sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Coluna Política | PE "engole" para mais uma "dose" de paciência e esperança


Com previsão inicial de conclusão para 2010, a circulação de trens pela Ferrovia Transnordestina ainda está longe de se tornar realidade. Em 2011, este blogueiro viajando o Nordeste para locuções de exposições agropecuárias, passava minutos e mais minutos impressionado com parte dos trilhos que cortam o Sertão de Pernambuco, na esperança de ver a economia alavancar com aquela obra. Depois de dez anos, o cenário é o mesmo. Entre idas e vindas, licitações, concessionária abandonando a obra e milhões investidos, uma nova dose de esperança.


Ontem, depois de negociações, foi anunciado que o Grupo Bemisa formalizou sua intenção, junto ao Ministério da Infraestrutura, de concluir o Ramal Suape da Transnordestina, finalizando o trecho de 717km entre o Piauí e o Porto de Suape, com investimento de quase R$ 6 bi. Atualmente, o Estado tem aprovação da Assembleia Legislativa que estabelece a competência estadual para explorar os serviços ferroviários. Semanas antes, o Governo Federal havia anunciado que a atual concessionária concluiria apenas o ramal do Porto de Pecém, no Ceará. Mas depois PE foi incluído no programa que vai institui o Marco Legal das Rodovias.


Após mobilização da bancada federal na Câmara dos Deputados junto ao empresariado, um denominador comum foi encontrado com a sinalização da Bemisa, uma das maiores do país no setor mineral. Inclusive, a expectativa é de que o minério de ferro explorado por ela no interior do Piauí seja escoado via Ramal Suape da Transnordestina. Mas, isso não é logo ali. O traçado de Pernambuco tem 48% concluído, ou seja, menos da metade. Para conclusão, técnicos avaliam que o investimento é na casa dos "bi" e deve acontecer em 2027.

 

Reprovado – Em Vitória de Santo Antão, o requerimento apresentado pelo vereador Marcos da Prestação (Republicanos) para conceder o título de cidadão vitoriense ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi reprovado, ontem, por 13 x 03. A sessão registrou momentos de acalourada discussão entre os pares favoráveis e contrários. Nas redes sociais, dezenas de eleitores criticaram a pauta, alegando que existem muitos outros assuntos de maior interesse da comunidade e não são debatidos pelos parlamentares.

 

Dobradinha – O deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE) tem ampliado suas bases políticas na Mata Norte. Para 22, três vereadores de Goiana estão alinhados com o parlamentar: André Rabicó (PL), Cid do Caranguejo (PODE) e Ibson Gouveia (PODE). Recentemente, o trio esteve com Teobaldo para apresentar uma série de demandas, entre elas, a implantação de um Expresso Cidadão. Na terra da fábrica da Fiat, Ricardo fará dobradinha com o deputado Wanderson Florêncio (PSC), que também participou do encontro.

 

Encontro – O município de Gravatá sedia nos dias 3 e 4 de setembro o I Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco. O evento é uma realização da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (ASTUR-PE) com o apoio de várias empresas públicas e privadas do setor. No encontro também acontecerá a posse da nova diretoria. Mostra gastronômica, atualização do mapa do turismo brasileiro, desdobramento da Lei Aldir Blanc e retomada das atividades turísticas pós-pandemia.

 

Rápidas

Mesmo barco – Numa postagem descontraída, os deputados federais Sílvio Costa Filho (REPU) e André de Paula (PSD) posaram para um registro dentro de uma van rumo ao Sertão do Pajeú. Eles “disputam” a indicação para ser o candidato ao Senado pela Frente Popular.

 

Confiante - Em conversa com este blogueiro, o vereador de Machados, Sílvio Borba (PSB), disse estar confiante para voltar ao Legislativo ainda este ano. Ele tirou licença de 90 dias para cuidar da saúde. Borba chegou a ficar 7 dias na UTI. Não foi Covid.

 

O povo quer saber - A pauta da Transnordestina será bandeira fincada nos palanques durante a Eleição de 22 em PE?