terça-feira, 9 de abril de 2024

PSB Limoeiro deixa "protagonismo" majoritário e foca na proporcional


Nas três últimas eleições para prefeito de Limoeiro, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresentou candidato, somando uma vitória (2016) e duas derrotas (2012 e 2020). Este ano, a legenda não será protagonista, pois atuará no apoio ao prefeito e pré-candidato à reeleição, Orlando Jorge (PODE). O prego da decisão foi batido no início deste mês de abril, avalizado pelo deputado federal Pedro Campos (PSB). Uma chapa de candidatos a vereador será formada.

Dados da Justiça Eleitoral mostram o construtor Roberval II (Segundo Construções) como presidente da Comissão Provisória Municipal, tendo o vereador Ronaldo Morais como vice-presidente. O corretor de imóveis Ivan Ruy aparece como secretário, enquanto o biólogo Ricardo Rodrigues é o tesoureiro. A diretoria ainda tem o membro João Antônio. A comissão tem vigência até dezembro de 2024. O presidente, o vice e o tesoureiro coordenaram a campanha de Pedro, em Limoeiro, em 2022.

Conforme apurado pelo Blog do Agreste, além de Ronaldo, o vereador Inácio Filho também está no PSB. "Os demais são a maioria tentando um segundo pleito ou até primeiro. Mas a chata 'tá' boa", disse fonte socialista. Em 2020, o partido elegeu dois vereadores: Beto de Washington e Zózimo Albuquerque. No meio da legislatura, com a cassação de Jaciel do Parque, eleito pelo PDT, em decorrência de fraude à cota de gênero, Marquinhos Paz, que foi candidato pelo PSB, assumiu a vaga. Na recente janela partidária, todos deixaram a legenda.