domingo, 19 de abril de 2020

Limoeiro alerta população para evitar criadouros do "mosquito da dengue"


Nestes dias em que todas as atenções estão voltadas para combater o novo coronavírus, paralelamente aumenta o risco de uma epidemia de dengue, zika ou chikungunya. Por conta disso, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Vigilância Ambiental, emitiu um comunicado de alerta aos moradores do município com os cuidados necessários para evitar novos criadouros do Aedes Aegypti, popularmente chamado de “mosquito da dengue”.

No comunicado, a Vigilância Ambiental reforçou a necessidade “manter tampados ou cobertos com plásticos os depósitos com água, emborcar garrafas, proteger pneus e não acumular lixo no quintal”. As doenças provocadas pelo Aedes mataram milhares de brasileiros nos últimos anos. Momentaneamente, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) não estão realizando os trabalhos dentro dos imóveis e sim nos quintais. 

“Apenas as partes de trás e da frente da casa serão observadas. Os agentes darão orientações aos moradores. O acesso ao quintal da casa pode ser feito pela lateral e, sendo casa conjugada, poderá ser feito por dentro. Porém, este acesso não permite realizar trabalho e nem tocar em nada dentro do imóvel. Os profissionais dispõem de máscaras de proteção para suas atividades de rotina externas e nos quintais”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Márcio Silva.

O coordenador disse que os cuidados no interior das casas ficarão por conta de cada família. “Os trabalhos contra a dengue continuam e as responsabilidades são de todos”, pontua Silva. O morador de Limoeiro que precisar de outras informações pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental através de mensagem via WhatsApp: (81) 9 9529 7304. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Ainda com relação à dengue, no site do Ministério da Saúde o cidadão também encontra informações sobre sintomas, causas, tratamento e prevenção.