quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Quarta é dia Política do Cardápio, um prato especial do cenário político


Limoeiro - Nos planos e articulações para garantir representações nos quatro cantos do Estado na eleição de 26, o PSB deseja ter candidatos a deputado estadual em vários municípios considerados estratégicos. Um deles é Limoeiro. Apurei que o partido já sonda ter um nome local na disputa por uma cadeira da Alepe. Seria a certeza de um palanque mais próximo ao candidato a governador (possivelmente João Campos) na cidade. Na lista de limoeirenses cotados pelo PSB tem político e empresário. 2026 começou cedo.


Casinhas - Tem sido comum ouvir nos bastidores políticos que a prefeita Juliana de Chaparral (UB) será candidata a deputada estadual em 26. Ela está no segundo mandato e terá que renunciar ao cargo se realmente decidir tentar uma cadeira na Assembleia. Em 18, ela disputou e passou dos 30 mil votos, mas o partido ao qual estava filiada não atingiu o quociente eleitoral. Recentemente, o marido dela, Chaparral (UB), renunciou ao mandato de deputado estadual para assumir a prefeitura de Surubim. 


Chã de Alegria - As contas de governo do exercício 2022, tendo como prefeito Tarcísio Massena, receberam parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado para aprovação, com ressalvas. A prefeitura cumpriu os limites constitucionais com saúde e educação, mas as despesas com pessoal atingiram 55%, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal permite até 54%. Como só ultrapassou 1%, o conselheiro relator Eduardo Porto levou em consideração a baixa excessão e não recomendou a rejeição. Agora é aguardar a votação dos vereadores.


Linguagem - Quem observou o perfil do presidente Lula (PT) no Instagram percebeu que ele começou a publicar conteúdos com o povão. O primeiro tem relatos de estudantes e de pais elogiando as políticas públicas de acesso ao Ensino Superior. Ou seja, o efeito João Campos (PSB) começa a chegar às redes sociais do petista. Nos comentários, há elogios e críticas, algumas até duvidando da veracidade. Faz parte. Lula vai correr contra o tempo para tentar reduzir os efeitos negativos provocados pelo próprio governo dele.


Caruaru - O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) promoveu o primeiro encontro com secretários e assessores para estabelecer metas para os primeiros 100 dias da nova gestão. Teoricamente, buscar a identidade própria, já que a primeira (ele era vice) herdou da então prefeita Raquel Lyra (PSDB), que renunciou para disputar o Governo de Pernambuco. Otimista, Pinheiro afirmou que será a melhor gestão da história de Caruaru. No discurso, tudo é possível. Agora é aguardar a prática, já que a cidade tem problemas em vários setores.