terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Sílvio Costa Filho confirma que foco será candidatura ao Senado


Deputado federal licenciado e ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho anunciou, nesta terça (13), que deixará o ministério em abril, prazo final para desicompatibilização do cargo, conforme prevê a legislação eleitoral, e seguirá dedicado de forma integral à candidatura ao Senado Federal. Este ano, são duas vagas na disputa. “Estou trabalhando muito para cada vez mais consolidar a nossa candidatura ao Senado. Me sinto pronto e preparado para representar Pernambuco no Senado Federal", declarou Costa.


O nome dele vem sendo lembrado, contudo, essa recente afirmativa direta de Sílvio o coloca no jogo para buscar garantir a foto e o nome da chapa majoritária. É o dito popular: "Entrou de vez na briga". "Tive o privilégio de ser vereador do Recife, deputado estadual, secretário de estado, deputado federal e agora ministro. Por tudo isso, me sinto pronto para representar Pernambuco no Senado Federal”, declarou o ministro. Atualmente, ele tem alinhamento com a Frente Popular, que tem João Campos (PSB) como pré-candidato a governador.


Apesar da declaração, o deputado sabe que uma disputa majoritária não depende do querer pessoal. “Eleição majoritária não depende apenas de um desejo pessoal, mas, sim, de um conjunto de fatores. Mas tenho certeza que ao lado do presidente Lula vamos construir uma bela vitória”, disse, deixando bem explícito que terá o presidente petista como carta de apresentação nas conversas decisivas. Ele próprio afirmou à imprensa que Lula tem incentivado sua candidatura. Nomes como Marília Arraes (SD), Humberto Costa (PT) e Miguel Coelho (UB) também estão na disputa.