Galpão das Artes estimula leitura e criatividade em Limoeiro


Descobrindo o mundo através da leitura. Essa proposta apresentada pelo Centro de Criação Galpão das Artes, por meio do Programa Arte e Educação, tem impactado diretamente no crescimento social e educacional de 25 crianças atendidas pela iniciativa gratuita. No último sábado (9), elas participaram de mais uma prática de aprendizagem solidária no viés do letramento, a partir de uma contação de história e mediação de leitura. A "mão na massa" tem sido instrumento de incentivo à criatividade.

 

“O Programa Arte Educação desenvolve ações que impactam positivamente nos diferentes territórios de Limoeiro, tendo como protagonistas das ações de mudança as crianças e pré-adolescentes com até treze anos de idade”, explica o diretor do Galpão das Artes, Fábio André. O programa existe há doze anos. “São os realizadores do futuro fazendo parte da solução do problema, como meio para que ela se concretize”, completa André.

 

O poema “A Linha Assanhada”, de Carlos Jorge, foi o escolhido para ser trabalhado no último encontro. “Após a discussão da obra, nossas vinte e cinco crianças foram construir, em subgrupos, uma nova história a partir da escuta da história original. A prática do reconto aponta um exercício de fluência forte na imaginação e no poder da criatividade. Com a ajuda de linhas, cordões, pinceis, tinta, papel ainda puderam ilustrar a curta história”, ressalta o diretor.

 

As crianças possuem uma faixa etária entre sete e treze anos de idade, e o Programa Arte Educação funciona, exclusivamente, nas manhãs de sábado, de janeiro a dezembro. “O bacana de tudo isso foi a apresentação da história lendo grupo a grupo, cada um com sua nova história”, comemora André. A vivência deste último sábado foi de responsabilidade da pedagoga, professora de educação infantil, atriz e contadora de história, Gaby Salles.

 

As crianças atendidas pelo Arte Educação são estudantes da rede municipal, oriundas de famílias em maior situação de vulnerabilidade social. O programa conta com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), da empresa Duarte e Albuquerque (DUAL) e do Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID). Também há ações e projetos pontuais que contam com a parceria do comércio local.