Limoeiro | Agendada posse do novo pároco da Paróquia da Apresentação


O padre Severino João tomará posse como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação de Limoeiro no dia 5 de outubro. A missa será celebrada pelo Bispo da Diocese de Nazaré da Mata, Dom Francisco Dantas de Lucena, às 19h, na Igreja Matriz da Apresentação. Severino substituirá Padre Elias Roque, que seguirá nesta terça (21) para uma missão religiosa em Porto Velho, Estado de Rondônia. Com ele, também seguem Padre Maurício Nascimento e os seminaristas Cezar Diego e Rodrigo Justino.


Criado em 1972, o projeto Igrejas-irmãs é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja finalidade é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as igrejas da Amazônia e outras também necessitadas. Natural de Glória do Goitá, o novo pároco da “paróquia mãe de Limoeiro” estava como administrador paroquial da Área Pastoral Nossa Senhora das Dores, no município de Casinhas.

Sábado é dia de “Politicafé”, sua dose de informação


Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. De segunda a sexta, a Coluna Política. Mas aos sábados, um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!


Limoeiro – Focando ampla votação no Agreste, o pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) está articulando a montagem de um grupo político no município. Uma fonte socialista adiantou que ele está em conversa adiantada com um vereador.

 

Lagoa do Carro – O deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE) fechou com um grupo de oposição na cidade para ser votado em 22. O anúncio oficial está sendo planejado para o fim deste mês. Na Terra do Tapete, ele fará dobradinha com o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM).

 

Bom Jardim – O prefeito Janjão (PL) deverá anunciar um pacote de obras no início de outubro. Até o momento, ele vem tocando obras que estavam paralisadas e em andamento. Uma fonte disse que, após organizar pendências que pegou, agora emplacará sua cara na gestão.

 

Tracunhaém – O prefeito Irmão Aluizio (PL) está bem alinhado com os deputados estadual Henrique Filho (PP) e federal André de Paula (PSD). O anúncio da parceria entre eles ocorreu há pouco tempo, mas vem mostrando bom entrosamento. O Irmão faz um governo objetivo.

 

Cumaru – O vereador Gilvan da Malhadinha (PP) conseguiu articular que técnicos agrícolas do Banco do Brasil ficassem disponíveis para atender agricultores através de parcerias do agronegócio. Gilvan não espera por ninguém para agir e isso tem gerado até “ciumeira”. Coisas da política.


Ferreiros – O ex-prefeito Bruno Japhet foi condenado a 8 anos de inelegibilidade pelo TRE-PE acusado de abuso de poder praticado contra servidores, que se recusaram a fazer campanha para ele e o filho, vereador Bruno em 2020. O placar foi 7x0. O filho aguarda julgamento.

 

Caruaru – A prefeita Raquel Lyra (PSDB) esteve empolgada com a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. Mais de 160 empresas presentes, com visitantes de todo o Brasil. Confecção gera emprego e aquece a economia. Bandeira forte para pré-campanha dela ao Governo de PE.

Limoeiro | Cléber Chaparral articula ampliação de grupo


Pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), conta, no município de Limoeiro, com o apoio declarado do vereador Inácio Filho (Avante) para as Eleições de 2022. Mas, em conversa com o Blog do Agreste, Chaparral disse que iniciou as articulações para ampliar o número de apoiadores na cidade. Outros vereadores também podem integrar o grupo de apoio. Uma fonte ligada ao ex-prefeito adiantou que também existe um diálogo aberto com um suplente bem votado na última eleição.


Na Eleição de 2018, a esposa dele, Juliana de Chaparral (DEM), então candidata a deputada estadual pelo Partido Patriotas (PATRI), alcançou a marca de 1.869 votos – sendo a quinta mais votada em Limoeiro. Atualmente, Juliana é prefeita do município de Casinhas. Para 2022, Chaparral, que ocupa o cargo de secretário de Governo da Prefeitura de Orobó, deverá trabalhar para repetir ou ampliar a votação da companheira. No Estado, ele vem articulando grupos de apoio em todas as regiões. Chaparral ainda  não definiu por qual partido disputará a eleição do próximo ano.

São Vicente Férrer | Ciclismo como prevenção ao suicídio


Uma notícia especial para quem gosta de pedalar. No dia 26 de setembro, no município de São Vicente Férrer, será realizado o evento "Ninguém é triste pedalando". Será um percurso intermediário de 42 quilômetros por diversos pontos da cidade e da zona rural. De acordo com a prefeitura, o pedal será em prol da vida e em prevenção ao suicídio dentro da Campanha Setembro Amarelo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de um link disponível no Instagram e no Facebook da Prefeitura Municipal de São Vicente Férrer.


A concentração será na Secretaria Municipal de Assistência Social, em frente ao Banco do Brasil. Os participantes terão direito a vários serviços: café da manhã, pedal pelos principais pontos da cidade, pontos de hidratação, sorteio solidário de brindes e feijoada. O evento é gratuito é aberto para todas as idades, porém, os menores devem estar acompanhados de um maior responsável. Você sabia que pedalar traz benefícios físicos e emocionais? Também melhora significativamente a qualidade de vida.

Vitória Sto Antão | Costa Filho cumpre agenda com prefeitos mirando o Senado


O deputado federal Silvio Costa Filho (REPU) cumpriu, no começo da tarde desta quinta (16), agenda política em Vitória de Santo Antão. Ele foi recebido pelo deputado estadual Aglailson Victor (PSB) e pelo ex-prefeito Aglailson Júnior (PSB). O encontro também contou com a participação dos prefeitos Edmilson Cupertino (PSB), de Moreno; Dr. Marcos (PSB), de Pombos; Tarcísio Massena (PSB), de Chã de Alegria; e Danilson Gonzaga (PSD), de Feira Nova. Além da pauta municipalista no Congresso Nacional, Eleições 2022 foi o “prato” principal do almoço.


O presidente estadual do Republicanos vem circulando para fortalecer sua pré-candidatura a única vaga de senador em 22. “Conversamos sobre o cenário político do nosso município, do estado e do país. Foi uma boa troca de experiências. Silvio, sem dúvida alguma, tem todas as credenciais para alçar voos maiores”, destacou Victor. “Conversamos sobre a pauta municipalista no Congresso Nacional e sobre o momento de Pernambuco e do Brasil”, completou Silvio. Caso não seja o escolhido da Frente Popular, o parlamentar tentará à reeleição.

PE | Sancionada lei que concede anistia de IPVA vencidos para motos

Foto | Aluísio Moreira - SEI

A lei que dispõe sobre remissão e anistia de créditos tributários vencidos até 31 de dezembro de 2020 foi sancionada, nesta quinta (16), pelo governador Paulo Câmara (PSB) durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. O documento também permite o parcelamento e prorrogação do prazo de recolhimento referente ao IPVA e outras taxas relativas a motocicletas, ciclomotores e motonetas nacionais com até 162 cilindradas.

 

“A partir de outubro, as pessoas que quiserem regularizar sua situação já terão o benefício da lei já aprovada. Isso é uma garantia para que a população possa circular e exercer o seu trabalho em todo o Estado com sua motocicleta, sem utilizá-la de maneira irregular”, disse Paulo Câmara. A lei contempla a isenção do IPVA, taxa de prevenção de incêndio, licenciamento, liberação do veículo recolhido e vistoria, além das taxas de reboque e diárias de 2020.

 

Para ter direito ao benefício, o proprietário do veículo deve ser pessoa física e apresentar, até 31 de dezembro de 2021, os comprovantes de quitação integral do IPVA e demais taxas do ano atual. O benefício será limitado a um veículo por beneficiário. Para aqueles proprietários com débito relativo ao ano de 2021, existe a possibilidade de quitar sua dívida, sem incidência de juros e multa, em cota única no mês de dezembro, ou em três parcelas mensais e sucessivas a partir de outubro.

Lagoa do Carro | Gastronomia ganha força com "tempero" de inovação e tradição


Conhecida como “Terra do Tapete”, Lagoa do Carro, na Mata Norte, também tem apostado em outros segmentos para atrair visitantes e, com isso, gerar renda, emprego e desenvolvimento econômico. E um deles tem sido o paladar. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, os restaurantes que integram o Polo Gastronômico do município estão participando do projeto Riquezas da Mata Norte, uma iniciativa que visa valorizar os sabores da região através das histórias e tradição de cada lugar.


Cortado pela Rodovia PE-90, o município de Lagoa do Carro viu o número de restaurantes, bares e lanchonetes crescer consideravelmente nos últimos anos. Muitas famílias utilizaram espaços de suas propriedades para transformar em empreendimentos gastronômicos, aproveitando o grande número de pessoas que, diariamente, utilizam a via que liga a Mata Norte ao Agreste Setentrional. “Os restaurantes estão recebendo treinamento com chefes renomados que trazem novas técnicas e novos meios de aproveitar as riquezas culinárias da região”, explica a secretaria.


Gastronomia – Quem passa pelo Polo Gastronômico de Lagoa do Carro pode se deliciar com pratos regionais, a exemplo da buchada, pirão de capão, galinha capoeira, feijoada, além de variadas carnes na brasa. O café da manhã regado a cuscuz, macaxeira, inhame e carne guisada são quase uma "parada obrigatória". A ação é uma parceria da Prefeitura de Lagoa do Carro, através das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e de Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, Sebrae e Instituto César Santos.

Gravatá | Projeto busca proibir nomeação de "ficha suja" na administração municipal


No município de Gravatá, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, um Projeto de Lei (PL) que institui medidas para coibir a permanência, a contração e a nomeação para cargos comissionados dentro do âmbito administrativo municipal de pessoas que estão na lista de gestores com contas rejeitadas pelos órgãos de fiscalização, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a popular "ficha suja". O projeto é de autoria do vereador Léo do Ar (PSDB).


"Coloquei em votação na Câmara municipal da nossa querida cidade o projeto de lei que institui medidas para coibir a permanência e a nomeação de pessoas fichas sujas no âmbito administrativo municipal. No tocante, aprovamos por unanimidade tal medida que agora será remetida para sanção. Obrigado aos pares pela consideração e respeito, não por mim mas para toda a população gravataense", postou o parlamentar nas redes sociais logo após o resultado da votação.

Machados | CREMEPE identifica irregularidades no Hospital Edison Álvares


O primeiro secretário do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE), André Dubeux, identificou irregularidades no Hospital Edison Álvares, no município de Machados, durante vistoria realizada na última sexta (10). O médico relatou que a unidade não conta com laboratório 24h, tem sete médicos na escala e a estrutura física não cumpre determinações da Vigilância Sanitária. Ele adiantou que o relatório da vistoria será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Secretaria de Saúde para que as inconformidades sejam sanadas.


Responsável pela fiscalização do CREMEPE, o secretário relatou que o hospital tem uma média de 60 atendimentos de clínica médica e só realiza parto em período expulsivo. Conta com sala vermelha, um consultório médico, sala de parto, sala de sutura, Raio-x e leitos de enfermaria. “Não realiza cirurgias e os casos graves são encaminhados para Limoeiro e Nazaré da Mata em uma das quatro ambulâncias do serviço”, observou André. Ainda sobre a estrutura, o conselheiro destacou que o fluxo Centro de Material e Esterilização (CME) está totalmente inadequado.


Para ele, as deficiências são gritantes. “A sala vermelha não atende os requisitos mínimos de segurança para o atendimento ao paciente, o laboratório não funciona 24h, limitando demasiadamente o atendimento a população. Questões de infiltrações são evidentes, o CME precisa de medidas urgentes”, sinalizou Dubeux. De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, a escala médica está completa com sete médicos, sete enfermeiros e quatro técnicos por plantão. “O relatório da fiscalização será encaminhado ao Ministério Público e Secretaria de Saúde para serem tomadas as devidas providências”, reforçou André.

Brasil | Sancionado projeto que reduz conta de luz para famílias de baixa renda


O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei 1106/2020 do deputado federal André Ferreira (PSC-PE), que torna automática a inscrição das famílias carentes no programa de Tarifa Social da Conta de Energia. A medida reduz em até 65% as contas de luz e beneficia mais de 12 milhões de famílias em todo o País. A proposta havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em abril do ano passado e, no Senado, em junho. O deputado comemorou o fato de o projeto entrar em vigor em um tempo recorde de tramitação.


A proposta reduz a burocracia de acesso a um direito que grande parcela da população tem. André lembra que então era preciso que as pessoas solicitassem a inclusão dos seus nomes às operadoras de energia, um processo burocrático que fazia com que muitas famílias não utilizem o benefício por desconhecimento do direito. Ao defender a proposta, lembrou que era extremamente importante que o benefício chegasse aos lares dos brasileiros de baixa renda, principalmente em momentos de crise, como a que o Brasil vem passando por causa da pandemia.


O projeto beneficia com descontos que variam de 10% a 65% famílias que consomem até 220 kw/h. Três grupos têm direito ao benefício: os inscritos no Cadastro Único do Ministério da Cidadania com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; os que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC); e as famílias do CadÚnico com renda familiar mensal de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia em que o tratamento ou procedimento médico exija o uso continuado de equipamentos que funcionam com energia elétrica.


O deputado dá como exemplo uma conta de luz de R$ 100. Quando é aplicado o desconto do benefício, ela fica em R$ 35. “Estou muito feliz por esse projeto entrar em vigor. Estamos num momento difícil no País, inclusive com crise de abastecimento que prejudica o fornecimento de energia. Essa proposta surgiu de uma necessidade real de ajudar as famílias mais necessitadas a atravessar esse período difícil em que estamos vivendo, com a economia muito prejudica pela pandemia do coronavírus”, afirmou o deputado.

Limoeiro | Vacinação contra Covid avança com antecipação da Pfizer


Nesta segunda (13), a partir das 9h, a Prefeitura de Limoeiro dá sequência a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 com a aplicação da segunda dose (D2) da vacina Pfizer para aquelas pessoas que tomaram a primeira até o dia 10 de julho. A segunda aplicação será no mesmo local da primeira, ou seja, a pessoa deve retornar ao posto onde ocorreu a aplicação da primeira dose (D1). Conforme estabelece o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o plano vacinal só fica completo com a aplicação das duas doses – garantindo a maior proteção.


Ainda em agosto, o Ministério da Saúde havia anunciado a possibilidade da antecipação de 90 para 60 dias da vacina tipo Pfizer. O objetivo é conter a disseminação da variante delta do coronavírus, que inclusive teve a primeira morte confirmada em Pernambuco. O município de Limoeiro recebeu 68.215 doses de vacinas contra a doença, distribuídas entre Butantan, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Desse total, 61.207 foram aplicadas como D1 e D2. Os dados foram consultados na manhã desta segunda (13), através do “Vacinômetro”, disponível no site www.limoeiro.pe.gov.br.

Glória do Goitá | Governador assinará ordem de serviço para pavimentação da PE-77


Na manhã desta segunda (13), a partir das 9h, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assinará ordem de serviço para o início das obras da Rodovia PE-77. O trecho de aproximadamente 12 km interliga a sede do município de Glória do Goitá ao Distrito de Apoti. As ações serão terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. A construção da rodovia é uma antiga reivindicação dos moradores e, concluída, facilitará o tráfego de veículos e o escoamento da produção agrícola familiar e orgânica dos produtores daquela região.


Somando os moradores da cidade e do distrito, serão contemplados quase 36 mil habitantes. A PE-77 deverá ser concluída dentro de 360 dias, com investimentos da ordem de R$ 8.473 milhões. A obra será realizada pela empresa FRF Construções – vencedora do processo licitatório. O governador será recepcionado pela prefeita Adriana Paes (PSD). Os deputados apoiados pelo grupo político da gestora, estadual Henrique Queiroz Filho (PP) e federal André de Paula (PSD) também são aguardados na assinatura da ordem de serviço.

Limoeiro | Vila da Paz ganha espaço de integração social


A comunidade da Vila da Paz, em Limoeiro, ganhará um espaço de atividades educativas, culturais, sociais e esportivas. No próximo sábado (18), a partir das 14h30, será inaugurado o Centro Educativo Nossa Senhora da Paz. Recentemente, as instalações da antiga escola da comunidade passaram por melhorias estruturais para receber as centenas de famílias que residem na vila.  Segundo o presidente do Centro, Josinaldo Costa, o popular “Preto da Vila da Paz”, diversos profissionais voluntários estarão colaborando com o projeto.


A recuperação do prédio, fechado há praticamente dez anos, foi possível através de uma rifa. Com o recurso arrecadado, o presidente do Centro também garantiu o aluguel inicial do prédio. “Colocamos uma rifa de um celular e levantamos um dinheiro. Com esse valor, procuramos as madres, alugamos o colégio e fizemos a reforma. E agora vamos começar com atividades para o povo com a colaboração dos voluntários”, explicou “Preto da Vila da Paz”. Além dele, as ações serão coordenadas pelo vice-presidente Caio César.


Os voluntários são: Maria José (Psicóloga), Gisele Luana e Juliana (Assistentes Sociais), Vanusa Bezerra (Cirurgiã Dentista), Jorge Alves (Educador Físico e Professor de Arte), Mauriceia Cabral (Pedagoga Especialista em Educação Especial), José Roberto (Psicopedagogo Clínico e Institucional), Ítalo Eduardo (Teatro e Dança), Livramento (Pedagoga e Professora de Arte), Marcos Antônio e Mísia (Produtores Culturais). No decorrer do projeto, outros profissionais poderão se juntar aos confirmados, ampliando a lista de serviços gratuitos.

Limoeiro | Município sedia etapa do Campeonato Pernambucano de Ciclismo

Foto | Leonardo Daligna

No Agreste pernambucano, Limoeiro será palco do Campeonato Pernambucano de Ciclismo. A primeira etapa da competição acontecerá neste domingo (12), num circuito de aproximadamente 15km no Sítio Esperança, zona rural do município. De acordo com a Federação Pernambucana de Ciclismo (FPC), responsável pelo evento em parceria com a Prefeitura Municipal, as provas contarão com a participação de dezenas de atletas federados e iniciantes. Pelo menos 17 modalidades, entre adulta e infantil, estão na programação da etapa inicial.


A FPC destacou que também haverá duas modalidades não oficiais. Segundo a coordenação técnica, a concentração será a partir das 7h, com as provas iniciando às 8h. Toda organização e premiação ficarão por conta da Federação Pernambucana de Ciclismo (FPC). Os primeiros colocados receberão troféus e medalhas. A etapa também vale pontuação para a sequência do campeonato. As inscrições podem ser feitas no site da federação: www.fpcpeciclismo.com.br. A população terá acesso livre para acompanhar as provas.

Surubim | A voz da radialista Mary Silva silencia


O Agreste lamenta e chora o silêncio de Maria Machado da Silva, a "Mary Silva". Ela faleceu na noite dessa sexta (10), aos 60 anos de idade, no Hospital do Vale, em Limoeiro. Há onze dias internada na UTI da unidade, a radialista lutava contra a Covid-19. Mesmo com o plano vacinal completo, “Mary Alegria” não resistiu. Situação agravada pela baixa imunidade, já que a comunicadora, segundo os familiares, havia iniciado tratamento contra um câncer de mama há aproximadamente quatro meses. O enterro será na tarde deste sábado (11), após cortejo, no Cemitério de Surubim.


As tardes através das ondas da Rádio Surubim AM eram especiais com o toque dela no Show da Tarde. Mary estava aposentada há cinco anos, mas a comunicação não se aposentou e sua voz seguia ativa. Na emissora, começou como secretária, mas foi no microfone que fez história na comunicação pernambucana. Com jeito carinhoso e atencioso, Mary conquistou seu espaço. Uma prova está no Centro Esportivos dos Radialistas - time de futebol formado por comunicadores de Surubim e Região – onde o comando técnico era dela.

Política | Gustavo Gouveia a caminho do Podemos


O deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) está praticamente com os dois pés dentro do Partido Podemos (PODE) para disputar a reeleição em 2022. Para ser mais preciso: 90%. Percentual dado por ele mesmo ao ser questionado pelo Blog do Agreste durante evento de assinatura de ordem de serviço realizado em Limoeiro, na noite da última quarta (8), onde participou ao lado do deputado federal e presidente estadual do PODE, Ricardo Teobaldo. A filiação dele ao novo partido só não será realidade se houver mudança muito radical no cenário político pernambucano.


Além de Gustavo Gouveia, outros deputados de mandato, a exemplo de Clarissa Tércio e Wanderson Florêncio (ambos PSC), também são aguardados no Podemos. A um quarto nome de mandato também quase confirmado. Teobaldo vem articulando e “costurando” dezenas de novas candidaturas a deputado estadual pelo partido que preside. Uma fonte dos corredores do Podemos revelou ao Blog que quatro ou cinco cadeiras da Alepe estão nas contas da sigla. Teobaldo faz dobradinha com Gouveia em 70% dos municípios que tem base política.

Bom Jardim | Professores são testados para Covid-19


A Secretaria de Saúde de Bom Jardim realizará, nesta sexta (10), a testagem em massa dos professores das redes pública e privada. A ação acontece através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. Os testes – que são distribuídos pelo Governo do Estado, através do Programa Testa PE, começam a ser feitos a partir das 8h e seguem até 13h, na Escola 19 de Julho. O material utilizado será o teste rápido de antígeno. O resultado é divulgado dentro de aproximadamente quinze minutos.


De acordo com a II Gerência Regional de Saúde (GERES), mesmo sem sintomas o cidadão poderá ser testado. Mais indicado para o diagnóstico da Covid-19, o teste do swab nasofaringe é usado para uma pessoa saber se está com a doença no momento. Baseia-se na detecção do material genético do vírus em amostras coletadas nas vias respiratórias por meio de um swab, tipo de cotonete, introduzido no nariz e na garganta. Em caso de dúvida, técnicos da secretaria estarão no ponto de testagem para os esclarecimentos.

Limoeiro | Celebrações marcam agradecimento e envio do Padre Elias Roque


A Paróquia de Nossa da Apresentação de Limoeiro divulgou a programação de missas de agradecimento e envio do Padre Elias Roque, atual pároco. De acordo com nota da Paróquia encaminhada ao Blog do Agreste, neste mês de setembro, “o atual pároco seguirá para a Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia, onde dará sequência a sua missão sacerdotal naquela região sedenta de padres”. Vindo da Paróquia de Nossa Senhora de Sant’Ana, Elias cumpriu quatro anos dedicados à comunidade de Limoeiro.


No próximo domingo (12), a partir das 7h, a programação começa com missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. No sábado, dia 18, será celebrada a missa de envio na Catedral Diocesana em Nazaré da Mata. E no domingo, 19, encerrando o ciclo do padre na cidade, será a vez da missa de agradecimento na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. “Somos todos convidados a participar com alegria das celebrações de agradecimento a Deus pelos quatro anos que o Padre Elias Roque esteve em nosso meio como pároco”, diz a nota.

Brasil | Governo Federal autoriza concurso com 568 vagas para o IBAMA


O Governo Federal autorizou a realização do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A portaria foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda (6). O concurso terá 568 para os níveis Técnico e Superior. A expectativa é de que o edital seja lançado em março do próximo ano. Inclusive, fiz um levantamento e observei que o concurso poderá convocar ainda mais aprovados no decorrer de sua validade, que deverá ser de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois.

 

As vagas serão distribuídas para três cargos de carreira do órgão: Analista Ambiental e Analista Administrativo, os quais exigirão nível superior; e Técnico Ambiental, sendo necessário apenas nível médio. A maior parte das vagas, um total de 432, será para o cargo que exige ensino médio. Logo após a publicação do edital, as inscrições serão abertas de imediato. Um detalhe que vale destacar: existem ainda cerca de 500 servidores próximos de se aposentar, ou seja, os cargos vagos tendem a crescer ainda mais nos próximos meses.

 

Ainda não existem salários definidos, mas a tabela atual dos servidores do IMABA traz Analista Ambiental e Analista Administrativo com salário inicial de R$ 8.089. Quem ocupa o cargo de Técnico Ambiental recebe R$ 3.605. Todos os cargos ainda têm vale alimentação de R$ 458 e gratificações que podem aumentar o vencimento mensal. Portanto, com autorização confirmada é hora de começar a estudar, pois a concorrência promete ser uma das maiores entre os concursos programados para 2022. O IBAMA tem unidades em todos os Estados.

João Alfredo | PM realiza cadastramento no Alerta Bike


No município de João Alfredo, chegou a hora de dar mais segurança as bicicletas. Isso mesmo: as bicicletas também. E nesta quinta (9), o município recebe o programa Alerta Bike, uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Polícia Militar, em parceria com o João Alfredo Bike Clube. O programa surge como nova ferramenta para combater o comércio ilegal, os furtos e os roubos de bicicletas no Estado. Ele funciona no mesmo modelo do Alerta Celular, programa já bem conhecido e que tem ajudado a recuperar muitos aparelhos nos últimos anos.


O estande de cadastramento está montado ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e funcionará das 8h às 14h. E o melhor: o cidadão não paga nada por isso. A iniciativa permite que os cidadãos cadastrem informações sobre suas bicicletas, que poderão ser recuperadas por meio dos dados registrados no sistema. “Para esse programa dar certo, há dois fatores decisivos: cadastrar sua bicicleta, ampliando nossa base de dados, e jamais adquirir produtos sem nota fiscal ou origem desconhecida”, explica Humberto Freire, Secretário de Defesa Social de Pernambuco.

PE-88 | Publicada licitação para projeto de retomada da obra


Três dias depois de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Orobó, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, lançou no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (4) a abertura de processo licitatório para contratação de empresa especializada para elaboração de projeto executivo de engenharia para restauração e implantação de rodovias no Interior do Estado, entre elas, a PE-88. A obra foi paralisada há aproximadamente dez anos.


Neste intervalo, diversos acidentes e protestos marcaram o trecho que liga a Encruzilhada ao Estado da Paraíba, passando pelos municípios de Bom Jardim e Orobó. Uma ação civil pública chegou a ser apresentada em 2012 pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para finalização dos serviços – o que não ocorreu. Em 2020, a ação resultou numa sentença que obriga a retomada da obra de recuperação da PE-88, assim como penalidades de pagamento de multa em caso de descumprimento da decisão judicial.


“Vitória do povo através da Justiça, da união do Poder Legislativo de Orobó e Machados e da Sociedade Civil Organizada”, comemorou o vereador Paulo Brito (MDB), responsável pela convocação e articulação da audiência pública, ao verificar a abertura do processo licitatório para o projeto de retomada da obra. O debate do dia primeiro de setembro contou com a participação do promotor de Justiça Tiago Meira, do gerente regional do DER, Fernando Falcão, e de políticos e lideranças dos municípios de Orobó e Machados.


“Finalmente tivemos uma notícia animadora com a publicação do processo licitatório no Diário Oficial do Estado desse último sábado, com previsão para 15 de outubro de 2021. O momento é de aguardar a tramitação do processo e torcer que realmente as obras sejam executadas, até porque já temos o exemplo da PE-86 que foi licitada e não foi concluída”, pontuou Brito. “Mas já temos o trabalho imparcial do Ministério Público que já instaurou procedimento de acompanhamento para fiscalizar a retomada das obras das PEs 86 e 88”, completou o vereador.

Sábado é dia de “Politicafé”, sua dose de informação



Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. De segunda a sexta, a Coluna Política. Mas aos sábados, um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!

 

Limoeiro – No Quadro Político da Rádio Jornal, o vereador Zé Nilton (PODE) confirmou que seguirá o grupo do prefeito Orlando Jorge (PODE), votando em Gustavo Gouveia (DEM) para deputado estadual e Ricardo Teobaldo (PODE) para federal. Sobre o sonho de ser prefeito, disse que o futuro pertence a Deus e reafirmou acreditar no perfil de Orlando.

 

João Alfredo – Por 9x4, a prestação de contas do exercício de 2016, tendo Maria Sebastiana (PSD) como prefeita, foi rejeitada pela Câmara de Vereadores, que seguiu a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão apontou falhas nos recolhimentos do FUMAP. Resultado pode deixar Maria inelegível por oito anos.

 

Gravatá – Numa canetada, o prefeito Padre Joselito (PSB) instituiu, por meio de decreto, a prorrogação do Programa de Licença à Gestante e Adotante para um prazo de 180 dias. O programa já existia na administração, mas sem regulamentação. Agora, as servidoras municipais gestantes e adotantes têm a garantia de seis meses de licença.

 

Bom Jardim – O candidato a prefeito Irmão da Pedra (PTC) teve a prestação de contas da campanha de 2020 reprovada pelo juiz Hailton Gonçalves. O magistrado identificou que todo o recurso partidário foi gasto com alimentação, quando o permitido para tal finalidade seria apenas 10%. O processo transitou em julgado, pois não houve recurso no prazo.

 

Feira Nova – Agora apoiado pela oposição, o deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE) disse que destinará emendas parlamentares através de uma associação. As primeiras serão para ações no setor da agricultura familiar. No último fim de semana, Juliana Chaves, Nicó Barros e quatro vereadores anunciaram a parceria política.

 

Lagoa do Carro – A prefeita Judite Botafogo (PSDB) tem cumprido intensa agenda de inaugurações e ordens de serviço. Em todas, faz questão de reafirmar a integração com os deputados estadual Simone Santana (PSB) e federal Augusto Coutinho (SDD). Enquanto a oposição não encontra alinhamento, a professora “corre solta” de olho em 22.

 

Vitória de Santo Antão – A professora Eunice de Vasconcelos Xavier dará nome à primeira creche da cidade. A proposta é do vereador Mano Holanda (PSD). Ele esteve reunido com o prefeito Paulo Roberto (MDB) para apresentar o projeto. A educadora é cidadã vitoriense e presidiu o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGV).

Coluna Política | PE "engole" para mais uma "dose" de paciência e esperança


Com previsão inicial de conclusão para 2010, a circulação de trens pela Ferrovia Transnordestina ainda está longe de se tornar realidade. Em 2011, este blogueiro viajando o Nordeste para locuções de exposições agropecuárias, passava minutos e mais minutos impressionado com parte dos trilhos que cortam o Sertão de Pernambuco, na esperança de ver a economia alavancar com aquela obra. Depois de dez anos, o cenário é o mesmo. Entre idas e vindas, licitações, concessionária abandonando a obra e milhões investidos, uma nova dose de esperança.


Ontem, depois de negociações, foi anunciado que o Grupo Bemisa formalizou sua intenção, junto ao Ministério da Infraestrutura, de concluir o Ramal Suape da Transnordestina, finalizando o trecho de 717km entre o Piauí e o Porto de Suape, com investimento de quase R$ 6 bi. Atualmente, o Estado tem aprovação da Assembleia Legislativa que estabelece a competência estadual para explorar os serviços ferroviários. Semanas antes, o Governo Federal havia anunciado que a atual concessionária concluiria apenas o ramal do Porto de Pecém, no Ceará. Mas depois PE foi incluído no programa que vai institui o Marco Legal das Rodovias.


Após mobilização da bancada federal na Câmara dos Deputados junto ao empresariado, um denominador comum foi encontrado com a sinalização da Bemisa, uma das maiores do país no setor mineral. Inclusive, a expectativa é de que o minério de ferro explorado por ela no interior do Piauí seja escoado via Ramal Suape da Transnordestina. Mas, isso não é logo ali. O traçado de Pernambuco tem 48% concluído, ou seja, menos da metade. Para conclusão, técnicos avaliam que o investimento é na casa dos "bi" e deve acontecer em 2027.

 

Reprovado – Em Vitória de Santo Antão, o requerimento apresentado pelo vereador Marcos da Prestação (Republicanos) para conceder o título de cidadão vitoriense ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi reprovado, ontem, por 13 x 03. A sessão registrou momentos de acalourada discussão entre os pares favoráveis e contrários. Nas redes sociais, dezenas de eleitores criticaram a pauta, alegando que existem muitos outros assuntos de maior interesse da comunidade e não são debatidos pelos parlamentares.

 

Dobradinha – O deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE) tem ampliado suas bases políticas na Mata Norte. Para 22, três vereadores de Goiana estão alinhados com o parlamentar: André Rabicó (PL), Cid do Caranguejo (PODE) e Ibson Gouveia (PODE). Recentemente, o trio esteve com Teobaldo para apresentar uma série de demandas, entre elas, a implantação de um Expresso Cidadão. Na terra da fábrica da Fiat, Ricardo fará dobradinha com o deputado Wanderson Florêncio (PSC), que também participou do encontro.

 

Encontro – O município de Gravatá sedia nos dias 3 e 4 de setembro o I Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco. O evento é uma realização da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (ASTUR-PE) com o apoio de várias empresas públicas e privadas do setor. No encontro também acontecerá a posse da nova diretoria. Mostra gastronômica, atualização do mapa do turismo brasileiro, desdobramento da Lei Aldir Blanc e retomada das atividades turísticas pós-pandemia.

 

Rápidas

Mesmo barco – Numa postagem descontraída, os deputados federais Sílvio Costa Filho (REPU) e André de Paula (PSD) posaram para um registro dentro de uma van rumo ao Sertão do Pajeú. Eles “disputam” a indicação para ser o candidato ao Senado pela Frente Popular.

 

Confiante - Em conversa com este blogueiro, o vereador de Machados, Sílvio Borba (PSB), disse estar confiante para voltar ao Legislativo ainda este ano. Ele tirou licença de 90 dias para cuidar da saúde. Borba chegou a ficar 7 dias na UTI. Não foi Covid.

 

O povo quer saber - A pauta da Transnordestina será bandeira fincada nos palanques durante a Eleição de 22 em PE?

Nazaré da Mata | Vereador oferta 300 vagas para cursos profissionalizantes


Vereador por Nazaré da Mata, o delegado Thiago Henrique (PSDB) está ofertando 300 vagas em 34 cursos profissionalizantes na modalidade a distância para os jovens do município. Nessa quarta (1), metade das vagas haviam sido preenchidas. Durante entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro, o parlamentar explicou que o estudante paga apenas a taxa referente ao acesso à plataforma de ensino no valor de R$ 34,90. Com isso, ele poderá fazer todos os cursos – o que significa que cada opção gira em torno de apenas R$ 1.


Os jovens interessados podem garantir a inscrição de forma online, por meio da central de atendimento parlamentar: (81) 9 8482 3942. O prazo termina nesta sexta (3). Os cursos serão realizados através de parceria firmada com o Grupo Caravela Educacional. Ao término, o estudante receberá para cada um realizado a certificação específica, que segundo Thiago, tem autorização do Ministério da Educação (MEC) e reconhecimento nacional. Na entrevista, ele afirmou que a mensalidade e a certificação serão garantidas através de recursos próprios dele.


Perguntado sobre a alta demanda de assistencialismo que existe para os vereadores nos municípios, ele reconheceu a importância do social, colocando-se à disposição nas situações emergenciais, mas enfatizou a necessidade de garantir a independência da população. “Durante a campanha, sempre defendi o incentivo à educação e a profissionalização dos jovens e adultos. Sou prova disso ao sair de um município pobre do interior da Paraíba e, com muito esforço e estudo, hoje ocupo o cargo de delegado de polícia”, pontuou.

Estágio | CIEE oferta vagas em Carpina, Limoeiro e Nazaré da Mata


O Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) está com uma oportunidade de estágio para Limoeiro na área de tecnologia. Os interessados devem estar matriculados no curso de nível técnico em Redes ou na graduação em Computação, Informática ou Redes. A carga horária é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou das 13h às 18h. A bolsa de estágio contemplará o selecionado com R$ 450 mais vale transporte de R$ 50. Para ser estagiário, é preciso estar matriculado e frequentando as aulas regularmente, e ter idade a partir de 16 anos.

 

Na cidade de Carpina, também há uma vaga disponível para universitários dos cursos de Publicidade e Propaganda ou Marketing. Quem for escolhido deverá cumprir carga horária de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com direito a bolsa no valor de R$ 600 e vale transporte de R$ 50. Já em Nazaré da Mata, são duas vagas para estudantes do Curso de Direito (quarto ao sétimo período). A bolsa de estágio é de R$ 500, além de vale transporte de R$ 50. A carga horária é de segunda a sexta, das 8h às 12h, ou das 12h às 16h.

 

Para concorrer à vaga de estágio, o estudante precisar ter o cadastro ativo no site do CIEE (www.ciee-pe.org.br) e consultar o link das vagas disponíveis. Em caso de dúvida, pode ainda procurar a unidade do atendimento do CIEE em Limoeiro, instalada no térreo da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), sob a coordenação da consultora Anyelle Chagas (81 | 9 9859 0197). Os próximos atendimentos serão nos dias 03 e 10 de setembro, por agendamento, que também é feito no site do CIEE.

Coluna Política | Paulo Câmara e a bandeira do desemprego


Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes aos números do desemprego colocam Pernambuco na liderança negativa do país. O estado oscilou 0,3 ponto percentual para cima, chegando a marca de 21,6% no primeiro trimestre. É o pior cenário desde 2012. Num comparativo com o mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego aumentou mais de 6%. E o pior: antes o triste posto de líder do ranking do desemprego dividido com a Bahia ficou só com Pernambuco no recente levantamento.

 

O resultado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) e tem sido uma bandeira para a oposição, que também alega a alta carga tributária cobrada pelo governo de Paulo Câmara (PSB). Ontem mesmo, a deputada estadual Priscilla Krause (DEM) foi uma das primeiras a disparar contra a gestão estadual: “Resultado simbólico e malogrado de 15 anos de governo do PSB, equivocado na teoria e na prática de fazer a economia girar: muito imposto e pouca atenção à iniciativa privada, sobretudo aos micros, pequenos e médios empreendedores”.

 

Machados – O vereador Sílvio Borba (PSB) pediu licença para tratamento de saúde. Durante o período de 90 dias de afastamento, a primeira suplente do partido, professora Graciela Albuquerque, assume a cadeira legislativa. Borba está no quarto mandato consecutivo, e essa é a segunda vez que se licencia do cargo de vereador. A primeira ocorreu no segundo mandato, em 2012, para assumir a Procuradoria Municipal de Machados, dando lugar ao suplente daquela época, Francisco Fotografias.

 

Bezerros – Durante o fim de semana, a prefeita Lucielle Laurentino (DEM) voltou a comentar sobre a situação que encontrou o município, vindo da gestão de Breno Borba (PSB). Mesmo oito meses depois de iniciar o seu governo, a democrata segue batendo na tecla do ex. Ela listou uma série de problemas financeiros e estruturais que encontrou. Ela prometeu que com a “casa arrumada”, conseguirá entregar obras no decorrer da gestão. Sobre 22, Lucielle defende a unidade das oposições.

 

Rápidas

Limoeiro – O vereador Zé Nilton (Podemos) está finalizando um gabinete externo entre a Cohab e o Loteamento Santana para atendimento à população. No mesmo local, montou uma área para reuniões e eventos para servir ao povo. Ainda no espaço, será fundada a sede do Bloco do Zé.

 

Recursos – O governo federal enviou ao Congresso a nova proposta de Orçamento para 2022, com o reforço de R$ 10,7 bilhões para a Saúde. A maior parte desse valor será destinada ao combate da pandemia e compra de vacinas para garantir a continuidade da imunização no próximo ano.

 

O povo quer saber – O Plano Retomada do Governo do Estado vai tirar PE da liderança do desemprego no país?

1º de Setembro marca o Dia do Profissional de Educação Física e o CREF12/PE cobra mais valorização


No dia 1º de Setembro é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física. No Recife, a Lei Municipal 18.681/2019, de autoria do vereador Rinaldo Junior, e sancionada em 2020, institui, no calendário oficial de eventos do município do Recife, a Semana Municipal do Profissional de Educação Física, na primeira semana do mês de Setembro. Já em Pernambuco, a Lei Estadual 16609/2019 institui, na primeira semana de setembro, a Semana Estadual do Profissional de Educação Física em todo o estado.

 

O Professor Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), aproveita o momento para cobrar bem mais reconhecimento e valorização para a categoria. Beltrão defende que as aulas de Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio, em escolas públicas e privadas, sejam ministrados única e exclusivamente por Profissionais de Educação Física, licenciados em nível superior, registrados no CREF.


A ideia é ratificar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação (Lei 9394/96) quando diz que a educação física é obrigatória em toda a educação básica e a Lei 9696/98 que afirma que o exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física. O presidente defende ainda aulas diárias (segunda a sexta-feira) de Educação Física para todos os estudantes da Educação Básica (educação infantil ao ensino médio).

 

O presidente do CREF12/PE cobra a redução dos impostos para Academias e demais Pessoas Jurídicas registradas nos CREFs, uma vez que estes locais promovem saúde e previnem doenças, bem como a dedução dos pagamentos efetuados a pessoas físicas e jurídicas que atuem na área de Educação Física da base de cálculo do Imposto de Renda das pessoas físicas. O Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco cobra a inserção do Profissional de Educação Física, preferencialmente via concurso público, no SUS (Sistema Único de Saúde) em locais como NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), UBS (Unidade Básica de Saúde) e hospitais.

 

“É imprescindível melhorar as condições de trabalho do Profissional de Educação de Física. Queremos quadras cobertas em todas as escolas; sala de dança, ginástica e lutas; apoio a projetos sociais, compra e reposição de materiais didáticos essenciais de trabalho do Profissional de Educação Física como material didático, livros, bolas (para handebol, vôlei, basquete, futebol, etc), tabelas, barras, raquetes, cones, bambolês, redes, tatames, padrão, step, etc. A nossa profissão é essencial nas políticas públicas de educação, saúde, esportes, segurança pública, ressocialização, turismo, lazer, assistência social, juventude, entre outras áreas transversais que a Educação Física faz a diferença.” comenta Lúcio Beltrão.

 

Eventos gratuitos marcam a semana

 


Para comemorar a Semana do Profissional de Educação Física o CREF12/PE promoverá e apoiará uma série de ações (presenciais e on-line) em todas as mesorregiões do estado (Floresta, Recife, Escada, Garanhuns, Paranatama, Caruaru, Surubim, Ipojuca, Exu, Araripina, Petrolândia, Serra Talhada, Olinda, Arcoverde, Petrolina, Afogados da Ingazeira e Bodocó). Entre os dias 31/08 a 02/09 haverá o 2º SimpoCREF que oferece capacitações gratuitas com direito a certificado. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla do CREF12.

Coluna Política | Oposição sabe que unidade é competitividade


Nos meses que antecedem uma convenção partidária é mais do que natural o surgimento de várias pré-candidaturas. Faz parte do processo de alinhamento e aglutinação. Mas, nem sempre o que querer é poder. E na política, o ceder também precisa ser bem trabalhado, pois pode fazer a diferença no futuro. É o famoso perder agora para ganhar amanhã. Esta introdução se encaixa bem no cenário que se forma para disputa do Governo de Pernambuco. Nomes com reais chances de vitória ganham volume, mas alguém terá que ceder para vencer. E mais sabedor que o colunista e o eleitor, é o político que está nessa partida de xadrez, leia-se, articulação.


Ontem, o presidente do DEM, Mendonça Filho, sentou com os “Ferreiras” para fortalecer o entendimento de unidade entre as vias de oposição. Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão, André Ferreira (PSC), deputado federal, e Fred Ferreira (PSC), vereador do Recife, estiveram no encontro. Mendonça, que deve disputar uma cadeira de deputado federal foi bem objetivo ao declarar após a reunião: “Conversamos sobre a construção de um projeto futuro para Pernambuco, tendo como foco a unidade das forças de oposição. Trabalho para que as forças de oposição mantenham o diálogo e construam uma candidatura que represente essa união.”

 

Busca – O prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca (PSD), bateu à porta do governador Paulo Câmara (PSB) para tratar uma ampla lista de prioridades para o município da Região Metropolitana. Zé saiu animado com a promessa de visita do governador à cidade para anunciar a liberação de recursos para obras de mobilidade urbana. Ele foi acompanhado do deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula. O parlamentar tem um perfil de muita presença nas bases eleitorais e tem intensa agenda na ponte área entre Pernambuco e Brasília.

 

Lá e cá – Um dia após Juliana Chaves (PSB) anunciar apoio político do grupo de oposição a Sileno Guedes (PSB), pré-candidato a deputado estadual, e ao deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), o que agitou os bastidores políticos de Feira Nova, o prefeito Danilson Gonzaga (PSD) inaugurou uma escola com a presença dos seus novos aliados: deputado estadual Aglailson Vitor (PSB) e deputado federal Fernando Filho (DEM). Que a Terra da Farinha “ferve” quando o assunto é política não é novidade para ninguém, mas é inegável que 22 será um clássico pelos majoritários.

 

Rápidas

Limpeza – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), reuniu os empresários do segmento de internet para começar o debate sobre a remoção de fiação irregular nos postes da cidade. Uma medida antipática para o setor, mas necessária para o povo.

 

Higiene – O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), apresentou um Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores para a distribuição de absorventes higiênicos para alunas da rede municipal. A medida vem crescendo entre os municípios de PE. Ele aguarda a votação.

 

O povo quer saber – A oposição de Pernambuco só pensará em união num possível segundo turno?