segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Coluna Política | Não tem palanque desarmado


É muito comum ouvir dos eleitos, independente da esfera ou do poder que, finalizado o processo eleitoral, “agora é hora desarmar os palanques”. Mas, na prática, é assim que acontece? Os palanques não são desarmados, porque a política é um jogo sem apito final. Existem aqueles que conseguem adotar estilo mais democrático, mas sempre de olho no adversário, inclusive, com ações e captações de adversários que enfraqueçam a oposição.


Isso me faz lembrar um colega de faculdade que adorava falar e debater sobre política. A “célebre” e popular frase dele era: “Existem dois grupos na política: o que está e o que quer entrar”. E observando bem, muitos subgrupos da campanha, após os resultados, se tornam apenas um, seja para estar ou para chegar ao poder. Portanto, os palanques não são desarmados, ao contrário, uma campanha começa quando a outra termina. Assim é e não mudará.

 

Orobó – O vereador Paulo Brito (MDB) passou o fim de semana acompanhando e dando suporte às equipes que perfuraram dois poços artesianos nas comunidades rurais de Espinho Preto e Onça. E deu vazão. Os poços vão abastecer às famílias através de sistema de energia solar. As perfurações foram custeadas por emendas parlamentares indicadas pelo ex-deputado federal e atual ministro da Pesca, André de Paula (PSD). A parceria entre eles tem rendido inúmeras ações.

 

Prestigiado – O Baile Municipal de Bezerros superou as expectativas depois de dois anos de espera. Como havia dito em coluna anterior, a organização e o sucesso estão rendendo pontos positivos para gestão da prefeita Lucielle Laurentino (UB). Ela também mostrou prestígio político, recebendo o deputado federal Mendonça Filho (UB), além dos prefeitos de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), de São João Joaquim do Monte, Duguinha Lins (PSDB), e de Gravatá, Padre Joselito (PSB).

 

Desgaste – O cancelamento do Baile Municipal de Surubim minutos antes de começar, por conta de interdição realizada pelo Corpo de Bombeiros (CB), após identificar inconsistência no Atestado de Regularidade apresentado pela casa de eventos, gerou um desgaste entre a Prefeitura de Surubim, responsável pelo evento, e o Grupamento Militar. Em nota, a gestão disse que o CB não participou de uma reunião realizada três dias antes sobre os preparativos carnavalescos. O assunto ainda vai render.

 

Rápidas

Cumaru 1 – O ex-prefeito Eduardinho Tabosa segue com o canal de denúncia ativo. Por meio dos canais que colocou à disposição nas redes sociais, a população pode denunciar irregularidades nos serviços públicos, além de sugestões e elogios.

 

Cumaru 2 – A iniciativa do canal lançada em dezembro passado tem recebido elogios e demandas. Tabosa faz o papel dele: oposição. Porém, como já esteve na cadeira de prefeito, muitos também relembram nas redes sociais falhas e denúncias nas gestões dele.

 

O povo quer saber  Quem será o principal nome da oposição para disputar a Prefeitura de Cumaru em 2024?