quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Almir Rouche, Valda Sedícias e orquestras animam Baile Municipal de Bom Jardim

Foto | Luigi Marchi

A vigésima primeira edição do Baile Municipal à Fantasia de Bom Jardim acontecerá no dia 7 de fevereiro de 2026, na Quadra Dr. Oswaldo Lima, com shows de Valda Sedícias e Almir Rouche. Antes, saindo às 19h da Praça São Sebastião, haverá cortejo pelas ruas da cidade, ao som das Orquestras Bonjardinense e Coral Levino Ferreira. O momento também  contará com desfile do Bloco Lírico Com Você no Coração. A entrada individual é solidária: 1 quilo de alimento não perecível. Quem optar pela mesa, o custo é de R$ 125. Reservas na Secretaria de Assistência Social.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro tem chapa única


A eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro (STR) está marcada, conforme edital, para o dia 27 de fevereiro de 2026, das 8h às 16h. De acordo com o STR, apenas uma chapa foi registrada para concorrer ao pleito. Mesmo assim, a votação é necessária, pois a chapa única precisa obter 50% dos votos válidos mais um para ser declarada eleita. Ela conta com Enildo Souza como candidato a presidente, e Rosiane Barbosa como candidata a vice-presidente. A dupla foi registrada como "Chapa 1".


Haverá urna em três locais: sede do STR (Rua Frei Estevão, no Centro de Limoeiro); na Delegacia Sindical de Vila Urucuba; e na Associação Comunitária da Vila Mendes. O associado precisa estar em dia com as obrigações sindicais para ter direito ao voto. Enildo, que também exerce o cargo de vereador, e Rosiane, atualmente, são vice-presidente e presidente do STR de Limoeiro, respectivamente. Alcançando o percentual de votos exigidos, eles seguem na presidência da entidade para o quadriênio 2026-2030, contudo, mudando apenas as posições dos cargos.

Paixão de Cristo de Limoeiro garante seleção no edital "PE de Todas as Paixões"

Foto | Wilker Mattos

Por mais um ano, a Paixão de Cristo de Limoeiro foi selecionada no edital Pernambuco de Todas as Paixões 2026, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, com o objetivo de apoiar projetos de espetáculos que celebrem histórias e tradições cristãs, contribuindo para o fortalecimento das artes cênicas e o desenvolvimento da cadeia produtiva em PE. A proposta também busca possibilitar que a população tenha acesso a apresentações artísticas que valorizam o patrimônio cultural e a religiosidade local. Confira a lista completa


Realizada pela Caravana do Palhaço Xililique, a Paixão de Cristo de Limoeiro chega a quinta seleção consecutiva. Em 17 edições do edital, o espetáculo limoeirense conseguiu o apoio financeiro em 13. Em 2026, por mais um ano, alcançou a maior nota (24 pontos) na Categoria A: montagem de espetáculo de grande porte. Com a seleção, o grupo receberá a quantia de R$ 45 mil para investimento na produção do espetáculo, que seguirá no palco do Centro Cultural Ministro Marcus Vinícius Vilaça, na Praça da Bandeira (antigo prédio da Rádio Difusora de Limoeiro).


As apresentações acontecerão entre 1º e 5 de abril de 2026, sempre a partir das  20h, com entrada entrada gratuita. "Ao longo das dezessete edições do edital fomos contempladas em treze. E estar entre as dez produções vencedoras do Ciclo das Paixões 2026, na categoria Grande Porte, é o reflexo de quase quatro décadas de um movimento teatral vibrante em nossa cidade. Mais uma vez, nossa dedicação e técnica foram reconhecidas com a pontuação máxima", diz comunicado publicado no perfil oficial do espetáculo do Instagram. 

Guiga Nunes disputará cargo de deputado federal pelo Podemos


Ex-prefeito de Vicência e pré-candidato a deputado federal, Guiga Nunes vai para a disputa eleitoral deste ano pelo Podemos. A filiação foi anunciada pelo presidente estadual da legenda e ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, que também disputará o mesmo cargo. Guiga é servidor de carreira da Justiça Federal, mas está licenciado e a serviço do Governo do Estado, atuando com Assessor Especial de Relações Institucionais. A expectativa é de que o ato de filiação ocorra em fevereiro, com a presença da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu.


Em conversa com o Blog do Alfredo Neto, Guiga Nunes reafirmou a manutenção na base da governadora Raquel Lyra (PSD), que tentará a reeleição em outubro e confirmou o Podemos como destino de filiação para o pleito que se aproxima. Perguntado sobre o motivo da escolha, o pré-candidato respondeu que por ser um partido da base da governadora e, em tom otimista, que visualiza, na estratégia política, possibilidades reais de sucesso na disputa. Além da Mata Norte, onde concentra forte base de apoio, ele tem buscado parcerias em outras regiões.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Prefeitura de Nazaré da Mata define combate ao feminicídio como tema do Carnaval


A Prefeitura de Nazaré da Mata escolheu o enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher como temática para o Carnaval 2026. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, e assume a cultura como instrumento de diálogo social, educação e mobilização. Com o slogan “Carnaval de Nazaré da Mata 2026 – O Maracatu Rural veste as cores da folia e o respeito pelas mulheres”, a proposta busca alcançar brincantes, artistas, moradores e visitantes durante o período de momo.


De acordo com a gestão municipal, o anúncio do tema ocorre em um contexto de alerta nacional. Dados divulgados neste mês de janeiro pelo Poder Judiciário apontam que o Brasil registrou números recordes de feminicídio em 2025, com uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. O cenário reforça a necessidade de ações articuladas entre políticas públicas, educação e mobilização social. "A cultura tem força para educar, sensibilizar e transformar realidades”, afirmou a prefeita Adriana Andrade, primeira mulher a governar Nazaré da Mata.


Símbolo maior da identidade local, o Maracatu Rural passa a ser também uma linguagem de enfrentamento à violência de gênero. A proposta é que os cortejos, apresentações, materiais de divulgação e ações educativas levem mensagens de valorização da mulher, combate ao machismo e incentivo à denúncia, integradas à programação oficial da folia. “A cidade fica mais ocupada, com circulação intensa de pessoas. Levar essa pauta para o Carnaval é afirmar que a violência contra a mulher não pode ser naturalizada", disse a coordenadora da Mulher, Clara Andrade.

Projeto de Henrique Filho torna Festa e Procissão de São Sebastião de Limoeiro Patrimônio de PE


Por meio de Projeto de Resolução apresentado pelo deputado estadual Henrique Filho (PP) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e aprovado por unanimidade, a Festa e a Procissão de São Sebastião de Limoeiro obtiveram o registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A entrega da placa, que será fixada na Paróquia de São Sebastião, ocorreu nesse domingo (25), data em que milhares de fieis se reuniram e caminharam pelas ruas da cidade, acompanhando a Procissão da Imagem. O momento marcou 135 anos de fé e tradição no município.


A entrega foi feita pelo deputado ao Padre e Administrador Paroquial, José Ícaro. Copadroeiro, São Sebastião está muito presente na comunidade católica. No mês de janeiro, a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (Paróquia Mãe), celebra o novenário em homenagem ao Santo protetor da peste, da fome e da guerra. Paralelo, a Paróquia de São Sebastião vivencia o trezenário. As duas se encontram na Procissão da Imagem, momento que é considerado pela Diocese de Nazaré um dos maiores eventos de fé e tradição da região.  


"É mais uma forma de valorizar e deixar ainda mais imortal essa tão importante e grandiosa festa em Limoeiro. São 135 anos de tradição e Limoeiro toma as ruas com gesto de fé a São Sebastião. Este ano, para mim, com sabor especial e com sentimento mais diferente por ter apresentado na Assembleia a Resolução (de número 2.099) que reconheceu a Festa e a Procissão de São Sebastião de Limoeiro como Patrimônio Imaterial e Cultural de Pernambuco. Isso valoriza as tradições e festas de fé cristã", ressaltou Henrique durante a procissão.


Henrique Filho também relembrou que esse reconhecimento estadual faz parte da história da família dele, tendo em vista o pai do parlamentar, Henrique Queiroz, ser do Bairro do Alto de São Sebastião, onde está instalada a Paróquia. "O Projeto de Resolução foi aprovado em agosto de 2025 e a gente comemora hoje a sua primeira festa após a aprovação. Trabalho bastante por Limoeiro. Busco sempre mais investimentos para que a gente possa dar ao nosso povo a possibilidade de ter um futuro melhor e de mais oportunidades", finalizou o deputado.

Vereador Fagner Russo anuncia pré-candidatura a deputado estadual


O vereador Fagner Russo (PSB) anunciou, nesse sábado (24), a pré-candidatura dele a deputado estadual. O comunicado foi feito através de vídeo publicado nas redes sociais, com Russo ladeado pelo prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos. O parlamentar limoeirense disse que a decisão de colocar o nome mais uma vez à disposição do eleitorado também atende ao convite de Campos, que é pré-candidato a governador do Estado. Com a definição, Fagner passa a ser a referência da Frente Popular em Limoeiro.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Professor Carlão se filia ao Novo e anuncia pré-candidatura a deputado estadual


Carlos Cruz, o Professor Carlão, filiou-se, nessa quarta-feira (21), ao Partido Novo. A filiação contou com a presença do presidente estadual do partido, Tecio Teles, e dos vereadores recifenses Eduardo Moura e Felipe Alecrim. "O nosso ciclo no PL foi encerrado, e estamos indo agora para esse novo projeto. Não vamos mudar nossos ideais. O que defendemos para a política continua: Somos voltados para o lado da Direita, conservadorismo, liberdade de expressão e combate à corrupção", disse Carlão em conversa com o Blog do Alfredo Neto. 


Em publicação nas redes sociais, o Partido Novo anunciou que ele também assume a direção da sigla em Limoeiro. "Hoje celebramos a filiação do Professor Carlão e sua posse à frente do Diretório Estadual do Partido Novo em Limoeiro. Cristão e educador com forte atuação comunitária, Carlão construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação de qualidade, ajudando centenas de jovens e adultos a se prepararem para concursos, vestibulares e oportunidades profissionais", diz a nota do partido.


Perguntado sobre definições para as eleições deste ano, Carlão adiantou que, além da filiação ao Novo, passa a se apresentar como pré-candidato a deputado estadual, numa decisão que integra o planejamento do próprio partido. Ele terá a missão de levar a mensagem do Novo a Limoeiro e Região. "Vamos fazer um bom trabalho e assim fazer com que o partido cresça ainda mais. Vamos agarrar (a oportunidade) e trabalhar firme. Aceitei o desafio e vou visitar as cidades, principalmente as do Agreste, visitar os amigos e levar a mensagem", ressaltou Carlão.      


>> Carlão fará dobradinha com um dos candidatos a deputado federal que o Novo indicar. 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

MPPE recomenda exoneração na Câmara de Vereadores de Garanhuns


Um possível caso de nepotismo na Câmara Municipal de Garanhuns gerou recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns. No documento, o promotor recomenda ao presidente da Câmara e à vereadora Fabiana Lins que adotem medidas visando à exoneração do diretor de Gabinete Legislativo. Inclusive, foi instaurado procedimento para apurar possível prática de nepotismo na nomeação para esse cargo comissionado. 


De acordo com o MPPE, foi confirmado o vínculo de parentesco entre o servidor nomeado e o cônjuge da vereadora, o que caracteriza afronta à Súmula Vinculante (13) do Supremo Tribunal Federal (STF). Desta forma, a Promotoria de Justiça destacou que o cargo de diretor de Gabinete Legislativo possui natureza administrativa, não se enquadrando como cargo político, razão pela qual não se aplica a exceção prevista pela jurisprudência do STF para agentes do primeiro escalão. A manutenção da nomeação pode configurar ato de improbidade administrativa.

sábado, 17 de janeiro de 2026

Jô Mazzarolo lança livro em Limoeiro e ressalta importância das mudanças e inovações


Reafirmando um olhar especial para as "pautas" do Interior de Pernambuco, a jornalista e escritora Jô Mazzarolo colocou o municípo Limoeiro, no Agreste Setentrional, na rota de lançamento do livro "Mude o Conceito", de autoria dela. A "redação" escolhida foi o auditório do Centro de Criação Galpão das Artes, no Centro. O evento reuniu limoeirenses de diversos segmentos da sociedade e contou também com a presença de representantes da cidade vizinha de Bom Jardim, entre eles o professor Edgar Santos, coordenador do Museu Bomjardinense.


A noite de autógrafos foi marcada por um clima de celebração e troca cultural, incluindo um coquetel oferecido aos convidados. O lançamento ganhou ainda mais relevância pelo fato de que, no dia anterior, a autora havia tomado posse da cadeira nº 14 da Academia Pernambucana de Letras, consolidando sua trajetória no jornalismo e na literatura. As mais de duas décadas dedicadas ao jornalismo pernambucano aproximaram a profissional do público, ainda mais com as inovações adotadas para uma programação também voltada ao Interior do Estado.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

"Existe uma possibilidade", diz Fagner Russo sobre pré-candidatura a deputado


Vereador de Limoeiro, Fagner Russo (PSB) divulgou, nessa quinta-feira (15), imagens com as bandeiras de Limoeiro e Pernambuco seguidas da frase: "O futuro começa agora, com trabalho e atitude". A publicação tem gerado diferentes interpretações no eleitorado, entre elas, a de pré-candidatura a deputado estadual pelo PSB - já que 2026 é ano de eleição. A reportagem do Blog do Alfredo Neto entrou em contato com o próprio parlamentar municipal para averiguar a informação de pré-candidatura a uma das cadeiras da Alepe.


Em resposta, Russo não confirmou que disputará o cargo, mas não descartou. "Existe a possibilidade", respondeu de forma objetiva. O blog também fez contato com uma fonte ligada à Executiva Estadual do PSB, a qual manteve a mesma linha de resposta do vereador. "É uma possibilidade do partido. Estamos dialogando e avançando", pontuou a fonte. Em Limoeiro, Russo é apoio declarado Juliana de Chaparral (UB), pré-candidata a deputada federal. Caso ele confirme candidatura, fará a dobradinha, caso não, anunciará quem apoiará para Alepe.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Anderson Correia anuncia pré-candidatura a deputado estadual


Vereador mais votado de Caruaru no último pleito, com 7.310 votos, o advogado Anderson Correia (PP) confirmou, nesta semana, através das redes sociais, a pré-candidatura dele ao cargo de deputado estadual para a eleição que se aproxima. Anderson tem forte atuação na causa animal, principalmente, no resgate de bichos abandonados, doentes e alvos de maus tratos, assim como proposições na Câmara Municipal de legislações voltadas à proteção dos animais - fatores que o renderam visibilidade além de Caruaru. 


Em 2022, ele obteve 16.128 votos totais para deputado federal, sendo 7.953 em Caruaru. Dois anos antes, Correia havia obtido 1.744 votos para vereador da "Capital do Forró". O crescimento dele nas urnas caruaruenses de uma disputa para a outra de vereador superou as "apostas" até dos mais otimistas. "Hoje compartilho algo muito especial com vocês. Com o coração cheio de fé e responsabilidade, digo que iremos para mais um desafio, sou pré-candidato a deputado estadual", escreveu Anderson na publicação do anúncio.


"Acredito profundamente que a política pode transformar vidas. Pode cuidar de quem sofre, abrir caminhos para quem perdeu a esperança e dar voz a quem muitas vezes é ignorado. É isso que me move. É por isso que sigo em frente. Essa pré-candidatura nasce do desejo sincero de fazer o bem, do sentimento das pessoas, de lutar por justiça e de trabalhar para mudar realidades com verdade, respeito e amor ao próximo. Se for da vontade de Deus, que cada passo dessa caminhada seja guiado por ele", completa o parlamentar municipal.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Independente do rumo da Federação, Clodoaldo reafirma apoio a Raquel


O deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV) utilizou as redes sociais para publicar uma imagem e reafirmar apoio à governadora Raquel Lyra (PSD). Na mesma publicação, ele confirmou que segue o presidente Lula (PT). Os três, que inclusive estão juntos nessa imagem, vão disputar a reeleição este ano. Clodoaldo integra a Federação PT-PCdoB-PV. Em Pernambuco, os gestos atuais do PT e do PCdoB são para o prefeito do Recife e pré-candidato a governador pela oposição, João Campos (PSB), contudo, ainda sem formalização. 


Já Magalhães, que preside o PV em Pernambuco, bateu o martelo e decidiu acompanhar o projeto político da gestora estadual, mesmo que a Federação siga o socialista na eleição que se aproxima. A parceria política entre Clodoaldo e Raquel vem desde agosto de 2024 - momento em que o médico passou a fazer parte da base de apoio à governadora, inclusive, indicando nomes para compor a equipe da Secretaria Estadual de Criança e Juventude - permitindo o PV ocupar espaços e ter participações diretas dentro da gestão estadual.

Sílvio Costa Filho confirma que foco será candidatura ao Senado


Deputado federal licenciado e ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho anunciou, nesta terça (13), que deixará o ministério em abril, prazo final para desicompatibilização do cargo, conforme prevê a legislação eleitoral, e seguirá dedicado de forma integral à candidatura ao Senado Federal. Este ano, são duas vagas na disputa. “Estou trabalhando muito para cada vez mais consolidar a nossa candidatura ao Senado. Me sinto pronto e preparado para representar Pernambuco no Senado Federal", declarou Costa.


O nome dele vem sendo lembrado, contudo, essa recente afirmativa direta de Sílvio o coloca no jogo para buscar garantir a foto e o nome da chapa majoritária. É o dito popular: "Entrou de vez na briga". "Tive o privilégio de ser vereador do Recife, deputado estadual, secretário de estado, deputado federal e agora ministro. Por tudo isso, me sinto pronto para representar Pernambuco no Senado Federal”, declarou o ministro. Atualmente, ele tem alinhamento com a Frente Popular, que tem João Campos (PSB) como pré-candidato a governador.


Apesar da declaração, o deputado sabe que uma disputa majoritária não depende do querer pessoal. “Eleição majoritária não depende apenas de um desejo pessoal, mas, sim, de um conjunto de fatores. Mas tenho certeza que ao lado do presidente Lula vamos construir uma bela vitória”, disse, deixando bem explícito que terá o presidente petista como carta de apresentação nas conversas decisivas. Ele próprio afirmou à imprensa que Lula tem incentivado sua candidatura. Nomes como Marília Arraes (SD), Humberto Costa (PT) e Miguel Coelho (UB) também estão na disputa.

MPPE recomenda prazo para que prefeito de João Alfredo homologue concurso


Com resultado final do concurso público da Prefeitura de João Alfredo publicado desde agosto de 2025, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça do Município, estabeleceu prazo de 15 dias para que o prefeito Zé Martins (PSD) homologue o resultado do certame. A recomendação foi assinada pelo promotor Paulo Fernandes Medeiros Júnior no dia 8 de janeiro de 2026. Há vários movimentos de aprovados nas redes sociais cobrando pela homologação e, consequentemente, convocação para as vagas ofertadas no edital.


O concurso foi organizado pela empresa ADM&TEC. No documento, o MPPE ressalta que a Constituição Federal estabelece o concurso público como regra para o provimento de cargos e empregos públicos e que a homologação do resultado final é atribuição do município, conforme previsto no edital. "A postergação injustificada da homologação, baseada em razões genéricas ou em procedimentos protelatórios, pode caracterizar desvio de finalidade e ensejar responsabilidade por ato de improbidade administrativa", diz trecho da recomendação.


O promotor também menciona declaração pública do prefeito, na qual teria afirmado que só homologaria o concurso com ordem judicial. Porém, o representante do MPPE ressaltou que a Administração Pública tem o dever de concluir os processos administrativos que inicia e que a homologação é ato vinculado quando não há vícios. Caso Martins não cumpra a recomendação, a situação poderá resultar na adoção de medidas judiciais, inclusive o ajuizamento de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa e por lesão a direitos coletivos e à moralidade administrativa.