Apesar das campanhas para combater a violência contra a mulher, os números mostram uma realidade alarmante. Em Limoeiro, no período entre janeiro e novembro de 2025, foram registrados 242 casos de violência doméstica e familiar. Os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) revelam que novembro foi o período com maior indíce de violência dessa natureza, registrando 28 vítimas. Os meses de fevereiro e outubro aparecem em segundo lugar, com 26 casos, cada, enquanto agosto aparece com 17 vítimas, sendo o com menos incidência.
Esses números podem ser maiores, tendo em vista os casos subnotificados, que não chegam aos órgãos de segurança pública. As estatísticas da SDS ainda mostram que a faixa etária entre 35 e 64 anos é a mais atingida em Limoeiro, com 94 mulheres violentadas desde o começo do ano. Em seguida, aparece as jovens entre 18 e 24 anos, somando 45 vítimas. Outros números que acendem o sinal de alerta estão relacionados às crianças e às idosas. Na faixa etária entre 00 e 11 anos, a cidade contabilizou 7 vítimas. Já com mais de 65 anos, foram 9 casos.
Ação - Numa parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o Governo de Pernambuco, as equipes da Diretoria Executiva da Mulher e da Secretaria Estadual da Mulher realizaram, na tarde dessa terça (9), uma mobilização no centro de Limoeiro para fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ação passou por estabelecimentos comerciais e espaços públicos, integração as atividades dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Clique neste link e confira o mapa anual completo.
