Prefeito de Orobó inaugura obra escolar avaliada em R$ 3 milhões

Foto | Ênio Andrade (Divulgação)
O prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), inaugurou, nesse domingo (9), o novo prédio da Escola Sagrada Família e a Quadra Poliesportiva Severino Miranda, no Sítio Varjão. Com investimentos da ordem de R$ 3 milhões – oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de recursos próprios do município – as obras contemplam, aproximadamente, 300 estudantes de diversas localidades. De acordo com a gestora da unidade, Simone Alves, a quadra e a área de eventos da escola também serão utilizadas pela comunidade.

Além de Educação Infantil, com a ampliação do espaço, a escola passou a oferecer Ensino Fundamental I e II. “A modalidade Anos Finais passou a ser uma novidade. Antes, os alunos precisavam ir para cidade, mas agora ficam na comunidade”, enfatizou a diretora. O novo prédio conta com seis aulas de aula, biblioteca, espaço de recreação e convivência, sinalização de acessibilidade, banheiros adaptados, secretaria, sala dos professores e cozinha. “Temos um espaço escolar de portas abertas para as famílias”, pontuou Simone.

Segundo o prefeito, o novo mobiliário foi comprado com recursos próprios, além de outras obras necessárias, a exemplo do calçamento da frente da escola. A construção durou dez meses. “Fizemos em tempo recorde. Quando a construtora pega uma obra em Orobó sabe que tem que entregar logo ao povo. Acompanhamos de perto desde a assinatura da ordem de serviço. Conseguimos o apoio do deputado federal Fernando Filho na conquista dos recursos e a parceria será mantida”, declarou o gestor municipal. 

Chaparral também adiantou que projeta a construção de outras duas unidades de ensino no mesmo padrão, sendo uma em Jundiaí e outra em Umburetama. “É possível fazer. Fiz os projetos, temos os terrenos escriturados em nome da prefeitura, mas só consigo se o deputado (Fernando Filho) nos ajudar. Temos muitas obras para fazer com recursos próprios, mas para as escolas e quadras vamos buscar recursos federais”, finalizou Chaparral.