Chaparral tem contas de 2019 aprovadas pela Câmara de Orobó


A prestação de contas referente ao exercício 2019 da Prefeitura de Orobó foi aprovada, na sessão dessa quarta-feira (09), pelo plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Com isso, o prefeito do período, Cléber Chaparral (UB), alcançou sete prestações aprovadas pelo Poder Legislativo: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Gestor por dois mandatos, Chaparral agora aguarda apreciação e votação das contas de 2020.


Sob a relatoria do conselheiro Valdecir Pascoal, a Primeira Turma do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) havia emitido, em outubro de 2021, parecer prévio pela aprovação da prestação de contas de 2019. Na ocasião, o voto foi acompanhado pelos também conselheiros Carlos Neves e Ranilson Ramos. Nessa quarta, a recomendação foi seguida pela Câmara de Vereadores de Orobó. 


No plenário da casa legislativa, a votação computou 7 votos favoráveis e 4 contrários. Andréa de Matinadas (DEM), Chefe (PSB), Eduardo do Cimento (MDB), Isac Aguiar (MDB), Lalá do Povo (DEM), Maria do Carmo (Lia - DEM) e Paulo Brito (MDB) seguiram o parecer do TCE. Já os vereadores Amilton do Sindicato (PSB), Davi Filho (PSB), Júnior de Ubiraci (PSB) e Lúcio Donado (PSB) votaram pela rejeição. 


A aprovação da sétima prestação de contas mantém Cléber Chaparral com todos os direitos políticos ativos. Atualmente, o ex-prefeito ocupa o cargo de secretário de Governo de Orobó. Ele também circula nos bastidores políticos como pré-candidato a deputado estadual pela oposição. Chaparral integra o grupo que tem o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), como pré-candidato a governador de Pernambuco.