segunda-feira, 11 de maio de 2020

Limoeiro abre 18 leitos para pacientes de covid-19

Imagem | Eduarda Santana - PML
Com capacidade para 18 leitos, o Hospital de Campanha de Limoeiro Covid-19 entrou em funcionamento na manhã desta segunda (11). A unidade foi montada no prédio das futuras instalações da Unidade Básica de Saúde do Bairro do Juá (UBS Juá). A estrutura do hospital provisório também conta com sala vermelha, sala de raio-x, almoxarifado para equipamentos de proteção e sala de medicamentos. Na montagem, a Secretaria de Saúde também reservou uma área específica para possíveis óbitos, inclusive, com saída lateral.

Pacientes que apresentem instabilidade no quadro clínico poderão ser encaminhados para uma sala especial com eletrocardiograma, monitor cardíaco, oxigenação, respirador e ventilador mecânico. As enfermarias contam com leitos equipados com oxigênio. A equipe é composta por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médicos, nutricionista, psicóloga, respiratória (intensivista), além de técnicos de enfermagem e de radiologia. Também há profissionais das áreas de segurança e administrativa.

Em transmissão pela internet, a secretária de Saúde, Karla Torres, explicou que os encaminhamentos ocorrerão pelas UBS. Diante dos sintomas, o médico do “posto de saúde” fará contato com o médico plantonista do hospital de campanha para verificar a necessidade de internamento. Os casos classificados como baixa ou média complexidade ficarão no município. Caso o quadro clínico do paciente exija terapia intensiva, ocorrerá a transferência para uma UTI. No boletim atualizado nesse domingo (10), Limoeiro chegou a 28 casos confirmados para covid-19. Desse total, 14 apresentaram recuperação e oito evoluíram para óbito.