Limoeiro registra dois casos da "coceira misteriosa"


O município de Limoeiro registrou dois casos da “misteriosa” coceira que vem se alastrando em Pernambuco. Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou a lista de cidades com registro da alteração no corpo. Até o momento, ainda não existe definição sobre o que tem motivado as reações de manchas e coceira. De acordo com a SES, os casos continuam sob investigação clínica, epidemiológica e laboratorial pelos municípios, com apoio da equipe técnica da SES, Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) e especialistas. Confira abaixo a nota na íntegra:


“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que consta no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), até o momento, a notificação de 331 casos sintomáticos que apresentaram erupção cutânea e coceira. Essas notificações foram realizadas pelas secretarias municipais de Saúde do Recife (201), Jaboatão dos Guararapes (38), Olinda (28), Camaragibe (26), Paulista (10), Cabo de Santo Agostinho (8), Ipojuca (8), Igarassu (4), São Lourenço da Mata (2), Limoeiro (2), Carpina (1), Escada (1), Petrolina (1) e Araçoiaba (1). Os casos continuam sob investigação clínica, epidemiológica e laboratorial pelos municípios, com apoio da equipe técnica da SES-PE, Lacen-PE e especialistas. A SES-PE reforça que relatos de casos de natureza similar (erupção cutânea e coceira) de outros municípios estão sendo constantemente verificados junto às secretarias municipais, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde (Geres), para notificação oficial. Por fim, a Secretaria salienta que está vigilante e dando todo o apoio necessário para resolução dos casos”. SES-PE

Prefeito de Santa Terezinha confirma apoio a Teobaldo e Gouveia


Eleito pelo Podemos em 2020, o prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, esteve no escritório do deputado federal e presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, confirmando a parceria para o pleito do próximo ano. “Discutindo ações e recursos para o município de Santa Terezinha”, postou o parlamentar. Delson Lustosa obteve 3.562 votos na disputa pela Prefeitura de Santa Terezinha. O quantitativo representou 57,23% dos votos válidos. O pleito contou com três candidaturas, sendo as outras duas pelo Avante e pelo PV. 


O deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) também participou da reunião no escritório de Teobaldo. Na busca pela reeleição, ele também conta com o apoio de Lustosa, que esteve na capital pernambucana acompanhado do vereador e aliado político, André de Afonsim (PODE). Em recente entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro, Gouveia revelou que mantém “dobradinha” com Ricardo em aproximadamente 75% das cidades onde mantém base política. No Agreste e Mata Norte, Limoeiro, Lagoa do Carro, Paudalho e Lagoa de Itaenga são algumas delas.

Prefeitura de Orobó inicia pagamento do décimo terceiro


A Prefeitura de Orobó iniciou o calendário de pagamento do décimo terceiro salário dos servidores ativos (efetivos e comissionados) e inativos do município, nessa terça-feira (30), referente ao Exercício 2021, contemplando os funcionários lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesta quarta-feira (01), o calendário segue com os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Já na próxima na quinta-feira (02) recebem todos que integram a folha de pagamento da Prefeitura Municipal.


De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, a antecipação do décimo terceiro salário  representa a injeção de aproximadamente R$ 1,5 milhão na economia local. Segundo o prefeito Biu Abreu (DEM), o planejamento é manter a pontualidade dos salários mensais e, no fim de cada ano, buscar garantir a liberação do décimo de forma antecipada. O gestor municipal também informou que, possivelmente, ainda dentro desta semana será pago o salário extra dos aposentados e pensionistas, representando mais dinheiro no comércio da cidade.

FBC confirma instalação de agência da CAIXA em João Alfredo


Durante passagem pelo Agreste Setentrional, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) confirmou a instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal em João Alfredo. Na manhã da última sexta (26), durante assinatura de ordens de serviço na sede do governo municipal, o parlamentar fez o anúncio ladeado pelo prefeito Zé Martins (PSB). De acordo com FBC, líder do Governo Federal no Senado, a iniciativa faz parte de um plano de abertura de novas agências da instituição em vários municípios brasileiros. 


“Quando vamos inaugurar? Fiz essa pergunta a vice-presidente da Caixa. Está faltando a compra dos móveis. Está em processo de licitação para as novas agências que a Caixa autorizou este ano. Eles acreditam que entre 60 a 90 dias esse processo de aquisição de móveis e distribuição deve se encerrar. Então, espero que logo depois do Carnaval esteja bem pertinho de celebrarmos a vinda da Caixa Econômica Federal”, disse o senador. Segundo o prefeito, o prédio para instalação da agência foi alugado e passa por adequações. Ele fica no “corredor dos bancos”.

Juiz declara improcedente denúncia de crime eleitoral contra Janjão


O juiz eleitoral Hailton Gonçalves da Silva, responsável pela 33ª Zona Eleitoral de Bom Jardim, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) representada contra o prefeito de Bom Jardim, João Francisco da Silva Neto (Janjão – PL), e a vice-prefeita Erivânia Maria Ribeiro (Vânia de Miguel – PP). A sentença absolvendo a chapa "Janjão e Vânia" foi publicada na tarde desta sexta (26). De acordo com o magistrado, a denúncia de abuso de poder econômico durante as eleições de 2020 foram apresentadas pelo PSD, partido pelo qual o ex-prefeito João Lira disputou o pleito.


Na sentença, que o Blog do Agreste teve acesso, o denunciante informou que no dia 09 de novembro de 2020 (período de campanha eleitoral), no Sítio Sapucaia, o então candidato Janjão teria realizado "ato de captação ilícita de sufrágio ao perfurar um poço artesiano em troca de votos" na residência de um morador. Foram apresentadas ao juiz fotos, vídeos e áudios de WhatsApp. Após análise, ele julgou improcedente. “Neste sentido, pela análise dos vídeos, fotos e prova testemunhal colacionados aos autos e pelas circunstâncias do caso, não constato a prova da autoria dos investigados”, pontou Hailton na sentença.

Miguel Coelho cumpre agenda política em João Alfredo


O prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (DEM), cumprirá agenda política, na próxima sexta (26), no município de João Alfredo. Ele será recepcionado pelo prefeito Zé Martins, que apesar de filiado ao PSB, partido que governa o Estado há 16 anos, declarou apoio ao projeto do democrata. O senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB) também visitará o Agreste Setentrional. Outros nomes da política regional também participarão do encontro. A visita de Miguel faz parte da estratégia de pré-campanha.

 

De acordo com a assessoria de Martins, o primeiro momento da agenda será um café da manhã num restaurante na entrada da cidade. Em seguida, eles visitarão indústrias do segmento moveleiro. Atualmente, João Alfredo é considerada oficialmente a “Capital do Polo Moveleiro”. A atividade é uma das maiores geradoras de emprego e renda do município. Ainda na agenda, os Coelhos participarão da assinatura de ordens de serviço na sede do Governo Municipal.  

UVB-PE realiza Encontro Nordestino de Legisladores Municipais

Foto | Reprodução Internet - Voe Azul

No período de 24 a 27 de novembro, a União dos Vereadores do Brasil - Seccional Pernambuco (UVB – PE) realizará o Encontro Nordestino de Legislativos Municipais, no Hotel Manibu, Bairro de Boa Viagem, em Recife. São aguardados vereadores, servidores de Câmaras Municipais e outros seguimentos do Poder Público, além de representantes da Sociedade Civil e da Imprensa. “Receberemos representatividades para esse importante evento de capacitação e discussão de temas relevantes atuais”, destacou o secretário geral da UVB-PE, vereador oroboense Paulo Brito (MDB).


Diversos palestrantes estão confirmados dentro da programação, entre eles, o deputado federal e segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, André de Paula (PSD). De acordo com o coordenador geral, o parlamentar dará ênfase ao Prolegis: A integração legislativa como instrumento para fortalecer o Legislativo. Ainda no evento, De Paula também lançará um livro. Nomes como Luciana Santos (vice-governadora de PE), Gleide Ângelo (delegada e deputada estadual) e Carlos Neves (conselheiro do Tribunal de Contas de PE) também estarão palestrando.

Sociedade Musical Santa Cecília celebra 20 anos


No dia 22 de novembro de 2021, data em que se comemora o Dia dos Músicos, a Sociedade Musical Santa Cecília (SMSC), sediada em Limoeiro, celebra 20 anos de fundação. São duas décadas formando centenas de cidadãos e profissionais da música. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades foram suspensas há quase dois anos. Mas de acordo com o fundador da SMSC, maestro Wellington Pereira, o grupo está se organizando para o retorno em janeiro de 2022.  


Os primeiros passos foram dados através de um grupo de flautas também chamado Santa Cecília e formado pelo próprio maestro. Sediado no Centro Comunitário José Fragoso Cavalcanti, ele era formado por moradores da Comunidade da Linha e participava de festividades do bairro. Mais tarde, surgiria a ideia de criar uma instituição musical que culminou com a Sociedade Musical Santa Cecília, sugestão de Wellington em homenagem à padroeira dos músicos e a da sua avó.


Com o avanço das ações, formação da diretoria e a inserção de outros instrumentos musicais, a SMSC buscou um espaço maior para desenvolver as atividades, chegando ao Alto de São Sebastião para instalação da sede e, com ela, surgindo a Banda de Música Santa Cecília. “A Sociedade tem como um dos principais projetos a Banda, que possui um repertório eclético, contudo, destaque-se principalmente os ritmos tipicamente nordestinos”, detalhada o fundador.


O repertório tem influência Renascentista, Barroco, Clássico e Modernista, executando diversas músicas populares em seleções de vários cantores nacionais e internacionais. Desde sua fundação, vem atuando em diversas festividades de Limoeiro e Região, além de promover eventos, a exemplo II Festival de Verão de Limoeiro, patrocinado pela CHESF e Prefeitura de Limoeiro. Também firmou convênios com as prefeituras de Limoeiro, Olinda, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.


Fundador e atual presidente, Wellington Pereira é trompetista formado pela Escola Municipal de Arte João Pernambuco (Recife). Ainda tem o Curso Técnico de Violão Clássico pelo antigo Centro de Criatividade Musical do Recife, atual Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, e Regência pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). “Estamos trabalhando para a consolidação e fortalecimento da entidade, buscando novos parceiros que contribuam com os objetivos da Sociedade”, pontua. Pereira.

Turismo e Desenvolvimento Econômico na pauta do Agreste


Municípios da Região Agreste de Pernambuco estiveram reunidos na tarde desta quinta (18) em Serra Negra, Bezerros, para debater sobre Desenvolvimento Econômico e Turismo. Batizado de “Meu Negócio é o Agreste”, o evento reuniu prefeitos, secretários de Cultura e Turismo, além de técnicos da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Dentro dos temas abordados, eles debateram potencialidades, investimentos, criação de rotas e integração turística. Entre os gestores municipais, estiveram a anfitriã Lucielle Laurentino (DEM) e Orlando Jorge (PODE) de Limoeiro.


“Estou, neste momento, junto com a secretária de Cultura, Dolores Carmem, com o gerente de Turismo, Gabriel Ferreira, do gerente de Imprensa, Wilker Mattos, e do assessor de Gabinete, Mario Salsa, participando do evento Meu Negócio é o Agreste, aqui em Bezerros. Somando esforços, firmando parcerias e integrando potencialidades, o Agreste avança”, postou Orlando nas redes sociais. O encontrou viabilizará o envio de propostas ao Ministério do Turismo para que investimentos pontuais ocorram no Agreste.

Votação de Chaparral em Passira reforçará nome para 24


Com três vereadores confirmados no grupo de apoio político, o pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral (PSD) vem ampliando espaço no município de Passira. Durante participação em recente cavalgada na Terra do Bordado, ele demonstrou que planeja consolidar a caminhada para 22, mas com reflexos em 24. Presidente da Câmara, Júnior de Dão Caçatuba (PSL), além dos vereadores JP (PP) e Maurício (PSD) darão palanque para Chaparral em Passira. Uma fonte ligada a ele disse que antes de findar o ano outros nomes serão anunciados.


Os três parlamentares integram a base de apoio ao prefeito Severino Silvestre (PSD), que apoia a pré-candidatura à reeleição do deputado estadual Aglailson Victor (PSB). Nos bastidores políticos, a divisão do grupo para eleição do próximo ano mostra que o alinhamento entre gestor municipal e bancada de situação tem brechas. E mais: a votação de Chaparral nas urnas passirenses poderá indicar o surgimento de um novo nome pela disputa da prefeitura na próxima disputa municipal. Essa pauta vem ganhando força diariamente.

Ex-prefeito de Carpina, Maelbe Ramos morre aos 86 anos

Foto | Voz de Pernambuco - Divulgação

Ex-prefeito de Carpina, Maelbe Batista Ramos, 86 anos, o popular “Mano”, faleceu na manhã desta terça (16), na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife. A informação foi dada pelo atual gestor do município, Manoel Botafogo (PDT). Nas redes sociais, ele disse que conversou com a filha de Maelbe sobre a morte do político. “Com tristeza, deixo aqui meus votos de pesar aos amigos e familiares do ex-prefeito de Carpina, Maelbe Batista Ramos, o Mano. Que Deus conforte o coração de todos”, disse Botafogo em vídeo nas redes sociais.


O atual gestor municipal também decretou luto de três dias na “Cidade Planalto”. Mano foi prefeito por dois mandatos: 1969 a 1972 e de 1993 a 1996. Na carreira política, também cumpriu um mandato como vice-prefeito. Há mais de três anos, Maelbe lutava contra problemas pulmonares. No vídeo, Manoel Botafogo disse que colocou à prefeitura à disposição da família enlutada e sugeriu que o cortejo para sepultamento saia da frente da sede do governo municipal. “Mano deixou um marco na história como amigo e político”, pontuou Botafogo.

Levy Swing apresenta novo vocalista dentro de projeto especial


Com a retomada dos eventos culturais, a Banda Levy Swing preparou novidades para os seguidores e fãs. Dentro do projeto idealizado para a volta dos shows, está a apresentação do novo vocalista. Marvson da Silva Albuquerque, 25 anos, também chamado de "Nino Show", chega para agregar um estilo especial ao grupo. Há quase dois anos no mundo da música, o jovem se destaca pelo estilo eclético. O artista começou com "lives" durante a pandemia e ganhou espaço no cenário musical.


Sediada em Limoeiro, a Banda Levy Swing se destaca pela formação de músico e vocalistas. "Sempre abrimos espaço para os jovens que estão começando, tanto no vocal, como no balé e no instrumental. As portas que abrimos acabam revelando grandes nomes para o cenário musical. Isso acaba sendo importante para tantos talentos que existem em Limoeiro e Região", comenta o idealizador e coordenador geral da banda, Tetel Gomes da GP Produções.


Para o novo vocalista, o convite chega em dos melhores momentos da vida dele. "As lives me mostraram para o mundo. Passo a passo, dia a dia, fui trabalhando para ter o meu espaço na música. Sem pressa, com humildade e respeitando todas as fases surge uma grande oportunidade. Ao mesmo tempo, sei do tamanho da responsabilidade que assumo, por isso, estou concentrado e focado para dar o meu melhor para a banda, os contratantes e, principalmente, o público", ressalta Marvson.


O novo repertório da Banda Levy Swing mistura clássicos com lançamentos. Tendo como "carro chefe" a swingueira, o grupo promete agitar no Verão 2022. "A chegada de Marvson ao vocal renova o estilo por natureza. Cada cantor tem sua marca própria, o que algo é natural. Mas não perdemos a pegada que o público gosta e conhece. Estamos dando uma nova roupagem, mas com aquele ritmo contagiante. As novidades vão surpreender", promete Tetel.


Sem revelar todos os detalhes do novo projeto, o produtor adiantou que o balé retorna aos palcos, inclusive, com a inclusão de uma profissional plus size. "Para dançar, curtir a vida e ser feliz não existe idade ou forma física. A nossa banda tem raízes fincadas no povão, nos variados estilos, formas e cores. Eu sempre digo que esse é o diferencial dessa família chamada Levy Swing. Outras novidades anunciaremos mais adiante", pontuou Tetel Gomes.

Projeto institui Dia do Comerciário em Limoeiro


O Projeto de Lei que institui e inclui oficialmente o Dia do Comerciário no calendário do município de Limoeiro foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. De autoria do vereador Inácio Filho (Avante), o documento estabelece que a data será comemorada anualmente na terceira segunda-feira do mês de outubro. O projeto será encaminhado pela mesa diretora para ser sancionado pelo prefeito Orlando Jorge (PODE). Na justificativa, o autor disse que a proposição “é uma justa homenagem a uma classe laborativa que tanto colabora para o desenvolvimento econômico”. 


A lei entra em vigor após a promulgação, com isso, a data será feriado exclusivo para os comerciários


No PL diz que é considerado comerciário quem trabalha nos seguintes setores: comércio atacadista e varejista, turismo, hotéis, motéis, pousadas, salão de barbearia, salão de beleza, instituto de beleza, compra, venda, locação e administração de imóveis, empresas de comunicação, publicidade e jornalismo (exceto gráficas), escritórios e consultórios liberais, estabelecimentos de ensino, estabelecimentos de saúde (hospitais, clínicas, bancos de sangue, fisioterapia e empresas de prótese dentária) e empresas de processamento de dados.

Repente é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil

Arquivo | Valter Campanato - Agência Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu, na última quinta (11), por unanimidade, o repente como patrimônio cultural do Brasil. Referência para a identidade do Nordeste, o repente é conhecido também como cantoria e tem como fundamentos verso, rima e oração. Os repentistas ou cantadores se espalham pelas capitais e interior do Nordeste e também nas regiões para onde ocorreram migrações de nordestinos. A votação foi feita pelos 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Iphan.

 

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan, Tassos Lycurgo, declarou ter ficado "triste" porque não conseguiu comemorar rimando. Na avaliação dele, o reconhecimento pelo Iphan vai beneficiar todo o Nordeste, bem como estados do Brasil, como o Rio de Janeiro. “O Nordeste está em todo o Brasil. Existe influência nordestina em todos os lugares. É um bem cultural do qual já se tem notícia no século 19. Isso é muito caracterizador da cultura nordestina. É um negócio muito bonito mesmo”.

 

O dossiê de registro elaborado documenta mais de 50 modalidades de repente, nas quais estão incluídos os versos heptassílabos, cuja acentuação tônica obrigatória está na sétima sílaba; e versos decassílabos, em que o acento obrigatório está na terceira, sexta e décima sílabas de cada verso. Com o reconhecimento pelo conselho consultivo, o repente foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, onde também estão catalogados bens como a roda de capoeira, o maracatu nação (PE), o carimbó (PA) e a literatura de cordel.


A partir de então, o repente passa a ser alvo de políticas públicas para a salvaguarda da manifestação, que devem incidir ainda sobre um universo de bens associados que inclui a embolada, o aboio, a glosa e a poesia de bancada e declamação. O pedido de registro do repente como patrimônio cultural foi formalizado em 2013 durante a gestão do repentista Chico de Assis à frente da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrepo). “A gente vem nessa luta há muito tempo”, relembrou Assis que recebeu a notícia com satisfação. (Matéria da Agência Brasil - EBC)

Promessas de quadra em Machados e UPE no Agreste Setentrional

Foto | banez Saueressig -  Divulgação

Durante passagem pelo município de Machados, no início desta semana, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) fez duas promessas. A primeira da construção de uma quadra coberta na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM Severino de Andrade Guerra. O pleito existe mesmo antes dos 16 anos do partido socialista no comando do Estado. O parlamentar disse ainda que o projeto da obra integra um lote do processo licitatório que deverá ser anunciado ainda neste mês de novembro. O investimento deverá girar em torno de R$ 600 mil. 


Outra promessa feita ao público formado por professores e alunos foi a de instalação de um campus da Universidade de Pernambuco (UPE) no Agreste Setentrional, única região do Estado que não tem unidade física. Cabral disse que o anúncio será feito pelo governo estadual e que, possivelmente, em 2022, as primeiras vagas para curso superior na região sejam abertas. A visita foi acompanhada pelo deputado estadual Waldemar Borges (PSB), pelo ex-prefeito Argemiro Pimentel (PSB) e pela gestora da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro, além da gestora da EREM, Adeilda Moura. 


Política – Danilo e Waldemar tentarão a reeleição no próximo ano. Na “Terra da Banana”, eles contam com o apoio do ex-prefeito, assim como aconteceu no último pleito para deputado. O atual prefeito do município, Juarez da Banana, do mesmo partido dos deputados e que foi vice durante os dois mandatos de Pimentel, foi ausência notada. Juarez não estará no mesmo palanque deles. O “bananeiro” como foi chamado na campanha, votará com Chaparral (PSD) para estadual e Fernando Filho (DEM) para federal. Para governador, apoia a pré-candidatura de Miguel Coelho (DEM).

Graça do Moinho confirma Teobaldo e Gouveia


A prefeita de Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho (PSB), confirmou durante entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro que caminhará politicamente nas eleições do próximo ano com os deputados estadual Gustavo Gouveia (DEM) e federal Ricardo Teobaldo (PODE). Os dois parlamentares tentarão a reeleição. Eleita e reeleita pelo partido socialista, Graça deverá anunciar também sua saída do PSB, tendo em vista apoiar dois deputados do grupo de oposição ao Governo do Estado, liderado pela legenda socialista.


Gouveia não seria uma surpresa, tendo em vista ter sido votado pelo grupo Moinho em 2018. Já Teobaldo acaba sendo novidade. Questionada sobre o relacionamento dela com o Palácio do Campo das Princesas, a prefeita foi objetiva: “Para falar a verdade, nenhuma vez fui atendida pelo Palácio como deveria ser. Nada do que aquilo que um prefeito quando se elege pede saiu do papel. Isso me deixou muito triste. Primeiro, porque ele (governador) tinha uma aresta com Carlinhos (do Moinho) lá de trás de Carpina e essa aresta acho que ele passou para mim”, disse Graça.


Sem dar detalhes, a gestora itaenguense disse que a aresta foi séria e atingiu a filha dela. “Atingindo minha filha, me atinge. Eu não tinha como não ficar magoada”, pontuou a gestora. Sobre o apoio a Ricardo Teobaldo, ela também foi breve. “Foi uma pessoa que me ajudou bastante. Ele tem dado muito apoio, então, não só eu, mas Lagoa de Itaenga, vamos apoiar ele na próxima eleição. Sobre saída do PSB e apoio para governador, Graça disse que ainda está pensando sobre partido, mas para o Governo do Estado deverá seguir os candidatos que Teobaldo apoiar.

Geraldo Muniz declara apoio a Henrique Filho


Presidente da comissão provisória do Partido Progressista (PP) em Limoeiro, o advogado e suplente de vereador Geraldo Muniz confirmou apoio político ao deputado estadual Henrique Filho (PP), que tentará a reeleição. Muniz foi candidato a vereador em 2020, ficando na primeira suplência do PP com 589 votos. Ele é mais um que deixa o grupo que foi capitaneado pelo ex-prefeito João Luís (sem partido), mas que após o insucesso na eleição de 2020 começou a dissolver-se. Na gestão anterior, Geraldo ocupou os cargos de secretário de Cultura e gerente de Compras.


“Fico feliz em ingressar em um grupo forte e que já nasce vitorioso. Vamos trabalhar para mostrar à população limoeirense o legado aqui deixado por Henrique Queiroz, e, herdado por Henrique Queiroz Filho, deputado estadual que tanto tem ajudado nossa Limoeiro, transformando todo esse trabalho em votos", comentou o suplente. Recentemente, o advogado Luís Roberto, que foi candidato a vice-prefeito pelo PSB, mudou de grupo ao declarar apoio a Queiroz. O mesmo aconteceu com o ex-vereador e suplente Marcos Sérgio (MDB).

Os caminhos de Túlio Gadelha em João Alfredo


Deputado Federal pelo PDT, Túlio Gadelha tem circulado o Agreste de Pernambuco para ampliar bases de apoio para candidatura à reeleição em 2022. No município de João Alfredo, ele conta com o apoio de Lourdes Sousa e Layla Jéssica. Elas disputaram cargo de vereadora na última eleição pelo PT. O presidente do partido, Tato Mendes, também confirmou que seguirá com Gadelha. Outros nomes ligados ao campo de esquerda na “Terra do Polo Moveleiro” estão em conversa com o parlamentar para um possível apoio no próximo pleito.


Para não chegar sem discurso no período eleitoral, Túlio Gadelha apresentou indicações de emendas parlamentares para João Alfredo. Segundo Tato, possivelmente, em dezembro próximo, fruto dos recursos destinados pela União, deverão chegar ao município um caminhão-pipa, um trator agrícola e uma grade aradora. O deputado também fará a indicação de emenda, através de projeto emenda participativa, onde a população escolhe através de votação, para criação da Casa da Juventude, Mulher, Negro e LGBT.

Menos lixo e mais renda em Limoeiro


Dentro da Campanha “Cidade Limpa”, iniciada pela Prefeitura de Limoeiro neste mês de novembro, está a coleta seletiva dos resíduos produzidos pela população. Com a desativação do “lixão”, nesta quarta-feira (10), a separação dos lixos secos e úmidos tornou-se a principal ação do programa de educação ambiental implantado pelo município através da integração das secretarias municipais. A iniciativa também conta com o apoio da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e da empresa limoeirense KDK.


Por isso, dentro das etapas da coletiva seletiva, o trabalho realizado pelos catadores de recicláveis passou a ser ainda mais fundamental para que a campanha alcance os resultados planejados. Com o pensamento focado na organização e assistência, os trabalhadores que atuavam dentro do lixão do município em condições vulneráveis passaram a ser cooperados da Cooperativa de Reciclagem de Limoeiro (COORPAR). O grupo composto por 35 homens e mulheres passou a contar com o efetivo apoio da gestão municipal em todas as áreas.


Desde o cadastramento dos catadores à formalização da cooperativa, as secretarias estiveram prestando serviço. Além disso, a Prefeitura de Limoeiro apresentou um Projeto de Lei (PL) para criação do “Bolsa Catador”. O PL foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo prefeito Orlando Jorge. Com isso, os catadores passarão a receber, durante o período de três meses, um auxílio no valor de R$ 400. Cada catador terá sua conta bancária individual para o recebimento do recurso. Mais detalhes neste link.

Emenda indicada por Henrique Filho contempla Regional de Limoeiro


O deputado estadual Henrique Filho (PP) cumpriu agenda administrativa no Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro, onde participou da entrega de equipamentos adquiridos para unidade por meio de recursos viabilizados através de emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 100 mil. De acordo com o diretor do Regional, Aguinaildo Lima, foram comprados dois bisturis elétricos, orçados em mais de R$ 50 mil reais, além de berços aquecidos, condicionadores de ar, bebedouros, detector fetal e poltronas de acompanhantes.


O parlamentar disse que outra emenda do mesmo valor foi indicada na Assembleia Legislativa de Pernambuco também para o hospital, que atende à demanda de 20 municípios do Agreste e Mata Norte. Henrique adiantou que o próximo recurso será destinado a construção do heliponto. Durante a visita, quando questionado sobre formação de grupo político, ele anunciou a parceria firmada com o vereador José Higino (SDD). O vereador Luís do Matadouro (MDB), o ex-vereador Marcos Sérgio (MDB) e o suplente Diego Ricardo (PT) e o assessor Lucas Teixeira foram alguns presentes.

ETE Limoeiro oferta 180 vagas para cursos técnicos integrados


A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) abre, a partir desta terça-feira (9), as inscrições para os Cursos Técnicos gratuitos ofertados na forma de Ensino Médio-Integrado à Educação Profissional, em jornada integral, pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETE). Para o certame estão sendo oferecidas mais 8 mil vagas, em 26 tipos de cursos, nas 48 unidades espalhadas pelo Estado. A Escola Técnica José Humberto de Moura Cavalcanti, em Limoeiro (ETE Limoeiro), conta com 180 vagas, sendo 90 para Desenvolvimento do Sistemas e 90 para Nutrição e Dietética.

 

As inscrições seguem até o dia 19 deste mês e devem ser realizadas exclusivamente através do site da SEE. As provas serão realizadas presencialmente de 22 de novembro a 10 de dezembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 17 de dezembro. As matrículas poderão ser realizadas de 20 a 23 do mesmo mês. No início de janeira haverá a “janela” para remanejamento. As aulas estão previstas para começar no dia 03 de fevereiro de 2022. Clique neste link e confira o edital completo.

Orlando Jorge anuncia desativação do "lixão" de Limoeiro


O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (PODE), anunciou durante o fim de semana que o lixão do município será desativado na próxima quarta-feira (10). A partir dessa data, os resíduos úmidos produzidos pela população de Limoeiro serão destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Igarassu – Ecoparque Pernambuco. A Prefeitura atuará em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Limoeiro (COORPAR) na coleta de resíduos secos. Com a implantação da coleta seletiva, o lixo das casas será dividido em dois grupos: úmidos e secos.


Enquanto os resíduos úmidos serão destinados ao CTR de Igarassu, os resíduos secos serão coletados pelos trabalhadores da COORPAR. Paralelamente à coleta, ocorre a desativação do lixão em definitivo. Também haverá um trabalho educativo nos bairros. As medidas seguem a Política Nacional de Resíduos Sólidos e obedecem ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Limoeiro e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Durante a semana, outros detalhes serão divulgados.

Em João Alfredo, Oim recebe Teobaldo e Chaparral na caminhada para 22

Foto | Cícero Mariston - Divulgação

Vereador pelo município de João Alfredo, José Joacir (Oim – PSD) reuniu lideranças políticas e correligionários neste domingo (7) para fortalecer a caminhada para as Eleições 2022. O parlamentar recebeu o deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE) e o ex-prefeito de Orobó Cléber Chaparral (PSD). Teobaldo tentará a reeleição e Chaparral buscará uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Vereador mais votado do município, Oim confirmou oficialmente que dará apoio político aos dois no próximo pleito.


Eles foram recepcionados na casa do anfitrião. Em seguida, em comitiva, seguiram para o Sítio Pararí, sendo acolhidos na residência do agente de saúde Marcelo. Além do apoio pessoal, na “missão” de Oim também está o trabalho de articular e reunir adeptos ao projeto. Para isso, na palestra proferida na comunidade, Teobaldo e Chaparral assumiram o compromisso de articularem o envio de máquinas para melhorias em João Alfredo, além de uma programação de eventos para fortalecer o setor econômico.


Somando – Vários nomes da política local e regional estiveram no encontro deste domingo. A presença representa o sinal positivo de que também caminharão com Ricardo e Chaparral em 22. O vereador Adriano Santos (PSD), o ex-prefeito Sebastião Mendes (PSD), a ex-vereadora Leide da Melancia (PSD) e o ex-vice-prefeito Zeca Falcão (PSD) foram alguns deles. Vereador pelo vizinho município de Orobó, Eduardo do Cimento (MDB) também prestigiou o encontro político. Comerciantes, profissionais liberais e lideranças comunitárias completaram o grupo.

Levanta Pernambuco aportará em Catende e Vicência

Foto | Sérgio Maranhão

O movimento Levanta Pernambuco aportará neste sábado (6) no município de Vicência, Mata Norte do Estado. A partir das 15h, no Clube da Usina Barra, às margens da rodovia PE-74, representantes dos partidos PSDB, PL, PSC e Cidadania debatem problemas e potencialidades da região, além de colher sugestões da população. Na sexta (5), o mesmo movimento acontece em Catende, Mata Sul. Os prefeitos anfitriões, Guiga Nunes (Cidadania) e Dona Graça (PSDB), estão num trabalho de articulação regional para reunir lideranças políticas.


A prefeita de Caruaru, presidente estadual do PSDB e pré-candidata à governadora, Raquel Lyra, coordenará os trabalhos, com o prefeito de Jaboatão e presidente do PL, Anderson Ferreira, com o deputado federal e presidente estadual do Cidadania, Daniel Coelho, e com o deputado federal e presidente estadual do PSC, André Ferreira. O Levanta Pernambuco cumprirá agenda em todas as regiões de desenvolvimento do Estado, no mapeamento que norteará as decisões do grupo para as Eleições 2022. 

Paulo Brito cobra reforço policial para Orobó


Por meio de indicação parlamentar, o vereador Paulo Brito (MDB) solicitou reforço no policiamento militar que atua no município de Orobó. No documento, ele pontou que a solicitação visa combater os inúmeros assaltos que estão ocorrendo, principalmente, nas comunidades rurais. Ainda na indicação, Brito solicitou que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado pelo promotor Tiago Meira, faça intervenção para que a Secretaria de Defesa Social (SDS) garanta maior segurança para população. O vereador também ressaltou a importância da unidade dos poderes para ampliação do efetivo policial.

"PE tem uma gestão que trabalha contra o empreendedor", diz Mendonça Filho


O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), lançou pesquisa na sua página do Facebook sobre dificuldade para empreender no Estado e disparou contra o governo. “Tá na cara que Pernambuco tem uma gestão que trabalha contra o empreendedor. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos no Brasil, mas aqui o PSB se mostra contra quem empreende. No lugar de dificultar a vida do empreendedor, é preciso simplificar e desburocratizar o que for possível”, postou. Nos comentários, os internautas relatam as maiores dificuldades para empreender. Clique neste link e confira.

Zé Higino anuncia apoio a Henrique Filho


O vereador por Limoeiro, Zé Higino (SDD), confirmou seu ingresso no grupo do deputado estadual Henrique Filho (PP). Eles estiveram juntos no Hospital Regional de Limoeiro, nesta quarta (3), para a entrega de equipamentos adquiridos com recursos estaduais, provenientes de emenda indicada pelo progressista. Sobre federal, disse que ainda definirá, podendo ou não ser o mesmo que fará dobradinha com Henrique, e que também não foi definido. Sobre a parceria com Queiroz, justificou que o deputado assumiu o compromisso de colaborar com ações contínuas em Limoeiro.

Rodrigo de Duda reforça Infraestrutura de Limoeiro


O suplente de vereador pelo PP, Rodrigo de Duda, foi nomeado para ocupar o cargo de Gerente de Limpeza Pública da Prefeitura de Limoeiro, sob a gestão do prefeito Orlando Jorge (PODE). Ele chega para reforçar a equipe de Infraestrutura, setor que “respirou” na gestão anterior até sair para ser candidato a uma vaga na Casa Professor Agripino de Almeida. Além do reforço profissional, Rodrigo poderá agregar politicamente ao grupo de situação. Em 2020, conquistou 467 votos. Um quantitativo considerável para estrutura de campanha que teve.

Manoel Mariano com escolhas definidas para 2022


Ex-vereador de Orobó, Manoel Mariano (sem partido) confirmou que apoia a pré-candidatura do ex-prefeito Cléber Chaparral (PSD) para deputado estadual. Para federal, senador e governador, seguirá os indicados pelo ex-gestor, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Governo. Agora, para presidente, adiantou ao Blog do Agreste que seu voto será de Lula (PT). O petista é pré-candidato à presidência da República. Perguntado sobre candidatura pessoal no futuro, ele disse que apenas votará nos amigos e fará shows de cantoria de viola, ou seja, “pendurou as chuteiras”.

Oposição de Riacho das Almas fechada com Teobaldo


O grupo de oposição no município de Riacho das Almas, liderado pelo candidato a prefeito pelo Podemos na última eleição, Alberes Gomes, esteve reunido com deputado federal e presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, na última semana, para reafirmar o apoio político e debater demandas locais. O grupo demonstrou alinhamento com o parlamentar, que amplia sua base no Agreste Setentrional. Alberes ficou em segundo lugar no último pleito. Ele obteve 6.836, o que representou 41,75% dos votos válidos.

Retroescavadeira "abre caminhos" para 2022 em Passira


O prefeito de Passira, Severino Silvestre (PSD), fez uma grande mobilização para anunciar a chegada de uma retroescavadeira adquirida com recursos da União, por meio de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal André de Paula (PSD). Na entrega, discursos, servidores, aliados e populares aplaudindo, além da “tradicional” faixa de agradecimento pendurada no equipamento. O deputado estadual Aglailson Victor (PSB), que assim com André será votado por Silvestre na próxima eleição, também esteve no ato.


Pelo tamanho da festa preparada, merecia ser a entrega de uma frota de máquinas. Mas, o dito popular é válido: “tudo é bem-vindo”. Além do clima da entrega, o tom para 2022 não faltou nos posicionamentos. Parte dos vereadores da base de Silvestre não seguirão os mesmos candidatos dele no próximo pleito, com isso, a disputa pela majoritária será um “atrativo” a mais nas urnas passirenses. Em 2018, mesmo fora da prefeitura, o grupo de Silvestre conseguiu fazer De Paula o mais votado para federal, enquanto Aglailson foi o segundo para estadual.

Novembro Azul: diagnóstico precoce pode salvar vidas


Considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata entra em evidência com a campanha do “Novembro Azul”, que chega para intensificar a conscientização sobre a prevenção da doença. O urologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Hude Lucena, ressalta a importância da campanha, com dados alarmantes sobre a fatalidade desta enfermidade nos homens. “O câncer de próstata é o mais comum e o segundo que mais mata o homem no Brasil. Por isso, a importância de uma campanha específica”, enfatiza o médico.


Ele também destaca a necessidade do diagnóstico precoce para um maior alcance da cura. “O câncer de próstata não causa sintomas no início, que é justamente a melhor fase para o tratamento, onde temos mais chance de cura. Esse tipo de câncer só vai causar sintomas nas fases mais avançadas da doença, onde já não está mais localizada só na próstata, por isso, todos os homens, a partir dos 40 anos, devem começar os exames anuais de prevenção do Câncer de próstata com o urologista”, pontua. Na Rádio Jornal Limoeiro, ele reforçou que os cuidados devem ser todos os dias.

Coluna Política | Raquel Lyra na estrada


Pontuando nas pesquisas de intenção de voto, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), tem impulsionado seu nome na pré-campanha para governadora. No fim de semana, a caminho de Garanhuns, visitou Débora Almeida, ex-prefeita de São Bento do Una, Rossine Blesmany, ex-prefeito de Lajedo, e vereador Lila, em Belo Jardim. Na pauta, Eleição 2022.


Outro fato importante do fim de semana dela foi a filiação do ex-prefeito de Garanhuns, Izaias Régis, ao PSDB. “A política é a única forma que a gente tem de superar as crises que a gente vive. Por isso, Izaías chega para somar. Vamos andar juntos para falar com os pernambucanos sobre futuro, trazendo lideranças e dialogando com a população”, pontuou Lyra.

 

Limoeiro – O vereador Inácio Filho (Avante) iniciará um giro pelas comunidades através do Gabinete Itinerante. Sugestões, dúvidas, elogios, reclamações e reivindicações serão demandas pela população. Inácio, que está no primeiro mandato, começa próximo dia 10. Ele ainda divulgará a primeira comunidade. Será uma por semana.

 

Bom Jardim – Ao anunciar pavimentação em paralelepípedo para mais de 30 ruas do município, o prefeito Janjão (PL) espera emplacar sua marca na gestão. São recursos de emendas parlamentares em torno de R$ 1,6 milhão. Para 22, Janjão segue bem alinhado com o pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD).

 

Feira Nova – O prefeito Danilson Gonzaga (PSD) segue com asfaltamento por diversas ruas. São ações da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, fruto de articulação do deputado federal Fernando Filho (DEM), que será votado pelo gestor em 22. A meta é ser majoritário.

 

Paudalho – O prefeito Marcelo Gouveia (PSD) anunciou um “aulão” com 200 vagas gratuitas para estudantes que vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Boa oportunidade para os “feras” ampliarem o conhecimento. Com isso, Gouveia aproxima o público jovem ainda mais da sua gestão. O famoso “bom para os dois lados”.

 

Vitória de Santo Antão – Os deputados estadual Joaquim Lira (PSD) e federal André de Paula (PSD) receberam título de Cidadão Vitoriense nesse fim de semana. O pai de Joaquim, Elias Lira, foi prefeito da cidade, mas o filho não é natural do torrão. Os dois parlamentares são apoiados pelo prefeito Paulo Roberto (MDB).

Novas flexibilizações para atividades sociais, esportivas e culturais em PE


O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (28), em coletiva de imprensa, mais uma série de flexibilizações para atividades sociais, esportivas e econômicas dentro do Plano de Convivência com a Covid-19. A coletiva contou com as presenças dos secretários de Saúde, André Longo, de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, e da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Dentre os anúncios está a ampliação do público em estádios de futebol. Agora, as torcidas poderão ocupar até 30% da capacidade total da praça esportiva.


Também foram anunciadas novas flexibilizações para outros setores da economia. O limite de público em eventos sociais, culturais, shows e bailes passa a ser de até 5 mil pessoas ou 80% da capacidade, o que for menor. Também não haverá mais horário limite para as atividades, independente do dia da semana. O uso de máscara em locais abertos, em Fernando de Noronha, também foi dispensado a partir do dia 17 de novembro. Confira a coletiva completa clicando neste link.

Homem é preso por exercício ilegal da medicina em Lagoa de Itaenga

Foto | Joeli Azevedo - Cremepe

Um homem foi preso pela prática de exercício ilegal da medicina, na tarde desta quinta (28), no município de Lagoa de Itaenga. O flagrante foi feito pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) na Unidade Mista Josefa Cavalcante Petribú. Por meio de nota, o Cremepe disse que ele é formado em medicina na Bolívia e assumia eventuais plantões da unidade utilizando nome e CRM de um médico para realizar os atendimentos. Ele não teve o nome divulgado.


A denúncia chegou ao Cremepe, que identificou o dia que o suspeito estaria de plantão e, juntamente com a Polícia Civil, deu o flagrante. “O Cremepe descobriu que o falsário se apropriou não só do nome de um médico real, mas usava seu registro profissional para atuar na unidade, inclusive com um carimbo falso. O suspeito atuava na unidade desde fevereiro deste ano”, diz a nota do Conselho. 


Representantes do Cremepe acompanharam o suspeito até a Delegacia de Tracunhaém para lavrar o auto de prisão em flagrante. Ele vai depor e responderá a inquérito por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, além de uso do número do CRM de outra pessoa. Em resposta ao contato da nossa reportagem, a Prefeitura de Lagoa de Itaenga informou que se posicionará através de nota oficial. Confira abaixo na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece, a respeito de matéria divulgada sobre um flagrante de exercício ilegal da medicina na unidade mista Josefa Cavalcante Petribú, ressalta que o mesmo não faz parte do nosso quadro funcional, onde assumia eventualmente alguns plantões em troca diretamente com os profissionais médicos de nossa unidade, sem vínculo com nosso hospital. Desde o primeiro plantão assumido, foi solicitado pela direção administrativa carteira profissional, prática prache de nosso serviço, para conferência do registro e regularidade no portal do conselho.

 

A carteira foi apresentada com dados e foto, conferida no portal as informações, que atestavam regularidade. Na fiscalização do Cremepe, o mesmo informou ser formado na Bolívia e ainda não ter autorização para trabalhar no Brasil, o que o fez assumir a identidade de outro profissional (sic), falsificando documentações e carimbo médico. Configurada a falsidade ideológica e exercício ilegal, o mesmo foi retirado imediatamente das dependências do hospital e encaminhado para delegacia sob escolta policial e do conselho de medicina, para tratar das providências cabíveis.

 

Outro profissional médico, do nosso quadro funcional, assumiu o plantão de imediato, não ocasionando falta de atendimento à população. Esta secretaria lamenta o ocorrido, atesta não compactuar com essa situação, reafirma que o mesmo não faz parte do seu quadro profissional, onde nos foi entregue documentos falsificados, o que infelizmente, dificultou a descoberta da fraude. No mais, estamos a disposição para qualquer esclarecimento necessário. Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa de Itaenga

Governador anuncia décimo e internautas reagem negativamente


O calendário de pagamento dos próximos dois meses e do décimo terceiro do servidor público estadual foi anunciado, nesta quarta (27), pelo governador Paulo Câmara (PSB). A folha referente a novembro será paga no dia 30 daquele mês. Já o décimo estará disponível no dia 13 de dezembro, enquanto o último salário do ano será depositado no dia 30 do mesmo mês. Segundo Câmara, as três folhas salarias do Governo de Pernambuco giram em torno de R$ 3,3 bilhões.


Nesta quinta (28), Dia do Servidor Público, o governo estará efetuando o pagamento do salário de outubro para ativos, aposentados, pensionistas e comissionados. Na página do Governo do Estado, no Facebook, o governador foi “bombardeado” ao postar um vídeo com o anúncio do calendário. No intervalo de uma hora da postagem, os 22 comentários foram negativos. “Vai baixar o combustível. Cadê o imposto do combustível? Tá muito alto. Toma vergonha na cara", disse Eraldo José em um deles. Clique neste link e confira a repercussão.

Marquinhos Paz assume diretoria na CTB e consolida apoio a José Patriota

Foto | Evaldo Costa - Divulgação

Suplente no município de Limoeiro, o ex-vereador Marquinhos Paz (PSB) assumiu uma cadeira na nova diretoria estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A posse ocorreu na tarde deste sábado (23), na sede do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro – PE), com o socialista sendo indicado para Direção Plena. O secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota (PSB), e do presidente estadual do PCdoB, Marcelino Granja. 


De acordo com a organização do evento, dezenas de representações sindicais de Pernambuco também acompanharam o evento. “Hoje participei da posse da nova diretoria da CTB Pernambuco, a qual faço parte como Diretor Estadual. Junto com o companheiro José Patriota e Jackson Bezerra vamos unidos pelo bem do nosso povo”, postou o ex-vereador nas redes sociais. Pela primeira vez, Marquinhos assume um cargo na instituição. 


O encontrou também consolidou o apoio de Marquinhos Paz à pré-candidatura de José Patriota a deputado estadual. O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira confirmou nos bastidores que disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022. Ele vem montando grupos no Interior e, em Limoeiro, deu a largada. Marquinhos Paz foi vereador pela primeira na legislatura de 2017 a 2020. Na última eleição, ele tentou a reeleição integrando o grupo da situação, mas ficou na suplência do PSB com 737 votos.