sábado, 28 de janeiro de 2023

Governadora apresenta prioridades ao presidente


A conclusão de obras hídricas como barragens e adutoras, investimentos nas áreas de mobilidade, a exemplo da situação do metrô, além de investimentos em habitação foram os principais assuntos apresentados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) ao presidente Lula da Silva (PT). Ladeada pelos demais 26 governadores, a gestora pernambucana participou da reunião que aconteceu na manhã dessa sexta (27), em Brasília.


"É preciso, primeiramente, ressaltar a importância do diálogo estabelecido entre o presidente e os governadores. Durante a reunião com Lula, manifestamos a necessidade de investimento na Transnordestina, o término das obras da Transposição do São Francisco, como a Adutora do Agreste, que levará água para 68 municípios de Pernambuco. Apresentamos, ainda, a situação do Metrô do Recife, que está sucateado, e a questão da habitação de interesse social”, disse Raquel.


Esses quatro pontos foram listados como prioritários. Com o objetivo de definir uma agenda permanente de diálogo em torno dos assuntos elencados pelos estados, a Secretaria de Relações Institucionais anunciou a criação do Conselho da Federação. O colegiado servirá para facilitar a negociação entre União, estados e municípios, promovendo uma gestão compartilhada dos recursos públicos. A agenda será focada no desenvolvimento regional para superação de problemas comuns.