segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Coluna Política | Giro de 360 graus na política de Feira Nova


O encontro realizado pelo grupo de oposição de Feira Nova para anunciar os pré-candidatos a deputado federal e a deputado estadual para as eleições de 22 aqueceu ainda mais os bastidores políticos. Por sinal, a cidade “respira” política diariamente. Mas o que mais chamou atenção não foi simplesmente o anúncio, até porque isso é natural, mas sim quem foi anunciado. Para estadual, o grupo caminhará com o presidente estadual do PSB e secretário estadual de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, Sileno Guedes. Algo natural, já que a líder da oposição, Juliana Chaves, é do PSB e referência política do Governo do Estado em Feira Nova.

 

Porém, para federal, os oposicionistas fecharam com o deputado e presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo. Até então, o parlamentar era apoiado pelo prefeito Danilson Gonzaga (PSD), ou seja, um giro de 360 graus na política feiranovense. Além de Juliana, o ex-prefeito Nicodemos Barros (PSB), a ex-primeira dama Marli Barros (PSC) e os vereadores Túlio Barros (PTC), Bruno Chaves (PSB), Amauri da Barragem (PSC) e Joca do Gesso (PDT) também estão no grupo. Sobre o rompimento com Danilson, Teobaldo foi objetivo: “Quem tem que responder é ele”.

 

Clima – Ainda no encontro de Feira Nova, Ricardo Teobaldo não usou o microfone para criticar a gestão de Danilson, nem tão pouco para comentar sobre o rompimento. Teobaldo apenas apresentou a lista de recursos que indicou para o município e que foram transformados em obras e ações nos últimos anos. Aliás, percebi que ele até evitou falar o nome do gestor, ponderando ao comentar sobre o respeito que tem à família Gonzaga. Pelo discurso de ontem, as primeiras ações serão anunciadas em breve. O clima foi de largada para 22 e ainda mais para 24.

 

Apoio – Durante visita a Pernambuco no fim de semana, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), deixou bem claro o desejo de ter a prefeita de Caruaru e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra, como candidata a governadora de Pernambuco em 22. Com o plano nacional dele de ser candidato a presidência da República, a gestora caruaruense seria o “palanque dos sonhos” dele no Estado. Com os últimos eventos do PSDB Estadual, a pré-candidatura de Raquel ganhou amplitude. Ela mesma mostra-se mais animada para o pleito.

 

Rápidas

Machados 1 – O grupo de oposição de Machados, liderado pelo ex-prefeito Cido Plácido (PL), está organizado para o mês de outubro um mutirão de saúde. Diversos atendimentos médicos serão ofertados gratuitamente para os moradores mais carentes. A ação é uma parceria com o médico e deputado estadual Francismar Pontes (PSB).


Machados 2 – O prefeito Juarez da Banana (PSB) embarcou para Brasília nesse domingo acompanhado do vice Silvinho (PSB). Os socialistas vão tentar angariar recursos da União para ações locais. Gabinetes de deputados, senadores e ministros estão na rota dos “bananeiros”. É aguardar pra saber o saldo da viagem.

 

O povo quer saber – O grupo de oposição de Feira Nova fará o deputado federal majoritário novamente?