TCE divulga levantamento sobre transparência nos gastos com Covid-19


O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Dirceu Rodolfo, reuniu a imprensa nessa terça (7) para apresentar os resultados de um levantamento feito pela Coordenadoria de Controle Externo entre os meses de maio e junho deste ano, para avaliar a transparência dos municípios pernambucanos na divulgação de dados relativos a contratos e aquisições destinados ao enfrentamento do novo coronavírus. Clique neste link e confira a situação de cada município pernambucano.

A pesquisa avaliou ainda se, durante o período da pandemia, foi garantido à sociedade o acesso à informação por meio de Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC). O estudo teve como objetivo observar o cumprimento da transparência pública, obter um panorama das despesas com aquisições e contratações durante a pandemia, possibilitar ajustes em possíveis falhas identificadas na divulgação das informações e garantir o controle social, permitindo o acesso da população às informações.

“O levantamento mostra o retrato da situação dos municípios em um determinado momento no que diz respeito à disponibilização de informações sobre a pandemia, cenário que está sujeito a alterações à medida que os requisitos legais e de transparência forem sendo atendidos pelas prefeituras”, disse o presidente Dirceu Rodolfo.

Os resultados mostraram que 178 dos 184 municípios do Estado têm nos sites e portais das prefeituras uma seção específica sobre a Covid-19, mas apenas 37 deles divulgam informações relacionadas às contratações e aquisições para o combate à pandemia, enquanto 44 atendem às exigências de forma parcial. Com base no diagnóstico, o TCE vai encaminhar Alertas de Responsabilização a 113 municípios que apresentaram um maior número de irregularidades.

“Aqueles que não atenderam aos critérios e descumpriram os alertas poderão sofrer sanções que vão desde a aplicação de multas, à abertura de processos para averiguar os fatos com maior profundidade, à emissão de Cautelares, à remessa ao Ministério Público de Contas para as providências necessárias e poderão levar a prejuízos na análise das prestações de contas”, enfatizou Dirceu Rodolfo.

Estado – Com base nos mesmos critérios usados na área municipal, os técnicos do Departamento de Controle Estadual do TCE fizeram também um levantamento no Portal da Transparência do Governo de Pernambuco, que contém as informações consolidadas de todos os órgãos e entidades do Estado. O resultado apontou que o Portal atende a todos os critérios avaliados. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-PE)