Ligado ao segmento empresarial do agronegócio, o nome de Orlando Duarte é a aposta do Partido Liberal (PL) para uma candidatura própria a prefeito de Limoeiro em 2024. Recentemente, ele se filiou à legenda com a ficha abonada pelo presidente estadual da sigla, Anderson Ferreira, e pelo ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os quais vem liderando articulações para ampliação do quadro de filiados e, consequentemente, formação de chapas em municípios estratégicos.
Em resposta ao contato feito pela reportagem do Blog do Agreste, Orlando Duarte não confirmou nem descartou uma futura candidatura majoritária: “Ainda não tenho definindo por completo esse projeto. Antes de defini-lo, gostaria de ter uma noção do pensamento do eleitor limoeirense”, pontuou. Ele também destacou que vem recebendo incentivos de amigos e o projeto da candidatura a prefeito de Limoeiro estaria numa fase de discussão.
Atualmente, o agropecuarista, que é filho do agroindustrial Octaviano Duarte (em memória), preside a União Nordestina da Agropecuária (UNA), além de ser diretor da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro de Pernambuco (Assogil). Poucos dias após a filiação, com exclusividade, o Blog do Agreste teve acesso a uma mensagem enviada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Gilson Neto, incentivando que Orlando seja candidato a prefeito de Limoeiro no próximo ano.
“Gilson, transmita meus cumprimentos
a Orlando Duarte. Vi, aqui, que ele é do agro. E é bom que pessoas empreendedoras,
que investem no Brasil, produzem, geram riqueza, realmente se interessem e
entrem na política. Porque a política, no caso a prefeitura, é muito bom ter
uma administração bem mais empresarial do que política. Um abraço a Orlando e
boa sorte”, disse o ex-presidente da República, que durante o seu governo teve amplo apoio dos empresários que atuam na atividade rural.
Mesmo sem “bater o martelo” de ir para disputa, Duarte acredita que possa contribuir. “Minha vida toda é empresarial e acredito que com a minha experiência e pelas ações sociais que nosso grupo promove na região, posso contribuir com o município. Limoeiro tem vocação e potencial econômico, só que carece de mais apoio para gerar empregos e se desenvolver. Além disso, comungo com os ideais do PL e acho que temos que ter uma linha ideológica. Por isso, escolhi esse partido para assinar a minha primeira ficha de filiação”, finalizou Orlando.
Incentivo – Ao abonar a ficha de filiação do limoeirense, Anderson Ferreira fez menção a tradição política da família Duarte, em Limoeiro, e que viu no empresário potencial para encarar a disputa pela prefeitura. “Orlando é um líder nato, é um empresário bem sucedido, conhece Limoeiro como poucos e tem sensibilidade social. Me sinto honrado em tê-lo no PL e acredito que teremos uma candidatura muito competitiva no próximo ano”, comentou o presidente estadual do PL.