Prefeitura de Passira detalha motivos da situação de emergência em áreas de estiagem


Após a reportagem do Blog do Agreste publicar, na manhã desta quinta (9), a informação de que o prefeito de Passira, Severino Silvestre (PSD), declarou situação de emergência em áreas afetadas pela estiagem, conforme decreto publicado nessa quarta (8), no Diário Oficial dos Municípios, a gestão municipal se manifestou, por meio de nota, sobre os motivos que levaram o prefeito a tomar a decisão. Confira abaixo a nota na íntegra:

 

"A Prefeitura de Passira, vem a público esclarecer que a Decretação de Estiagem, recentemente anunciada, foi realizada em resposta a um pedido da Defesa Civil. Este decreto é de vital importância para garantir a continuidade da operação carro-pipa em nosso município, uma vez que mais da metade de nossa população reside na zona rural, onde o abastecimento regular de água pela COMPESA é inexistente, e os sistemas de tratamento de água potável são limitados. A prefeitura, por si só, não seria capaz de suprir a grande demanda por água nessas áreas.

 

É importante ressaltar que, embora o inverno se aproxime, Passira enfrenta desafios únicos devido à sua vasta extensão territorial. As chuvas são frequentemente localizadas e desiguais, deixando algumas áreas com excesso de água e outras com escassez. Portanto, a declaração de situação de emergência se faz necessária para garantir que os recursos e assistência adequados estejam disponíveis, como é o caso da Operação Carro Pipa, para todas as comunidades afetadas. Estamos comprometidos em trabalhar em colaboração com as autoridades competentes para garantir o bem-estar de todos os passirenses". Prefeitura de Passira