quinta-feira, 11 de abril de 2024

Diretor de Turismo de João Alfredo deixa cargo: pasta sem recursos, falta de interesse da gestão e salários atrasados


Ao findar a primeira semana do mês de abril deste ano, o "diretor de Turismo" de João Alfredo, Rodrigo Fernandes, entregou o cargo da gestão, que tem Zé Martins (PSB) como prefeito. Em entrevista ao Blog do Agreste, ele revelou os motivos da decisão, detalhou dificuldades financeiras para o desenvolvimento de atividades turísticas no município, falta de interesse da gestão para criação de lei, de conselho e de fundo municipal para o setor e atraso no pagamento pelos serviços prestados.   

"Os motivos que me levaram a sair foram a falta de recursos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para desenvolvermos as atividades turísticas na cidade; o descaso da gestão em nos ouvir para saber das nossas necessidades, dos nossos projetos e o desinteresse em criar a Lei Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal do Turismo. Sem isso, ficamos impossibilitados de receber qualquer recurso federal ou estadual para fomentar o turismo em João Alfredo. Além de eu estar com alguns salários atrasados", detalhou Fernandes.

Questionado sobre a reação do gestor diante da decisão, ele contou que nem contato conseguiu. "Silêncio total. Como a gente não consegue falar com o prefeito, falei com o secretário de Finanças para entregar o meu cargo. O mesmo disse que falaria com o prefeito e retornaria para mim. Porém, ninguém me ligou. Há mais de um mês, eu já havia informado ao secretário de Finanças que, se não resolvessem a minha situação financeira, eu iria pedir demissão ao final do mês. Ainda aguentei até sete de abril. Ninguém resolveu nada".

Sobre o atraso, Rodrigo revelou que ficou mais de três meses sem receber. Ele estava na atividade desde abril de 2023. Antes, esteve prestando serviço ao setor de Comunicação da Prefeitura de João Alfredo. "Antes eu era da Comunicação da Prefeitura. Aí fui convidado para ocupar a diretoria (de Turismo)", explicou. Durante a entrevista, a reportagem do Blog descobriu que, mesmo aos olhos da população ocupando o cargo de diretor de Turismo, o cargo não existe de direito.

"Eu ocupava o cargo de diretor de Turismo, mas esse cargo não havia sido criado ainda. Eu estava desde abril do ano passado trabalhando como diretor de Turismo, mas sem receber como diretor de Turismo. O cargo, a gente solicitou para criar em dezembro e não criaram", contou Rodrigo. Questionado se estaria recebendo por outra função, ele respondeu: "Eu era prestador de serviços, recebia como MEI (Microempreendedor Individual).

Formado em Gestão de Marketing, com experiência em agências de publicidade de Recife, ele pontuou ações que desenvolveu: Mapeamento de todos os pontos turísticos da cidade, incluindo zona rural; Participação do Encontro da Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco (ASTUR); Participação do Salão Nacional do Turismo em Brasília (dezembro de 2023); Realização de três Caminhadas Ecológicas; Criação de um grupo de Caminheiros da cidade; Realização do Passeio Ciclístico de Ribeiro Grande (07/04); Fotografia, gravação e edição de vários vídeos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

"E outra coisa também: minha participação no evento da ASTUR e no Salão Nacional de Turismo foi bancada com recursos nossos: eu e o antigo secretário. Não teve apoio nenhum da prefeita", detalhou Fernandes. O antigo secretário ao qual se referiu é Benízio Filho (Duy), administrador de empresa que entregou o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de João Alfredo em março passado, justificando decisão própria para se dedicar a projetos pessoais.