Henrique Queiroz cotado para Desenvolvimento Agrário

Foto | ALEPE - Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Claudiano Filho (PP), já organiza gavetas e armários para deixar o cargo. Ele reassumirá o mandato de deputado estadual e conduzirá a pré-candidatura dele para Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Com a saída do progressista, vem a pergunta: Quem assumirá a principal pasta agrícola do Governo do Estado. 


Nos corredores do Palácio do Campo das Princesas e da ALEPE, o nome do ex-deputado estadual Henrique Queiroz (PP) está bem cotado. Atualmente, ele coordena o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE). Em pouco mais de um ano, Queiroz conseguiu dar dinamismo e visibilidade ao órgão - que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco.


Na escalada da pasta tem o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) no segundo escalão. O ITERPE integra o terceiro. O atual presidente do IPA, Kaio Maniçoba (PP), poderá deixar o cargo para disputar a eleição, o que reforça a possibilidade de Henrique ser nomeado secretário de Estado. Na cúpula do PP, partido aliado da Frente Popular e com peso na indicação, a expectativa também cresce.


Uma fonte ligada a Henrique Queiroz disse ao Blog do Agreste que ele não comenta sobre o assunto, pois tem focado as pautas do ITERPE distribuídas em todas as regiões do Estado. "Mas se o convite for feito, ele aceita e fará um amplo trabalho", assegurou a fonte. Nem representantes do Governo nem do Partido Progressista se posicionaram oficialmente sobre o assunto. A resposta virá com o passar dos dias.