Vicência avança da vacinação contra Covid: 43 anos


Na Mata Norte do Estado, o município de Vicência avançou bem na faixa etária de vacinação contra a Covid-19. No início da noite dessa quarta (9), o prefeito Guina Nunes (Cidadania) postou em suas redes sociais que, a partir desta quinta (10), a secretaria de Saúde começa a vacinar a partir de 43 anos: “Vamos avançar e vencer o coronavírus”, escreveu o gestor municipal.

 

Fiz um levantamento e observei que Vicência é o primeiro município da área da II Gerência Regional de Saúde (Geres) a contemplar essa faixa etária da população em geral (sem comorbidades). Inclusive, é a mesma faixa anunciada pela prefeitura da capital pernambucana, cidade que vem liderando as aplicações desde a chegada das primeiras doses ao Estado. Nas redes sociais, os moradores dessa faixa ficaram “doidin”.

Secretária de Saúde de João Alfredo pede exoneração


Ao completar pouco mais de cinco meses de gestão, a Prefeitura de João Alfredo registrou a primeira mudança no secretariado. A titular da pasta da Saúde, Joanna Amélia (PSB), pediu exoneração do cargo nesta quarta (9). Ela alegou estar precisando de mais tempo para dedicar-se aos estudos. Atualmente, a odontóloga, que é servidora de carreira da prefeitura local, cursa medicina.

 

Ao deixar a secretaria, Joanna reassume o mandato de vereadora na Câmara Municipal de João Alfredo, cargo do qual havia se licenciado no início deste ano para integrar o primeiro escalão do governo municipal. Para a vaga dela, assume a enfermeira Giselda da Silva, que estava no comando do Setor de Epidemiologia. A confirmação do nome dela ocorreu logo após o anúncio da exoneração

 

Já com relação a formatação do Poder Legislativo, com a morte do vereador Toinho de Louro, vítima da Covid-19, a suplente de parlamentar Joana do Sindicato (PSB), que estava na vaga da xará, assume, em definitivo, uma cadeira legislativa na "Cidade Feliz". As duas seguem na bancada de apoio ao prefeito e colega de partido, Zé Martins (PSB). 

Surubim vacina bancários contra Covid


No momento em que o Sindicato dos Bancários de Pernambuco decretou greve para cobrar do Governo de PE a inclusão da categoria nos grupos prioritários para tomar a vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Surubim iniciou da imunização deles. Inicialmente, para os colaboradores do Banco do Brasil e da CAIXA. Lá também tem unidades do Bradesco, Santander e Banco do Nordeste. 


Rolou "ciumeira" entre os que estão na fila de espera para imunização. Reação natural! Soube ainda que a prioridade foi dada por conta da maior demanda de atendimentos. Em postagem nas redes sociais, a prefeitura disse que, ao receber mais doses, iniciará a vacinação dos profissionais das outras agências e das casas lotéricas. O bom disso tudo é o que primeiro passo para mais uma categoria foi dado. 

Senar oferta cursos gratuitos em Limoeiro


Quem mora em Limoeiro e deseja realizar um curso profissionalizante, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através de uma parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura, está com inscrições abertas até sexta (11) para três opções: conservação de forragem-fenação, conservação de forragem-silagem e culinária para comidas regionais. E o melhor: tudo de graça.


As inscrições são feitas na Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, no Bairro do Ponto Certo, das 8h às 13h. A partir de 18 anos garante vaga, mas é bom “correr”, porque são limitadas. Precisa de identidade, CPF e comprovante de residência. Ao término da capacitação, os concluintes receberão certificado com a marca do Senar, documento reconhecido nacionalmente. As aulas começam ainda em junho.

Elba Ramalho anima São João Danado de Bom da TV Jornal


Por conta da pandemia, há dois anos a cantora Elba Ramalho não abre os festejos juninos de Caruaru. Bate uma saudade danada, não é? Mas o retorno da loira à terra do maior São João do Mundo está com os dias contados. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) preparou uma live especial para manter viva a tradição.

 

Por isso, atenção forrozeiros que o arraial está montado. Cada família em suas casas, mas juntas pela conexão do São João Danado de Bom. Anotem na agenda que no dia 19 de junho, a partir das 21h30, Elba canta os grandes sucessos no canal da TV Jornal Interior noYouTube. Reforça as energias, porque o repertório vem daquele jeitinho.

 

E tem mais: simultaneamente, o show será transmitido pelas plataformas digitais do SJCC. Você poderá acompanhar pelas páginas da TV Jornal Recife e Interior, das emissoras da Rádio Jornal (Recife, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira e Petrolina) e do NE10 e NE10 Interior no Facebook. Sem falar que também poderá conferir na tela da TV Jornal Recife e Interior e no som da Rádio Jornal, do Litoral ao Sertão. Bacana, não é?!

 

Ah, mais um detalhe. A live será transmitida direto de Caruaru. Além do ritmo nordestino, Elba Ramalho, a paraibana mais pernambucana da nossa música, também vai compartilhar a energia contagiante da Terra do Mestre Vitalino. A live conta com os patrocínios da JCL Casa e Construção, Brilux, UniNassau, Unimed Caruaru e TIM.

Diretora do Hospital de Bom Jardim morre aos 47 anos


A diretora do Hospital Municipal Miguel Arraes, no município de Bom Jardim, Agreste do Estado, a enfermeira Juliana Pedrosa Souto Borges, 47 anos, faleceu, no início da tarde desta quinta-feira (3), por complicações provocadas pela Covid-19. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. A unidade é referência para o tratamento de servidores estaduais positivos para Covid-19.

 

Na trajetória profissional, “Juliana de Jarbas”, como era chamada, trabalhou na Secretaria de Saúde de Orobó e no Hospital Regional José Fernandes Salsa de Limoeiro. Desde janeiro deste ano, estava na direção do Hospital de Bom Jardim, unidade que tem uma ala reservada para pacientes infectados pelo novo coronavírus. Nos últimos meses, esteve diretamente na linha de frente de combate à pandemia.

 

De acordo com a família, o corpo deverá chegar no início da noite desta quinta ao município de Bom Jardim, onde ela também residia. Será realizado um cortejo pelas principais ruas da cidade e seguirá para ser sepultado no cemitério local. Juliana era filha do ex-prefeito da cidade, Jarbas Borges. Ela deixa duas filhas. Nas redes sociais, centenas de pessoas lamentam a morte e deixam homenagens. 

TCE multa ex-prefeito de São Lourenço da Mata


O ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Gomes de Oliveira (Bruno Pereira - MDB), foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em R$ 61 mil. A Segunda Câmara do TCE decidiu pela irregularidade da gestão fiscal do governo municipal referente ao exercício financeiro de 2018, rendendo a aplicação da penalidade financeira. O processo teve o conselheiro Marcos Loreto como relator. O voto foi aprovado por unanimidade, cabendo ainda recurso por parte do emedebista.


De acordo com o voto do relator (processo TC 20100696-0), o município excedeu o limite de 54% de despesa com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, nos três quadrimestres de 2018. Foram contabilizados, respectivamente, gastos com pessoal de 62,15%, 66,20% e 71,75%. O conselheiro Loreto ainda determinou que o atual prefeito, Vinícius Labanca (PSB), promova o controle da gestão fiscal. O procurador Ricardo Alexandre representou o Ministério Público de Contas (MPCO).

Luto | Morre, aos 70 anos, José França, o "Zezinho de Birunga"


O senhor José França do Nascimento, 70 anos, o popular “Zezinho de Birunga”, morador de Limoeiro, morreu na noite dessa sexta-feira (28) vítima de infarto fulminante. Ele passou mal e foi socorrido para o Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro, mas deu entrada sem vida. Zezinho apresentava histórico de problemas de hipertensão arterial. O sepultamento será realizado neste sábado (29), às 16h, no Cemitério Municipal São João Batista. O velório ocorre na casa da família, no Bairro do Redentor.

 

Ainda na noite dessa sexta, ele participou de um programa nas redes sociais (LimoTV). Zezinho costumava circular pelas ruas do centro comercial da cidade. Também era muito comum encontrá-lo na Praça da Bandeira debatendo situações do município. Conhecido por reclamar ativamente dos problemas sociais e estruturais de Limoeiro, Birunga também era voz atuante nas rádios e redes sociais. Camisa social entreaberta e corrente no pescoço eram marcas do seu estilo.

Limoeiro amplia vacinação para outros trabalhadores da Educação


Neste sábado (29), trabalhadores da Educação em geral de Limoeiro poderão tomar a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Jorge, na noite dessa sexta (28), através de live na página da Prefeitura. De acordo com o gestor municipal, o número de professores que foi receber a vacina no posto drive-thru ficou abaixo do esperado, com isso, a imunização seguirá neste sábado para, além dos professores, outros profissionais do setor educacional, a exemplo de merendeiras, auxiliar de serviços gerais e porteiros.


“Esperávamos aplicar algo em torno de mil e cem doses de vacina AstraZeneca. Vamos reabrir o posto drive-thru para seguir vacinando os professores, mas aqueles profissionais da Educação que não professores. Demos a oportunidade durante toda a tarde da sexta-feira de vacinarmos cem por cento dos professores do município, mas não foi possível. A gente amplia esse leque e, na próxima semana, a gente aguarda a chegada de mais vacinas para dar continuidade a essa categoria, tanto os professores, como os demais profissionais da Educação”, disse Orlando.

Limoeiro inicia vacinação de professores, agentes penitenciários e guardas municipais


Com a distribuição de novas doses de vacinas contra a Covid-19 para os municípios pernambucanos, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, dará sequência ao processo de imunização das gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto. Ao mesmo tempo, também iniciará a aplicação da vacina em novos grupos prioritários. De acordo com a coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estarão sendo vacinados, nesta sexta (27), no posto drive-thru, pela manhã, a partir das 9h, os agentes penitenciários e guardas municipais.

 

No período da tarde, a partir das 14h, no mesmo local, será a vez dos professores de todas as redes de ensino. Nesse primeiro momento só serão vacinados os docentes que estejam em exercício nas salas de aula, posteriormente, com o envio de mais doses, serão vacinados os demais profissionais da educação que atuam na parte administrativa das escolas. As gestantes e puérperas também seguirão sendo vacinadas à tarde na sede da Secretaria de Saúde.

 

Os educadores deverão apresentar declaração de professor ou contracheque, seja vínculo público ou privado, além de estar dentro do intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 ou qualquer outra vacina. Aqueles que testaram positivo, ou mesmo em caso de suspeita com qualquer sintoma, deverão aguardar um intervalo de 30 dias, contando a partir do início dos sintomas para receberem a primeira dose.

PM contempla creches de Limoeiro com alimentos e material didático


Além de segurança e proteção, solidariedade. Dentro deste plano de atuação, o comando da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Limoeiro, tem realizado, mensalmente, a distribuição de gêneros alimentícios para as famílias que estão em maior vulnerabilidade social. As entregas fazem parte de um projeto social adotado pelos militares lotados na unidade.

 

De acordo com o comandante, Major PM Fabiano Moreira, o projeto social também procura ajudar instituições da cidade como, por exemplo, creches, com a doação de material didático para manutenção das atividades com as crianças em seus primeiros anos de vida. Nessa quarta-feira (26), a Creche Mãe Maria Beata, localizada no Bairro da Cohab Velha, foi a contemplada.

 

Foram doados jogos de encaixe, gizes de cera, massas de modelar, caixas de tinta guache, quebras cabeças, lápis, borrachas, além de diversos brinquedos e outros materiais didáticos. “Neste mês de maio, já foram doadas 26 cestas básicas e materiais escolares às creches Julia Guimarães e Mãe Maria Beata”, destacou o comandante, que esteve presente nas entregas, buscando aproximar a PM das questões sociais do município.

 

“Ficamos felizes quando observamos como as pessoas em nosso entorno são solidárias. Tive a alegria de acompanhar um bonito gesto solidário dos nossos policiais militares da 6ª CIPM de Limoeiro, grupo comandado pelo Major Fabiano. Agradeço o importante gesto. Juntos podemos melhorar a vida dos nossos conterrâneos. Todos nós podemos fazer um pouco para ajudar quem mais precisa”, comentou o gestor municipal nas redes sociais.

Luto | Morre, aos 69 anos, Hélio Aragão


Diagnosticado com Covid-19, o servidor público e músico Hélio Aragão, 69 anos, faleceu na noite desta quinta-feira (27) no Hospital de Bezerros, no Agreste do Estado, para onde havia sido transferido na última terça-feira (25). Residente em Limoeiro, o artista apresentou complicações respiratórias por causa da doença, chegando a ser encaminhado para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde, Hélio também fez história cantando e tocando em eventos sociais e culturais.

 

“Hélio Gago”, como era conhecido, também lutava contra diabetes, o que teria ocasionado problemas renais. Na manhã desta quinta, ele chegou a iniciar sessão de hemodiálise. De acordo com familiares, ele deu entrada no Hospital Regional de Limoeiro na última segunda (24), mas com o agravamento da diabetes precisou ser transferido. O cortejo de homenagem passará às 10h30 na frente da residência dele, na rua Coronel Manoel de Aquino (próximo à entrada da antiga fazenda Santa Terezinha). De lá, percorrerá o centro da cidade até o cemitério São João Batista, em Limoeiro.

 

“Eu nunca te esquecerei. Te amo, infinitamente, te amo, painho! Informo com muita dor e tristeza a partida do meu pai e melhor amigo, Hélio Aragão. A família e os amigos deixam aqui o registro de um amor imensurável e que estará guardado para sempre em nossos corações”, escreveu o filho dele, professor João Paulo, em seu perfil no Instagram, que também "abraçou" a música como atividade de lazer e secundária. Nas várias redes sociais, amigos também prestam homenagens. O cantor deixa esposa e dois filhos.

João Alfredo oferta curso gratuito para operador de máquinas pesadas


Seguem abertas até o dia 29 de maio, no município de João Alfredo, inscrições gratuitas para o curso de operador de máquinas pesadas. A iniciativa é uma parceria entre o governo municipal, por meio das secretarias de Agricultura e Infraestrutura, e dois institutos de capacitação profissional. Para garantir a inscrição, os interessados (homens e mulheres) devem se dirigir à Praça Calumbi, no Centro, das 8h às 16h, com os documentos pessoais. Não é necessário possuir carteira de habilitação.


De acordo com a prefeitura, o curso inclui a certificação reconhecida em todo o Brasil com especialização nas seguintes máquinas: pá carregadeira, retro escavadeira, trator agrícola, moto niveladora, empilhadeira e escavadeira hidráulica. As aulas são gratuitas e divididas em teoria e prática. Por meio de nota nas redes sociais, a gestão informou que o objetivo desta parceria é a formação homens e mulheres para o mercado de trabalho em máquinas pesadas com qualificação para atuar em todo território nacional.

Limoeiro mantém feiras livres nos dias tradicionais


Por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado anunciou novas medidas restritivas para alguns municípios pernambucanos, entre eles, 12 da área de cobertura da II Gerência Regional de Saúde (Geres), incluindo Limoeiro. No período de 26 de maio a 06 de junho, a quarentena mais rígida determina o fechamento de uma série de atividades econômicas consideradas não essenciais para tentar diminuir a circulação de pessoas e, com isso, reduzir os riscos de transmissão da doença.

 

Além da Polícia Militar (PM), a fiscalização das determinações no Decreto Estadual 50.752 também fica sob a responsabilidade dos governos municipais. Em Limoeiro, a Operação Convivência conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Vigilância Sanitária. Nessa segunda (24), havia entrado em vigor um Decreto Municipal com a suspensão das aulas presenciais, do funcionamento das academias de ginástica, clubes sociais e esportivos, e academias da saúde, além do atendimento ao público nas repartições da Administração Municipal.

 

Em Limoeiro, as feiras livres seguirão nos dias tradicionais: quartas e sábados, no Centro, e aos domingos, no Bairro São Sebastião. Só podem comercializar bancos de verduras, frutas, legumes, além de outros segmentos alimentícios. Em todas as feiras, equipes com guardas municipais e fiscais da Vigilância Sanitária estarão abordando e orientando clientes e feirantes. Também há um trabalho de conscientização com a participação artística de dois personagens que, de forma educativa, conscientizam as pessoas que circulam pelas áreas da feira. Confira a relação das atividades autorizadas a funcionar durante a quarentena mais rígida: clique aqui.

Passira antecipa abate de animais e feira livre


Por causa da quarentena mais rígida para doze municípios do Agreste Setentrional, a Prefeitura de Passira, através da Secretaria de Agricultura, antecipou o dia de abate de animais no matadouro público municipal. O abate ocorrerá nesta quarta-feira (26) Por meio de nota, a Prefeitura também confirmou que a tradicional feira livre do sábado foi antecipada para quinta e sexta-feira. A comercialização segue no mesmo local no centro da cidade exclusiva para produtos alimentícios.

 

O decreto estadual, que começou a valer nesta quarta, deve ser cumprido até o dia 6 de junho. As mudanças realizadas em Passira seguirão o mesmo período. O Comitê Municipal de Enfrentamento e Combate à COVID-19 esteve reunido nessa terça (25) para alinhar o plano de orientação e fiscalização às determinações estabelecidas pelo Governo do Estado. “A pandemia não acabou. Seja consciente. Seja responsável. Use máscara de proteção”, diz divulgação do governo municipal.

Bom Jardim implanta atendimento remoto para o CadÚnico


A Prefeitura de Bom Jardim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, iniciou o atendimento às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) através de ligações telefônicas e mensagens via aplicativo WhatsApp. O contato deve ser feito pelo número (81) 9 9677 9856. Os moradores que tiverem dúvidas, desejarem atendimento ou precisarem de esclarecimentos sobre os programas e serviços sociais têm um plantão de atendimento de segunda a sexta, das 8h às 13h. 


Em nota, a secretaria disse que "o tempo de pandemia e restrições pede-nos o cumprimento dos protocolos sanitários, e uma das orientações é que fiquemos em casa. Mas não é por não poder vir até nós que não poderemos assistenciar todos que precisarem do nosso setor de Cadastro Único, responsável pelo acesso aos benefícios do Governo Federal, inclusive o Bolsa Família. Por isso, estamos também realizando atendimento em modalidade remota, por meio do telefone dando continuidade aos trabalho de assistência".

Governo decreta fechamento do comércio em 12 cidades da II Geres


O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (24), novas medidas restritivas contra a pandemia do novo coronavírus para 65 municípios. De 26 de maio a 06 de junho, 53 municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) IV e V – que têm como cidades polo Caruaru e Garanhuns, e mais 12 cidades da Geres II, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida com o fechamento das atividades econômicas consideradas não essenciais.


Na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, apenas atividades permitidas poderão funcionar nos finais de semana. Durante a semana, permanece com fechamento às 20h. De acordo com o governador Paulo Câmara, a aceleração exponencial da contaminação pela Covid-19 no Agreste resultou em um aumento de ocupação em todo o sistema de saúde nas últimas semanas. “A consequência direta disso é mais tempo entre a solicitação de um leito de UTI e a transferência dos pacientes para uma vaga”, explicou.


As 12 cidades da Geres II que entrarão em quarentena rígida são: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.

 

Cidades da V Geres: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhus, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

 

Cidades da IV Geres: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Alunos de Feira Nova conquistam medalhas em competição internacional


Três alunos da Rede Municipal de Feira Nova, no Agreste de Pernambuco, foram premiados na Olimpíada Canguru de Matemática. De acordo com o secretário municipal de Educação, Claudison Vieira, eles conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Outros quatro estudantes alcançaram honras ao mérito. Alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental Iva Ferreira de Souza, as conquistas para Terra da Farinha vieram pela segunda vez.

 

O secretário ressaltou a importância da premiação, tendo em vista a disputa contar com alunos de 80 países. São mais de 6 milhões de participantes. Os medalhistas foram Lília Morgana da Silva Oliveira (6°Ano - Medalha de Ouro), Allyson José dos Santos (6°Ano - Medalha de Prata) e Marianny Vitória de Andrade Medeiros (8°Ano - Medalha de Bronze). As menções honrosas são de Guilherme Marciano da Silva Santos (7°Ano), Mavyla Manuelle Oliveira da Silva (8°Ano), Marcos José da Silva (9°Ano) e Matheus José da Silva (9°Ano).

 

Canguru - O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).  O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.


Entre os objetivos estão: Ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; Contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica. ; Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; Estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada. No Brasil, o Concurso é realizado desde 2009.

Limoeiro estabelece novas medidas restritivas por causa da pandemia


Após reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia de Limoeiro, o prefeito Orlando Jorge e a secretária de Saúde, Paloma Sonally, apresentaram nesta sexta-feira (21) algumas medidas restritivas de caráter excepcional para reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus no município, que nas últimas semanas apresentou considerável alta na média móvel de casos. Assinado nesta sexta, o Decreto Municipal 016 de 2021 terá validade no período de 24 de maio a 06 de junho de 2021.

 

No setor educacional, as aulas presenciais estarão suspensas nas redes estadual e privada, enquanto na municipal o decreto que suspendia foi prorrogado pelo mesmo intervalo de dias. As unidades de ensino podem seguir com o modelo remoto de ensino. O decreto também suspende a realização de quaisquer atividades desportivas que sejam coletivas, ficando também suspensas as atividades em academias de ginástica, academias da saúde, casas de festas, piscinas e clubes esportivos e de lazer em geral.

 

O Comitê Gestor também optou pela suspensão dos atendimentos nas repartições públicas municipais, com exceção daqueles considerados essenciais. “Em caso de descumprimento das medidas acima descritas, fica autorizada a Vigilância Sanitária a proceder quanto à notificação do estabelecimento, podendo o Poder Público Municipal proceder com a aplicação de multa, bem como as penalidades previstas em Lei”, destaca o documento assinado pelo gestor municipal. A fiscalização está sendo intensificada com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

 

De acordo com o Decreto, “identificada a presença de pessoas sem utilização de máscara de proteção os responsáveis pelos órgãos ou estabelecimentos deverão orientar o respectivo uso e, em caso de recusa, determinar a retirada do infrator, com o acionamento de força policial, se for o caso”. De acordo com a última atualização do Boletim Covid-19, Limoeiro contabilizou 24 novos casos da doença nas últimas 24 horas, totalizando 2.082 infectados, além de 86 óbitos contabilizados desde o início da pandemia.

Paulo Emídio assume coordenação da Ciretran Limoeiro


O advogado Paulo Emídio da Silva Neto foi nomeado como coordenador da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) sediada em Limoeiro. A unidade integra a estrutura administrativa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19), mas com efeito retroativo ao dia primeiro de maio. Paulo Emídio é pós-graduado em Direito Empresarial e atualmente compõe a Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseccional Limoeiro como vice-presidente.

Durante entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro, o novo coordenador ressaltou a boa receptividade que teve na Ciretran e a experiência da equipe. Paulo adiantou que já agendou reunião na sede do Detran para articular cursos, ações e campanhas educativas para Limoeiro e Região. Para o advogado, a palavra parceria será sempre trabalhada em sua gestão. Ainda na entrevista, Emídio afirmou que trabalhará para permitir e facilitar cada vez mais o acesso da população aos serviços do órgão, principalmente para aqueles que têm dificuldade de acesso aos meios digitais.

Luto | Morre Ednaldo Nascimento, o "Nado do Violão"


Com sintomas de Covid-19, o músico Ednaldo Nascimento (Nado do Violão), 44 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (18), no Hospital do Vale (Casa de Saúde), em Limoeiro, onde estava intubado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Nos últimos dias, ele havia apresentado deficiência respiratória e precisou ser internado com baixa saturação. Menos de 24 horas do procedimento de intubação, Ednaldo não resistiu às complicações.

 

Funcionário da Obra Social Santa Isabel (OSSI), Nado era professor de violão e muito atuante nos eventos culturais, sociais e religiosos da cidade. Voluntário há décadas dos grupos e pastorais da Igreja Católica, também costumava colaborar com eventos de outras denominações religiosas. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentar a morte do músico, também conhecido como "Milton Nascimento de Limoeiro". Nado deixa esposa. O corpo seguirá direto para o Cemitério São João Batista, em Limoeiro. 

Cumaru decreta fechamento parcial do comércio por 5 dias


O município de Cumaru, no Agreste Setentrional, decretou medidas restritivas mais rígidas para atividades econômicas, sociais e esportivas por causa do avanço dos casos positivos para Covid-19. O chamado “mini-lockdown” começa a valer neste sábado (15) e segue até a próxima quarta-feira (19). De acordo com a prefeita Mariana Medeiros (PP), a decisão foi tomada após análise dos números feita pelo Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento à Covid.

 

No período estabelecido, fica vedado no município, em qualquer horário, o funcionamento da feira livre e a prática de atividades econômicas, sociais e esportivas, individuais e coletivas, inclusive comércio ambulante de forma presencial nas vias públicas. Nos cinco dias de validade do decreto, só podem funcionar os estabelecimentos de serviços considerados essenciais. Restaurantes, bares e lanchonetes estão autorizados a funcionar apenas nos formatos delivery e drive-thru.

 

As aulas presenciais em todas as redes de ensino também estão suspensas em Cumaru. Segue a obrigatoriedade para o uso de máscara em todos os setores públicos e comércio, além da necessidade do distanciamento entre as pessoas. O descumprimento das medidas, segundo o decreto, pode acarretar responsabilização e penalidade aos infratores. Nas últimas semanas, o número de casos de Covid-19 e internamentos, além de transferências de pacientes aumentaram consideravelmente.

 

Confira a evolução dos casos no gráfico abaixo:


SENAR oferta cursos profissionalizantes em Limoeiro


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sindicato Rural de Limoeiro ofertará 16 cursos em diversas áreas de produção e prestação de serviço para os moradores de Limoeiro. As aulas serão ministradas por instrutores do SENAR no período de junho a novembro deste ano gratuitamente. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, do Centro de Assistência à Mulher (CAM) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (CODESUL).


De acordo com o coordenador de cursos do SENAR, Antônio Ricardo, o convênio com Limoeiro ocorreu através da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE). As opções são: culinária rural; conservação de forragem, silagem e fenação; artesanato em couro; informática; hortaliças; doces; bolos; tortas; pães; biscoitos; bolachas; caprinocultura; bombeiro hidráulico; eletricista; agrossilvipastoril; e tratorista agrícola.


Poderão participar homens e mulheres, a partir dos 18 anos de idade, residentes em Limoeiro. A programação de inscrições está sendo preparada para ser divulgada nos próximos dias com locais e horários de atendimento ao público. “São cursos que vão atender ao homem do campo, mas também chegaremos aos moradores da zona urbana. Estamos preparando o cronograma para que as pessoas se inscrevam”, comentou presidente do Sindicato Rural, José Félix.


Para o prefeito Orlando Jorge, é mais uma iniciativa importante que a Prefeitura de Limoeiro apoia e colabora. “Vamos fazer parcerias para que essa juventude continue no campo e possa ter conhecimento. O SENAR traz com muita presença essa ação importante para zona rural, para o jovem que vai aprender pecuária, agricultura e melhorar a qualidade de vida”, avaliou o gestor. Ao término, os concluintes terão certificado do SENAR com reconhecimento nacional.

Bom Jardim registra elevado índice de chuva e APAC emite alerta

Foto | Ênio Andrade - Divulgação

No Agreste Setentrional, a sexta-feira (14) começou chovendo de forma leve e contínua. Porém, os municípios estão em alerta. Na madrugada, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu aviso hidrológico considerando a possibilidade de alagamentos oriundos de extravasamentos de canais e córregos, em especial, as localidades localizadas nas áreas urbanas banhadas pelo Rio Tracunhaém.

 

Assim como ocorreu em várias regiões do Estado, a quinta-feira (13) foi de chuva em todos os municípios agrestinos com intensidade fraca a moderada. Um maior de volume de água foi registrado no município de Bom Jardim. Segundo a APAC, nas últimas 24h choveu um total de 122,79 milímetros. Com isso, o Rio Tracunhaém, que corta o centro da cidade, aumentou o nível, chegando a derrubar um pontilhão de madeira que ficava na Vila Noelândia.

 

De acordo com o monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar, apesar do índice elevado de chuva para um único dia, não houve registros de incidentes, deslizamentos de barreiras e desalojados. Ainda no aviso, a APAC diz que o nível do Rio Tracunhaém está acima da cota de alerta e que, juntamente com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE), permanece em estado de atenção e que novos avisos serão emitidos, caso ocorra modificação nas condições do tempo.


Após morte do irmão, Patrick Moraes assume prefeitura de Itaquitinga


O comerciante Patrick Moraes, 36 anos, filiado ao PSD, foi empossado prefeito de Itaquitinga, município da Mata Norte, na manhã desta quinta-feira (13). O vice-prefeito assumiu, em definitivo, o cargo de gestor municipal durante solenidade realizada no plenário da Câmara de Vereadores, no Centro, restrita a um pequeno grupo de convidados por causa da pandemia do coronavírus. A posse foi dada pelo presidente da mesa diretora do Poder Legislativo, vereador Sérgio do Sindicato, também do PSD.


Patrick assume o cargo deixado pelo então prefeito e seu irmão, Pablo Moraes, 38 anos, morto num acidente de trânsito no último sábado (8), na PE-52. De acordo com a assessoria da Câmara, está foi a segunda solenidade de posse por causa de vacância de cargo eletivo este ano. No mês de abril, a suplente de vereadora Lú de Sapé, do PSB, assumiu o cargo de parlamentar deixado pelo vereador Irmão Farias, 69 anos, que morreu em decorrência de problemas de saúde.


Sobre possíveis mudanças no secretariado municipal, o novo prefeito de Itaquitinga ainda não há informação oficial. Nas redes sociais, Patrick Moraes postou apenas que não deixará os sonhos do irmão chegar ao fim: “Não sei como me expressar nesse momento tão difícil, pois só de pensar que perdi aquele que mais viveu ao meu lado, que esteve comigo em todos os momentos de minha vida se foi. Pablo, a morte não é o fim, é o inicio de uma nova vida ao lado de nosso pai e ao lado Deus. Descanse pois não vou deixar seus sonhos se findarem”.

Estado abre inscrições para o Supletivo 2021


Seguem abertas até 30 de junho as inscrições para o Exame Supletivo 2021 promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE). As inscrições estão sendo realizadas de forma online e podem ser feita pelos pernambucanos que desejam concluir os ensinos fundamental e médio através do www.educacao.pe.gov.br. Os inscritos deverão responder provas de exatas, humanas, biológicas e linguagens, onde deverão atingir, no mínimo, média seis em cada disciplina.


“O exame é ofertado gratuitamente pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes todos os anos e o objetivo desse exame de suplência é oportunizar que as pessoas, que por algum motivo não conseguiram concluir sua etapa de ensino na idade certa, possam ser certificadas nessas etapas, seja no ensino fundamental ou no ensino médio”, explica o gerente de Monitoramento de Avaliação e Políticas Educacionais de Pernambuco, Dionísio Júnior. Pessoas privadas de liberdade também podem participar.


Poderão participar do exame os candidatos que tenham 15 anos completos no ensino fundamental e 18 anos completos no ensino médio. Os participantes que não tiverem acesso à internet poderão utilizar os computadores das escolas públicas estaduais, mediante consulta prévia e autorização do gestor da escola. Para saber mais sobre o exame supletivo, os estudantes devem acessar o site da SEE ou entrar em contato através do número (81) 3183 8375.

Aração de terra e sementes de milho garantem plantio dos agricultores de Limoeiro


Três toneladas de sementes de milho híbrido estão sendo distribuídas para os pequenos agricultores do município de Limoeiro, no Agreste Setentrional, por meio do Programa Terra Pronta, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. Por causa da pandemia do coronavírus, a entrega dos primeiros quilos foi realizada de forma simbólica nessa terça (11), no escritório local do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Bairro do Ponto Certo.


De acordo com informações do IPA, também foram destinados 300 quilos de sementes de sorgo. Aproveitando a quadra chuvosa, que compreende o período de março a julho, o plantio será imediato, já que a aração das terras foi realizada de forma antecipada pela Secretaria Municipal de Agricultura. Durante 30 dias, mais de 600 hectares de terra foram preparados. Em Limoeiro, o programa atenderá, aproximadamente, cem famílias do campo.


Esperançoso com o inverno, o prefeito Orlando Jorge disse estar confiante na safra. “Deus está mandando chuva. Temos a certeza de que este ano vai dar certo. Essa colheita será muito importante para todos os agricultores de Limoeiro”. Segundo o gestor municipal, dois tratores, sendo um da prefeitura e outro do IPA, ficarão disponíveis o ano todo para corte de terra dos trabalhadores rurais que realizam plantio irrigado. A solicitação deverá ser feita na secretaria.

Assembleia do SINTEPE decide manter greve


A greve deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) está mantida. A decisão ocorreu em assembleia geral da categoria realizada nesta terça-feira (11) de modo virtual com a participação de mais de 800 educadores. Eles são contrários ao retorno das aulas presenciais na Rede Estadual sem vacina contra a Covid-19. O movimento paredista foi deflagrado em 19 de abril e a manutenção decidida por 66% dos presentes. Confira abaixo a nota emitida pela direção do SINTEPE.

 

"Em mais uma assembleia geral da categoria ocorrida hoje (11), com mais de 800 presentes na modalidade virtual, os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da rede estadual de Pernambuco decidiram por manter a Greve pela Vida, deflagrada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) em 19 de abril. Em quase um mês de movimento paredista, a manutenção da greve foi decidida por 66% dos presentes.

 

A assembleia também aprovou um calendário de lutas que será divulgado nesta quarta-feira (12). Constará no calendário ato político simbólico, coletiva de imprensa denunciando o Governo Paulo Câmara e outras atividades.

 

O Sindicato reforça que a Greve Pela Vida é contrária às atividades e aulas presenciais, sendo o trabalho remoto mantido como forma de contribuir para a continuidade do calendário escolar. Na próxima segunda-feira (17), o Sindicato se reunirá com o Ministério Público Estadual (MPPE) em uma rodada de negociações, que haviam sido interrompidas pelo Governo do Estado".

CEJUSC realiza casamento coletivo virtual gratuito para casais de Limoeiro


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Coordenadoria do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Limoeiro (CEJUSC), estará com inscrições abertas no período de 17 de maio a 04 de junho de 2021 para o 1º Casamento Coletivo Virtual Gratuito. A ação ofertará 100 vagas para os casais que não podem pagar com os custos cartoriais do matrimônio.  

 

Para garantir uma vaga, os noivos deverão entrar em contato com o CEJUSC através do número (81) 9 9962 3397 (WhatsApp) ou pelo e-mail: conciliar.limoeiro@tjpe.jus.br. O atendimento acontece de segunda à sexta, das 8h às 16h. A cerimônia de casamento, que será virtual, está agendada para o dia 05 de agosto de 2021, às 10h, e será celebrada pelo juiz da 2ª Vara Cível e Diretor do Fórum de Limoeiro, Alfredo Bandeira.

 

Após a inscrição junto ao Centro Judiciário, os noivos deverão levar os documentos pessoais ao Cartório de Registro Civil de Limoeiro, que fica na Avenida Severino Pinheiro, no Centro. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência de cada uma das partes (mesmo que já morem juntos) e certidão de nascimento ou divórcio, além dos mesmos documentos de duas testemunhas. Atualmente, a taxa de casamento custa R$ 230.


O evento poderá ser acompanhado por familiares e amigos dos casais através da plataforma YouTube no canal Ascom TJPE. “Os casais receberão a Certidão de Casamento gratuitamente no Cartório do Registro Civil da Comarca de Limoeiro. Em respeito às restrições proibitivas de aglomeração, será agendado dia e hora para que possam retirar presencialmente sua certidão, posteriormente ao evento”, explica a chefe de secretaria do CEJUSC Limoeiro, Mirella Duarte.

 

Cidadania – O projeto visa atender de forma direta uma das necessidades básicas da população, que é oferecer aos casais a oportunidade de legalizar sua união civil de forma gratuita, promover a proteção da família, oportunizando o direito à gratuidade do casamento civil e firmar, junto à sociedade, o papel do poder judiciário, através da universalização e democratização do direito à justiça e aos serviços inerentes a sua efetivação.

Passira inscreve para curso de Costura Industrial


A Prefeitura de Passira, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte, deu início as inscrições para o curso de Costura Industrial. Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição que está disponível no site oficial da prefeitura. Para aqueles que não têm acesso à internet, as inscrições presenciais estão sendo realizadas no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), através de agendamento feito pelos contatos de Whatsapp (81) 9 9577 7986 e 9 9548 7067.


Além do agendamento, será necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O período de inscrição segue até a sexta-feira (7). A lista com os 55 primeiros selecionados será divulgada na próxima segunda-feira (10). Vale destacar que a inscrição para o curso é gratuita, mas o morador pode participar da corrente solidária doando um 1kg de alimento não perecível para o Projeto Ponte de Esperança, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem arrecadado doações para famílias carentes do município.


As doações estão sendo coletadas no CVT. As pessoas que não forem selecionadas para as primeiras  turmas, que tem um limite máximo de 55 pessoas, serão contempladas em turmas futuras mediante lançamento dos cursos. A formação tem a parceria da Secretaria Estadual de Qualificação, Trabalho e Emprego (SETEQ) e será realizada cumprindo todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19. O curso será ministrado nas instalações do CVT, inaugurado no último dia primeiro de maio. (Com informações da assessoria)

Orlando busca liberação do FEM para Limoeiro


O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (Podemos), ladeado pelo deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), cumpriu agenda administrativa com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, José Neto, para viabilizar a liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Nas redes sociais, o gestor listou obras paradas e aquisições pendentes que precisam do “sinal verde” do Estado.

 

“Na busca por ações que garantam melhorias para o município de Limoeiro, estive reunido na manhã de hoje com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, José Neto, para viabilizar a liberação de recursos para execução de importantes obras para o nosso município, inclusive, projetos do FEM. Durante o encontro, contei mais uma vez como apoio e parceria do deputado estadual Gustavo Gouveia.


Em nossa lista, falamos sobre o recapeamento do entorno do terminal rodoviário e Avenida Jerônimo Heráclio, a obra de revitalização dos canteiros centrais da Avenida Severino Pinheiro e a aquisição de uma motocicleta para a Guarda Civil Municipal. Também reivindicamos a implantação do Centro de Especialidades da Mulher de Limoeiro e as melhorias na escadaria do Cristo Redentor de Limoeiro.


Vamos manter o ritmo do trabalho, articulando parcerias, destravando projetos e melhorando a vida da nossa gente. Obrigado, Limoeiro!” Orlando Jorge.

Cumaru suspende retorno das aulas presenciais


A Secretaria de Educação de Cumaru, no Agreste do Estado, suspendeu o retorno das aulas presenciais para as redes municipal e particular que estava programado para esta semana. Por meio de nota, a pasta educacional justificou que a suspensão ocorreu por causa do crescimento de casos de Covid-19. Ainda no documento, a secretaria disse que, nesta sexta-feira (7), estará emitindo nota técnica de esclarecimento sobre a decisão de suspender a autorização de retorno dos alunos para as salas de aula. 


A secretaria afirmou também a que a decisão de agendar uma nova data para retorno ou manter a suspensão das atividades presenciais será orientada pelo setor de Vigilância Sanitária Municipal. No fim do mês de abril, o Governo de Pernambuco autorizou o retorno das aulas presenciais para a Rede Municipal em todo o Estado. As aulas estavam suspensas desde março. Mas, a decisão de voltar com atividades pedagógicas nas escolas ficou a critério dos gestores municipais. Em Cumaru, as aulas seguem no formato remoto.

 

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Cumaru, o município tem 419 casos de Covid-19. 12 óbitos foram registrados por causa da doença. O boletim mostra 78 moradores em monitoramento domiciliar e um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardando resultado de exame. No acompanhamento do quadro epidemiológico, entre as semanas 13 e 17 ocorreu um pico com 41 notificações do coronavírus registradas. Na distribuição por sexo, 57,7% dos infectados são mulheres. Com relação à faixa etária, pessoas entre 31 e 40 anos lideram com 26,7% dos casos.

Prefeito de Buenos Aires é vítima de tentativa de assalto


O prefeito do município de Buenos Aires, Fabinho Queiroz (PSD), foi vítima de tentativa de assalto na manhã dessa segunda-feira (3). O fato ocorreu na estrada de Lagoa do Outeiro, zona rural do município. De acordo com informações do Blog Giro Mata Norte, o gestor municipal estava acompanhado do conselheiro tutelar do município, Osman Flôr. Segundo relato das vítimas, dois homens suspeitos numa motocicleta e armados com revólveres se aproximaram do carro do prefeito.

 

Em determinado momento, Fabinho e Osman teriam ouvido dois disparos de arma de fogo. Ninguém ficou ferido. Em seguida, o prefeito de Buenos Aires teria acelerado e conseguido fugir. Os suspeitos não foram identificados até o momento. Dias atrás, Fabinho Queiroz, que está no segundo mandato consecutivo, postou uma foto ao delegado municipal, Thiago Henrique, comemorando bons resultados na segurança pública. Há mais de 120 dias, Buenos Aires não registra homicídio.

CACR encerra atividades no Redentor de Limoeiro


Sem recursos financeiros para manutenção das atividades, a diretoria do Centro de Apoio ao Redentor de Limoeiro (CACR) anunciou o fechamento da associação nesta segunda-feira (3). Em contato com a reportagem do Blog do Agreste, o presidente Genival Gomes (Tetel) disse não ter condições financeiras para manutenção do espaço, a exemplo de pagamento de aluguel do prédio, compra de material de limpeza e de produtos de papelaria.

 

O CACR funcionava há três anos num prédio localizado na Rua Pio XII (frontal à escadaria). A entidade fecha as portas com 260 famílias cadastradas. Elas era atendidas com internet para pesquisas escolares, xerox de documentos, transporte para hospitais, além de outras viagens. “Não temos recursos para manter. No momento, essa é a nossa realidade”, declarou Genival. Durante o período, diversas festividades foram promovidas na comunidade, entre elas, Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

 

Durante poucos meses, os associados contribuíram através de carnê com uma mensalidade de R$ 3, mas deixaram de pagar no decorrer do tempo e a diretoria do CARC evitou manter a cobrança. De acordo com o presidente, com a pandemia do novo coronavírus as colaborações também diminuíram e ficou impossível custear as despesas. Ainda nesta segunda, ele iniciou a retirada dos equipamentos que estavam dentro da sede.