Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
Cumaru - A ex-vice-prefeita Nadjane Peixoto (PP) foi a escolhida para representar o grupo de oposição na disputa pela prefeitura. O ex-prefeito Eduardo Tabosa (PSD) e o empresário Josivaldo Soares (Val da Internet - PSD) retiraram as pré-candidaturas majoritárias para apoiá-la. Esse acordo de unidade entre os três existia desde o ano passado. Foi honrado. Val vai disputar uma cadeira de vereador, enquanto Tabosa analisa indicar a esposa dele para pré-candidata a vice.
Surubim - Dentro de algumas mudanças realizadas no secretariado decorrentes da "janela partidária", o veterinário Denny Lapenda assumiu a chefia de gabinete da prefeita Ana Célia (PSB). A função tem status de secretaria. Antes, ele coordenava a pasta de Desenvolvimento Agrário e Econômico. Lapenda, que ingressou na segunda gestão da socialista, alcançou confiança. Além disso, sabe ouvir e tem habilidade para lidar com as pessoas. Pontos essenciais para um chefe de gabinete.
João Alfredo - Vereadores de oposição protocolaram, no MPPE, pedido de investigação sobre a situação da merenda escolar servida na rede municipal, citada pelos parlamentares de "precária". Segundo eles, o documento foi elaborado a partir de denúncias de pais e de professores. Inclusive, prints foram mostrados. Em resposta, o prefeito Zé Martins (PSB) postou um vídeo com alunos segurando a merenda e dizendo que estava boa. Depois, falam que o prefeito é um "pai". Vai pegar fogo!
Limoeiro - Representado por Wedson Galindo, o PT segue com a pré-candidatura a prefeito no modo "ativado". Mas a legenda não esconde a possibilidade de dialogar com as demais vias representadas na cidade em torno de uma construção partidária. A vontade do PT é ter espaço numa majoritária, mesmo que não seja a “cabeça” da chapa. Mas a proporcional também está nos planos e tem nomes competitivos. Faz tempo que o PT não ocupa cadeira de mandato no município.
Glória do Goitá - Depois da chegada de Kaio Nery, presidente da Câmara de Vereadores, o pré-candidato a prefeito pelo campo das oposições, Jaiminho (PODE), também passou a contar com o apoio do vereador e ex-vice-prefeito Lívio Amorim. A ex-vereadora Monalysa Amorim, que este ano voltará a disputar uma cadeira, também decidiu pelo palanque de Jaiminho. No início da pré-campanha, ele era tido como o "sem grupo" da cidade. Pouco a pouco, o oposicionista está montando o "exército".