2025 começou bastante positivo para Limoeiro, com diversos filhos e grupos da terra alcançando lugares de destaque. E nesta semana (23), mais uma conquista para o município. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou o resultado final da etapa de seleção dos editais de Fomento aos Pontos de Cultura da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). E para a alegria dos apaixonados pela terrinha, o Centro de Criação Galpão das Artes obteve 116 pontos, a maior nota entre os participantes e, com isso, ficou em primeiro lugar no edital.
Além do Galpão das Artes, que tem Fábio André como representante legal, outras entidades locais tiveram os projetos selecionados no edital: Caravana do Palhaço Xililique, sob a representação de George Pestana, e Companhia de Eventos Lionarte, com a representante Rita de Cássia da Silva Pessoa. Já no Pontão de Cultura, a Associação Plataforma Itinerante, representada por Marcos Antônio Mendes da Silva Pessoa, também de Limoeiro, foi selecionada. No site www.cultura.pe.gov.br, o leitor pode conferir a lista completa.
Os Pontos de Cultura são entidades que recebem apoio financeiro e institucional do Ministério da Cultura para desenvolver ações socioculturais. A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) é a política que fomenta os Pontos de Cultura. Para serem certificados como Pontos de Cultura, as entidades devem: Obter uma pontuação mínima nos Critérios de Avaliação e atender aos requisitos documentais solicitados na fase de Habilitação. A PNAB foi criada pela Lei nº 14.399 em 2022 para impulsionar a cultura em todo o país.