parte de alguns da base governista". Começou a era do "pula-pula" na Terra do Artesanato de Barro.
Casinhas - O vice-prefeito Maciel Sales (UB) sempre diz estar pronto para ser candidato ao mesmo cargo em 2024. Essa informação foi revelada por uma fonte que tem contato com o empresário. A prefeita Juliana de Chaparral (UB), que vai para reeleição, ainda não confirmou que Sales será novamente o companheiro de chapa. Recentemente, o nome do vice-prefeito de Orobó, Lúcio Silva (UB), foi citado nos bastidores como uma opção. Sendo assim, o tempo é a pauta de Maciel.
João Alfredo - Por meio de vídeo compartilhado em grupos de WhatsApp, a ex-prefeita Maria Sebastiana (PSD) reafirmou a pré-candidatura dela a prefeita para este ano. Apuramos que durante esta semana ela esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco e saiu de lá com a sinalização de importantes apoios. Maria também tem diálogo aberto com a direção do próprio partido para seguir na legenda. Caso isso aconteça, também terá o apoio do Palácio na disputa majoritária.
Machados - A notícia detalhada pelo Blog do Agreste sobre a notificação do presidente da Câmara de Vereadores, Rogério do Bar (PSB), ao ex-prefeito Argemiro Pimentel (REPU) para que apresente defesa no processo de prestação de contas referente ao exercício 2018 repercutiu e gerou várias repostagens em blogs locais e regionais. O TCE recomenda a rejeição. Com isso, o futuro político de Pimentel, que se apresenta como pré-candidato a prefeito, está nas mãos dos vereadores.
Limoeiro - Um grupo de jovens decidiu abrir um canal (JNP - Juventude na Política) para estimular a voz da juventude no debate político local. Ao colunista, o coordenador da ação, Ítalo Eduardo, afirmou que eles não têm lado partidário, pois o principal propósito é fazer com que a voz da juventude seja ouvida e atendida. Atualmente, mais de 25 estão engajados no projeto. O lançamento oficial do JNP está agendado para 14 de março. A rapaziada vai sugerir e cobrar dos políticos.