terça-feira, 7 de abril de 2026

Assinada ordem de serviço para construção da sede do IFPE Bezerros


Integrando a quarta expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, foi assinada a ordem de serviço para a construção do prédio do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Bezerros. Porém, a partir de maio deste ano, dois cursos (de forma simultânea) já serão oferecidos no município, na sede provisória do IFPE em Bezerros, que será na Escola Municipal José de Góes. Existe a programação para mais um curso no segundo semestre.


A implantação dos cursos seguirá um modelo progressivo, com início das atividades voltadas ao Ensino Médio Técnico Integrado, seguido da ampliação para cursos de Qualificação Profissional (Formação Inicial e Continuada) e, posteriormente, a consolidação com a oferta de cursos superiores. Os dois primeiros cursos ofertados serão de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e Profissional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos. Ambos com duração de aproximadamente três meses. 


De acordo com o IFPE, serão ministradas aulas às sextas-feiras, no período noturno, e aos sábados, em tempo integral, para os dois primeiros cursos (a partir de maio). A previsão é que, ainda em 2026, seja implantado o curso de Licenciatura em Pedagogia. Nas audiências públicas, também foram definidos dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Eletrotécnica e Desenvolvimento de Sistemas. Também foram pactuados cursos superiores estratégicos para o município, incluindo Bacharelado em Engenharia Elétrica e de Tecnologia da Informação.