![]() |
| Foto | Hélder Santana |
"Mais do que uma exibição, foi um reencontro". A frase do produtor cultural e cinegrafista João Alberes foi sobre o lançamento do Cine Feira, um projeto independente que começou a circular no município de Feira Nova, com exibição de filmes. A primeira parada foi na zona rural: Sítio Queimados. "O cinema itinerante ganhou vida para mostrar que a nossa história merece ser contada e assistida em tela grande", destacou João, também responsável pela curadoria da sessão. As fotografias têm a assinatura de Hélder Santana.
A estreia do Cine Feira contou com a primeira exibição pública, em Feira Nova, de"Terra da Farinha", um documentário do próprio autor do projeto que celebra a resistência das casas de farinha manuais do município. Feira Nova carrega o título de "Terra da Farinha", um marco cultural e econômico para a região, inclusive, com registro na Assembleia Legislativa de Pernambuco, consolidando a identidade feiranovense. "Ver o elenco e a comunidade se reconhecendo em cada frame foi o melhor combustível para esse projeto independente", declarou Alberes.
Em conversa com o Blog do Agreste, João revelou que o Cine Feira é um projeto com visão comunitária, cuja proposta é levar a cultura do audiovisual para lugares que não chega, ou seja, um cineclube itinerante. No Sítio Queimados foram exibidos quatro curta-metragems, sendo inéditos em comunidades, pois só foram apresentados em festivais de cinema, entre eles, Ilha das Flores, considerado o maior curta-metragem do Brasil, com diversas premiações em festivais nacionais e internacionais. Para isso, houve a parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre (RS).
"Conseguimos reunir a população no Sítio Queimados, um lugar pequeno, mas foi onde a gente gravou 'Terra da Farinha', que fala sobre a única casa de farinha manual funcionando, atualmente, no município. Nada mais justo do que levar esse filme para onde ele foi gravado", ressaltou Alberes. "Esse foi o nosso piloto, foi a sessão inaugural. Mas esse projeto ainda vai crescer muito. Foi um dia com muita pipoca, bolo, refrigerante e o calor da nossa gente. O Cine Feira começou e esse é apenas o início da nossa viagem", completou.
