sábado, 6 de abril de 2024

Sábado é dia de Politicafé, sua dose de informação política


Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
 

Tracunhaém - A ex-prefeita Graça Lapa ingressou no Republicanos e, por tabela, oficializou apoio ao prefeito e pré-candidato à reeleição, Irmão Aluízio (REPU). Alguns nomes do grupo político dela também decidiram se filiar ao mesmo partido, reforçando o palanque governista na Terra do Artesanato de Barro. Em 2020, a filha de Graça, Regina Lapa, foi a adversária de Aluízio. Quatro anos depois, estão todos juntos. O fato tem dividido opiniões e gerado críticas e elogios.

Limoeiro 1 - Antes no PTB, o vice-prefeito Zé de Nena se filiou ao PSDB. No começo desta semana, o partido, representado pelo presidente estadual, Fred Loyo, renovou a parceria com o grupo governista para apoiar a pré-candidatura à reeleição do prefeito Orlando Jorge (PODE). Na ocasião, o agropecuarista José Nivaldo foi reconduzido à presidência municipal. Alguns vereadores também ingressaram na legenda tucana para disputar um novo mandato.

Limoeiro 2 - Pré-candidato a vereador pelo campo das oposições, Nildo do Seráfico se filiou ao MDB, optando por ficar no mesmo partido do pré-candidato a prefeito, Daniel do Mercadinho. Será um "chapão" emedebista – o que promete ser uma boa disputa interna. Nildo vai tentar pela segunda vez uma cadeira na Casa Professor Agripino de Almeida. Na eleição de 2020, ele ficou na primeira suplência do PDT, com 756 votos. O resultado o colocou na "vitrine" política.

Glória do Goitá - Vereador líder da situação e pré-candidato a prefeito, Rodrigo Martins segue no PSB para a disputa eleitoral. "Ungido" pela prefeita Adriana Paes (PSD), o parlamentar vai liderar uma frente com PSB, PSD, PP e Republicanos. Todos os partidos terão candidatos a vereador. O vice será uma indicação do PSD, já que o presidente estadual da legenda, André de Paula, deu "carta branca" para a sigla seguir no grupo governista, mesmo a “cabeça” da chapa majoritária sendo do PSB.

Paudalho - Até então pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, o vice-prefeito André Viana se filiou ao PL. Deixou uma legenda presidida por liderança de esquerda para ingressar numa que representa a direita. Viana foi breve ao dizer que a saída do SD foi amigável, após conversa com a presidente estadual Marília Arraes. O "pop-star", que passa a contar com toda a estrutura do PL, já vem trabalhando a frase: "Vamos devolver Paudalho ao povo de Paudalho".

João Alfredo - Com a retirada da pré-candidatura a prefeita de Maria Sebastiana (PP), o vereador Ricardo do Imbé, aliado de primeira hora dela, passou a integrar o grupo da pré-candidata Vânia de Oim (PODE). O parlamentar, que vai tentar a reeleição pelo Podemos, já iniciou visitas ao lado da nova parceira política. Com a chegada de Ricardo, Vânia passa a contar com o apoio de cinco vereadores. Adriano Santos, Erivaldo Vieira, Joanna Amélia e Oim já estavam na base.