O ex-deputado estadual e federal Ricardo Teobaldo (PODE) reuniu aliados, na quinta (4), para oficializar o que todos comentavam: será candidato a deputado federal em 2026. Será a quarta disputa seguida para o cargo, com dois mandatos alcançados (2015 a 2022). Em Limoeiro, Teobaldo vai com o apoio do grupo governista, liderado pelo prefeito Orlando Jorge (PODE), numa dobradinha com o deputado estadual João Paulo Costa (PCdoB). Ainda na cidade que foi prefeito por dois mandatos, ele contará com o apoio de 13 dos 15 vereadores.
Na eleição de 2022, Ricardo obteve 78.880 votos no Estado. Em Limoeiro, conseguiu 10.705 votos - número abaixo do esperado - já que também contou com o grupo governista. E apesar de ter alcançado uma votação maior do que cinco eleitos, o Podemos não atingiu o quociente eleitoral, fazendo Teobaldo amargar uma derrota após cinco vitórias consecutivas (2006 - estadual, 2008 - prefeito, 2012 - reeleito prefeito, 2014 - federal e 2018 - reeleito federal). Para 2026 - a futura votação dele tem sido pauta em muitas rodas de conversa sobre política.
“Já disputei cinco eleições para deputado e obtive vitória em quatro. Mas nunca tive um apoio tão forte, tão verdadeiro e tão espontâneo como o que estou recebendo agora. Limoeiro me chama, e eu estou pronto para honrar esse chamado”, disse o ex-deputado durante o encontro, que também contou com representantes do comércio e do associativismo rural. Paralelo aos movimentos na terra natal, Ricardo Teobaldo tem buscado mais apoios em outras regiões de Pernambuco, visando ampliar as chances de voltar à bancada pernambucana em Brasília.
