domingo, 29 de janeiro de 2023

Coluna Política | Orobó promete surpresa para 2024


Os mais de 6.500 votos obtidos pelo então vereador Thomas Brito na eleição de 2020, disputando a prefeitura pelo PSB, o que resultou em 47% dos válidos e uma diferença de apenas 6% para o eleito Biu Abreu (UB), manteve a oposição oroboense ativa. Mesmo lutando contra a máquina, o expressivo percentual reafirmou a divisão de votos que existe no município. Porém, inegável que o fato de o ex-prefeito Cléber Chaparral (UB) fazer o sucessor renovou a força da situação.

 

Em 2022, a vitória de Chaparral para deputado estadual fez o grupo comemorar como sendo uma vitória local. E foi. Além de majoritário, obteve larga vantagem do segundo colocado (mais de 5 mil votos), que mais uma vez foi Thomas, dessa vez pelo PDT. Mas isso garante uma eleição tranquila em 2024? Essa é a pergunta que não quer calar. Nos últimos dias, ouvindo integrantes dos dois grupos, que falam mais com razão do que paixão, eles garantem que não terá facilidade.

 

A disputa para prefeito é bem mais próxima da população e com bem menos candidatos, possivelmente dois novamente. Isso muda totalmente o cenário. O prefeito ainda não fala publicamente se será candidato à reeleição. Isso ele não decide, pois precisa do aval de Chaparral. Enquanto isso, a oposição vai, sem alarde, articulando. Seria Thomas novamente? Pelos últimos resultados, integrantes da oposição não acreditam. O nome do ex-vereador Gordo de Zé Gué tem sido lembrado. Mas...

 

... dependendo de quem seja o candidato pela situação, poderá acontecer surpresa. Isso mesmo: surpresa. Nas consultas do colunista, descobrimos que um vereador tem sido lembrado e motivado. Inclusive, ele afirmou: “Estou preparado para todas as possibilidades”. A objetiva resposta mostra que o primeiro ponto esse parlamentar tem: disposição. A disputa na Terra do Frivolitê promete fortes emoções. E surpresa!

 

Limoeiro 1 – De olho na disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores, Nildo do Seráfico se filiará ao Avante, partido atualmente comandado na cidade pelo ex-vice-prefeito Marcelo Motta. Como antecipado pelo colunista, ele estará no campo da oposição. Inclusive, para mostrar unidade política, Nildo e Motta deverão caminhar juntos na Festa de São Sebastião da Vila Urucuba. Uma fonte adiantou que, mesmo faltando mais um de um ano, está iniciando a formação do grupo.

 

Limoeiro 2 – Nildo do Seráfico estava como primeiro suplente do PTB, mas com a cassação da chapa proporcional que disputou a eleição de 2020 por fraude à cota de gênero (candidatura laranja), cassando por tabela o mandato do vereador Jaciel do Parque (PDT), ele e os demais que foram candidatos pelo partido tiveram os votos anulados pela Justiça Eleitoral. Recentemente, Nildo esteve no grupo do prefeito Orlando Jorge (PODE), mas entregou o cargo que ocupou e voltou para oposição.

 

Cumaru – As comemorações alusivas aos 50 anos da Festa de São Sebastião do Povoado da Malhadinha reuniram grande público e superaram expectativas. O evento também reforçou o alinhamento e a integração política entre o vereador Gilvan da Malhadinha (PP) e a prefeita Mariana Medeiros (PP). Rotineiramente, o parlamentar tem as solicitações atendidas pela gestora, o que reforça a caminhada para disputar a reeleição em 24.

 

Rápidas

Encontros – A governadora Raquel Lyra (PSDB) coordena, hoje, mais duas reuniões regionais com os prefeitos pernambucanos. Pela manhã, ela senta com os representantes do Agreste, enquanto no período da tarde será a vez dos gestores do Sertão.

 

Prego Batido – Ontem, os deputados estaduais eleitos e reeleitos pelo PP declararam apoio às candidaturas de Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD) aos cargos de presidente e primeiro-secretário da Alepe, respectivamente. A ponta será virada na vitória deles.

 

O povo quer saber  Quando a oposição de Orobó definirá o nome que disputará a prefeitura em 24?