domingo, 6 de fevereiro de 2022

Ômicron representa mais de 99% dos testes sequenciados em PE

Foto | Reprodução site BiologiaNet

Mais um relatório de circulação de linhagens do novo coronavírus elaborado pelo Instituto Aggeu Magalhães, representante da Fiocruz em Pernambuco, e divulgado, nessa sexta-feira (4), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), apontou a prevalência da variante ômicron no território pernambucano. Dos 132 genomas analisados, 131 foram identificados como linhagem ômicron, o que representa mais de 99%.


De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Imprensa do Governo do Estado, as amostras analisadas foram coletadas em seis municípios de diferentes regiões do Estado entre os dias 06 e 19 de janeiro de 2022. Os casos foram registrados nas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes e Vitória de Santo Antão.


Os casos e hospitalizações por Covid-19 voltaram a subir em todo o mundo, inclusive no Brasil, pelo fato de a ômicron, hoje a variante dominante no mundo, ser muito mais transmissível do que o SARS-CoV-2, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das maneiras de segurar a propagação da nova cepa é, assim que começarem os sintomas da doença, fazer um teste para comprovar ou descartar a infecção.


Em caso positivo, se isolar para evitar contaminar outras pessoas. Para isso, é essencial reconhecer os sintomas da ômicron e entender quando eles costumam se manifestar. De acordo com o site do Butantan, os sintomas mais comuns entre os infectados pela ômicron são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo, nada semelhantes à perda de paladar, de olfato e tosse seca comuns às outras variantes.