Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura
Cumaru - Dados solicitados pelo vereador Gustavo Pereira (PP) mostram que a ex-prefeita Mariana Medeiros (PSB) deixou mais de R$ 1 milhão em débitos com a Neoenergia (antiga Celpe), fruto das duas gestões. Como a atual gestora, Zeneide Medeiros (PSB), é prima e aliada dela, silenciou para essa "herança" negativa deixada por Mariana, que assumiu a Secretaria de Governo. A oposição tem divulgado por onde passa.
Aliados - Logo após ser anunciado como secretário em João Alfredo, Marcelo Motta (Avante) esteve com o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (PODE), para um encontro. Os dois são aliados desde 2023, com Marcelo integrando a primeira gestão de Orlando. A foto postada nas redes sociais pelos dois teve um significado: confirmar que seguem juntos politicamente, mesmo Motta atuando na cidade vizinha.
Vicência - Durante agenda na Mata Norte, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou que o município será contemplado com a construção de 12 casas, as quais serão destinadas às famílias afetadas pelas chuvas de 2022. Nesse período, o prefeito era Guiga Nunes (PSDB), um dos primeiros e poucos gestores a levantar a bandeira de Raquel na campanha eleitoral no primeiro turno. Além do lado social, tem um gesto político.
Visibilidade - Durante toda a agenda da governadora Raquel Lyra (PSDB) na Mata Norte, o deputado estadual Antônio Moraes (PP) foi figura presente e citada. A região é uma das principais rotas de atuação do parlamentar, que tem sido parceiro dos pés à cabeça da tucana na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi dia de Moraes colher alguns frutos e sair bem nas fotos com a gestora estadual.
Efeito - Reconhecido pela forte atuação nas redes sociais, inclusive, sendo citado como case de sucesso, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), sentiu o peso contrário no caos vivido pela população nos últimos dias chuvosos. Na mesma proporção que ele tem vídeos viralizados, viu as publicações populares também ganharem força, mostrando o outro lado da realidade recifense.