Recém-empossado vereador, o professor Marcos Sérgio (MDB) adotou a medida de analisar tecnicamente a gestão Orlando Jorge (PODE) antes de decidir sobre o posicionamento político dele na Câmara Municipal de Limoeiro. Dentro do conhecimento deste colunista, algo inovador. A definição de ser situação ou oposição dependerá do que ele apurar. Para isso, fará visitas técnicas às secretarias, além da análise de dados fornecidos pelas pastas.
Marcos pretende cumprir a agenda dentro de duas semanas. Conforme apurado pelo Blog do Agreste, ele deseja averiguar ações em execução, políticas públicas em andamento, gastos realizados, contratos firmados, entre outras questões que o parlamentar considerar relevantes para a administração municipal. Escolas e postos de saúde também estarão na rota. Na terceira semana, planeja apresentar um relatório detalhado à imprensa. Em seguida, tomará a decisão de qual bancada integrará.
Gestos de um mandato propositivo. Marcos Sérgio foi vereador na legislatura 2017 - 2020. No último pleito municipal, tentou a reeleição pelo grupo do então prefeito João Luís (naquele período PSB), ficando na primeira suplência. Com o falecimento de Luiz do Matadouro, assumiu a cadeira na Casa Professor Agripino de Almeida. Com mais experiência e dados técnicos em mãos, o professor tem calendário estabelecido para o posicionamento oficial. É aguardar.
No jogo – O ex-prefeito do Carpina, Joaquim Lapa (PTB), aproveitou a emancipação política da cidade para ir às ruas sentir o “termômetro da popularidade” e cravou: “Meu grupo é o povo”. Ele lamentou um apoio maior do poder público para festa que simboliza a independência da Floresta dos Leões. Ao enaltecer a força e a independência do povo carpinense, o pré-candidato a prefeito disparou: “Não nos rebaixamos”. As declarações foram dadas nas redes sociais dele. Quinca tá no jogo!
Curso – O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou curso de formação voltado às pré-candidaturas das eleições municipais. Intitulado de “Formação Política para Candidaturas Petistas 2024”, o curso abordará temas que vão da comunicação à prestação de contas de uma campanha. As inscrições estão abertas e os interessados, em Pernambuco, podem ter acesso ao link no perfil do partido no Instagram: @ptpernambuco. As aulas ocorrerão entre outubro e dezembro deste ano.
Rápidas
Riacho das Almas – Por conta de irregularidades no transporte escolar apontadas numa auditoria, referente a 2022, o TCE decidiu pela aplicação de multa de pouco mais de R$ 9 mil ao prefeito Dió Filho (REPU) e ao secretário de Educação, Roberto Ribeiro. Eles podem recorrer da decisão.
Salgadinho – Assim como o TJPE, o TCE também determinou a suspensão imediata da seleção simplificada para agente de saúde. A auditoria do órgão identificou irregularidades no processo. A denúncia foi protocolada pelo investigador da Polícia Civil de PE, Ronaldo Ferreira.
O povo quer saber – Carpina terá quantos candidatos a prefeito em 2024?