Coluna Política | Laranja só para um bom suco


O dito popular diz que “gato escaldado tem medo de água fria”. E esse ditado se encaixa muito bem para os dirigentes de partidos ou líderes políticos que estão iniciando as articulações e montagens de grupos para as eleições municipais do próximo ano. As diversas cassações de chapas proporcionais e, consequentemente, de mandatos de vereadores por fraude à cota de gênero, a chamada “candidatura laranja”, comprovam que os adversários sempre estão de olho para denunciar. 

 

Crimes eleitorais dessa natureza, em sua maioria, ocorrem com candidatas, tendo em vista o histórico de menor participação feminina no processo eleitoral. E como existe cota mínima para cada partido ou coligação, é importante que haja planejamento com maior antecedência, pois, se deixar para última hora, a novela pode se repetir e NÃO ter um final feliz, como aconteceu, recentemente, em Limoeiro. Como disse certa vez, repito: laranja só para um bom suco, com pouco açúcar, por favor.

 

Em campo – Pré-candidato a prefeito de Feira Nova, o vereador Bruno Chaves (PSB) tem dividido o tempo entre legislatura e ações populares. Em todo lugar, ainda mais numa cidade do porte da Terra da Farinha, iniciativa de campo faz a diferença. Recentemente, com o apoio do advogado Túlio Barros e da vereadora Leide Medeiros (PT), ele promoveu mais de 150 consultas de visão para população de baixa renda, além da distribuição gratuita de óculos. A bola rolou e o “jogador” está em campo.

 

Reeleito – Promovido durante esse fim de semana, a oitava edição do Congresso do PSOL Pernambuco debateu desafios e conjuntura política, além do papel da legenda no atual cenário político. O momento também marcou a reeleição de Tiago Paraíba para presidência estadual do partido. Interiorização e fortalecimento da classe trabalhadora são alguns dos eixos a serem debatidos pelas direções municipais na caminhada para o pleito de 2024.

 

Rápidas

Limoeiro – Uma fonte dos corredores do campo das oposições revelou que há diálogos internos que sugerem que o MDB e o PP, sem definir ordem, sejam os partidos dos dois nomes que vão compor a chapa majoritária na próxima eleição. 

 

Orobó – O ex-vereador Thomas Brito (PDT) esteve reunido com o senador Humberto Costa (PT) para pautar projetos para o município. O advogado é pré-candidato a prefeito e deve ficar na cola do petista para transformar os diálogos em ações concretas. Isso gera discurso para 2024.

 

O povo quer saber – Limoeiro terá quantas candidatas a vereadora em 2024?