terça-feira, 31 de agosto de 2021

Coluna Política | Oposição sabe que unidade é competitividade


Nos meses que antecedem uma convenção partidária é mais do que natural o surgimento de várias pré-candidaturas. Faz parte do processo de alinhamento e aglutinação. Mas, nem sempre o que querer é poder. E na política, o ceder também precisa ser bem trabalhado, pois pode fazer a diferença no futuro. É o famoso perder agora para ganhar amanhã. Esta introdução se encaixa bem no cenário que se forma para disputa do Governo de Pernambuco. Nomes com reais chances de vitória ganham volume, mas alguém terá que ceder para vencer. E mais sabedor que o colunista e o eleitor, é o político que está nessa partida de xadrez, leia-se, articulação.


Ontem, o presidente do DEM, Mendonça Filho, sentou com os “Ferreiras” para fortalecer o entendimento de unidade entre as vias de oposição. Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão, André Ferreira (PSC), deputado federal, e Fred Ferreira (PSC), vereador do Recife, estiveram no encontro. Mendonça, que deve disputar uma cadeira de deputado federal foi bem objetivo ao declarar após a reunião: “Conversamos sobre a construção de um projeto futuro para Pernambuco, tendo como foco a unidade das forças de oposição. Trabalho para que as forças de oposição mantenham o diálogo e construam uma candidatura que represente essa união.”

 

Busca – O prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca (PSD), bateu à porta do governador Paulo Câmara (PSB) para tratar uma ampla lista de prioridades para o município da Região Metropolitana. Zé saiu animado com a promessa de visita do governador à cidade para anunciar a liberação de recursos para obras de mobilidade urbana. Ele foi acompanhado do deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula. O parlamentar tem um perfil de muita presença nas bases eleitorais e tem intensa agenda na ponte área entre Pernambuco e Brasília.

 

Lá e cá – Um dia após Juliana Chaves (PSB) anunciar apoio político do grupo de oposição a Sileno Guedes (PSB), pré-candidato a deputado estadual, e ao deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), o que agitou os bastidores políticos de Feira Nova, o prefeito Danilson Gonzaga (PSD) inaugurou uma escola com a presença dos seus novos aliados: deputado estadual Aglailson Vitor (PSB) e deputado federal Fernando Filho (DEM). Que a Terra da Farinha “ferve” quando o assunto é política não é novidade para ninguém, mas é inegável que 22 será um clássico pelos majoritários.

 

Rápidas

Limpeza – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), reuniu os empresários do segmento de internet para começar o debate sobre a remoção de fiação irregular nos postes da cidade. Uma medida antipática para o setor, mas necessária para o povo.

 

Higiene – O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), apresentou um Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores para a distribuição de absorventes higiênicos para alunas da rede municipal. A medida vem crescendo entre os municípios de PE. Ele aguarda a votação.

 

O povo quer saber – A oposição de Pernambuco só pensará em união num possível segundo turno?