domingo, 15 de setembro de 2019

Coluna da Segunda | Líder do PSB levanta bandeira do audiovisual


“É urgente a mobilização da sociedade e do Legislativo contra, não só o descaso, mas os ataques do governo Bolsonaro ao setor cultural, em particular ao cinema”. A fala do deputado federal Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara, ao comentar os cortes de 43% anunciados pelo governo para o setor audiovisual, ganhou a simpatia de profissionais do setor e "apimentou" a "quebra de braço" que existe entre a classe e o presidente. Alencar abriu as portas do seu escritório político, no Recife, para debater a pauta com produtores, advogados e membros de grupos representativos da telona.

O líder socialista garantiu que o mandato dele continua à disposição do setor audiovisual, dando clara demonstração que “comprou a briga”. Estiveram na reunião Carla Francine, Emilie Lesclaux, Cynthia Falcão, Pollyana Melo, Marco Bonachela e Diego Medeiros. Tadeu tem deixado visível que tem na defesa da produção e das políticas públicas voltadas para o setor cultural um dos pilares da sua atuação parlamentar. “O setor tem o nosso apoio irrestrito contra os cortes promovidos no Fundo Setorial do Audiovisual”, ressaltou no encontro.

O deputado "mergulhou" na defesa da causa. Uma demonstração clara é conferida quando ele diz ser contrário “contra toda a sorte de ataques que o governo federal vem assacando contra a cultura e, particularmente, contra o cinema brasileiro”. Alencar ainda classificou o momento de “má vontade do presidente da República e da equipe governamental para com a cultura, a indústria cinematográfica brasileira, produtores e artistas, alvos constantes de declarações desastrosas e ideologicamente contaminadas de Jair Bolsonaro e de alguns dos seus ministros”. Possivelmente, durante a semana, o presidente também deve mandar seu recado para o deputado.

Apoio – O PSDB deverá caminhar nas eleições municipais do próximo ano com Orlando Jorge (PSD), caso a candidatura a prefeito de Limoeiro seja concretizada. O novo presidente da sigla, Felipe Arruda, sinalizou que a comissão municipal tem o aval para marchar com o grupo capitaneado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos). O sinal verde foi dado pelos presidentes estadual e nacional, deputada estadual Alessandra Vieira e ex-deputado federal Bruno Araújo, respectivamente. O ex-secretário de saúde de Limoeiro pretende disputar o cargo de prefeito pelo Podemos.

Majoritária – A pré-campanha no município de Brejo da Madre de Deus segue efervescente. O fato novo gira em torno do assessor da secretaria municipal de Saúde, Frailan Mota. Em conversa com o Blog Manhã Nordestina, ele declarou que só entra na disputa se for pela cadeira de prefeito. Tentar uma vaga de vereador ou ocupar uma chapa como candidato a vice estão fora dos planos dele. Apesar da afirmativa, ele pondera ao declarar que o pré-candidato que melhor aparecer na avaliação popular encabeçará a majoritária.

Unidade – O PT de Bom Jardim caminhará no campo das oposições nas eleições do próximo ano. O presidente eleito, Maciel Santos, afirmou o posicionamento durante entrevista ao Quadro Político da Rádio Jornal Limoeiro. O petista adiantou que o partido buscará a unidade em torno de um nome que represente a oposição, mas não descartou candidatura própria, inclusive, revelando que o convite para filiação foi feito ao padre Valentim. De olho no Legislativo, Maciel confidenciou que o planejamento é de buscar eleger – ao menos – dois vereadores pelo PT.

Rapidinhas

Paudalho – A saga dos problemas pós-gestão chegou ao ex-prefeito Pereira (PSB). O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer prévio de rejeição da prestação de contas de 2016. E mais: apontou omissão de recolhimento ao Regime Previdenciário que ultrapassa R$ 10 milhões. 

Cidadania – Nos próximos dias 16, 17 e 18, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irá apresentar o projeto Educação Contra a Corrupção e a Sonegação para estudantes dos ensinos Fundamenta e Médio das cidades de Gravatá, Carpina e Pesqueira, respectivamente.

O povo quer saber – Quem será o candidato da oposição na disputa pela prefeitura de Orobó?