Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo objetivo sobre o cenário político acompanhado do velho cafezinho. Boa leitura!
Cumaru - Enquanto o grupo de situação não confirma o nome que tentará a sucessão da prefeita Mariana Medeiros (PP), o comerciante Fábio Borba (sem partido) toca a pré-candidatura a prefeito como nova opção pelo campo das oposições. Sem carregar o "peso" do favoritismo, ele tem feito, sem alarde, o trabalho "formiguinha". Dois partidos já sinalizaram para filiação dele, o que deve ser definido no começo de 2024. Borba tem enfatizado a independência política, o que agrada boa parte do eleitorado.
Feira Nova - Como antecipamos em primeira mão, o ex-vereador Joel Gonzaga (PSD) vai tentar a sucessão do prefeito Danilson Gonzaga (PSD) pela situação. A cidade tem uma particularidade: ter um Gonzaga na disputa é garantia de militância fiel. Pelo lado dos Chaves não é diferente. Por isso, Danilson terá participação decisiva. As entregas que ele planeja fazer até lá serão importantes para avaliação da reta final do governo e, com os números sobre a mesa, trabalhar para refletir em Joel.
João Alfredo - Nas últimas semanas, a pré-candidata a prefeita Vânia de Oim (PODE) intensificou as ações populares. O grupo de vereadores que a acompanha também caiu em campo para recuperar estradas rurais, mas sempre lembrando: "Apoio de Vânia de Oim". Uma festa infantil em praça pública foi outra iniciativa mais do campo social. Pelo ritmo, o grupo fará pesquisa para sentir o efeito desses movimentos. É o chamado "termômetro" para saber se dar para ir competitiva para disputa em 24.
Vicência - Ao divulgar, nesta semana, nas redes sociais, o resultado de uma pesquisa sobre a avaliação da gestão, o prefeito Guiga Nunes (Cidadania) fez questão de colocar no card as imagens dos dois pré-candidatos a prefeito do grupo: vereador Gerson Neinho (Cidadania) e vice-prefeito Éder Waltter (Cidadania). Principal cabo eleitoral de 2024, Guiga ainda não anunciou quem vai encabeçar a chapa majoritária. Apesar de o "ungido" seguir em "off", os gestos dão sinais de muita harmonia.
Machados - Como a internet não perdoa, falas do deputado estadual Cléber Chaparral (UB) elogiando o prefeito e ex-aliado Juarez Rodrigues (Avante) foram resgatadas recentemente e viralizaram nas redes sociais. Ao mesmo tempo, falas com fortes críticas, inclusive, classificando o gestor machadense de "caloteiro", também foram trazidas para o momento atual. Isso tem sido apenas o "aquecimento" para as eleições do próximo ano. Por lá, os arquivos devem estar bem abastecidos.