sábado, 23 de março de 2024

Sábado é dia de Politicafé, sua dose de informação política


Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
 

Salgadinho - A vereadora Janaína anunciou adesão ao grupo do prefeito Zé de Veva. O esposo dela, professor Abel, que foi candidato a prefeito pela oposição em 2020, também mudou de lado. Agora, o gestor conta com o apoio de 8 dos atuais 9 vereadores. Com quase todo o Poder Legislativo rezando na cartilha, além do total apoio do grupo governista, Joia, pré-candidato à sucessão pela situação, carrega um favoritismo de incertezas. A prova é a busca constante pelos adversários.

Feira Nova - Vereador líder da oposição e pré-candidato a prefeito, Bruno Chaves vai ingressar no PSDB. O ato de filiação acontece neste domingo (24). Com isso, o parlamentar, que deixa o PSB depois de uma longa história de parcerias, passa a fazer parte do time da governadora Raquel Lyra (PSDB). Pelo lado governista, o pré-candidato Joel Gonzaga está no PSD, partido também da base da gestora estadual. Fica a pergunta: Raquel ficará neutra na Terra da Farinha?

Limoeiro - A novidade política desta semana foi a confirmação da pré-candidatura a prefeito de Wedson Galindo pelo PT. Uma escolha do diretório municipal, com homologação do estadual. Agora é aguardar para ver se a pré se transforma em candidatura e o projeto segue até o fim. Como em 2020 o partido recuou, inclusive com ele encabeçando a chapa, a desconfiança acaba sendo um reflexo neste novo pleito. Há anos que o PT não consegue eleger nada numa eleição municipal.

Bom Jardim - O ex-prefeito João Lira vai entrar no PDT para disputar a prefeitura pela quinta vez. O próprio presidente estadual do partido, ex-deputado federal Wolney Queiroz, garantiu a legenda nas mãos dele. Uma retribuição ao apoio recebido de Lira na eleição de 2022. Queiroz também prometeu cair em campo, no período eleitoral, para fazer campanha na Terra da Música para João, que governou a cidade três vezes, mas no último pleito não conseguiu a reeleição.

Nazaré da Mata
- A pré-candidatura a prefeita de Aninha da Ferbom (PSDB) será lançada em ato político na noite deste sábado (23). Com o apoio do grupo liderado pelo ex-prefeito Nado Coutinho (PSDB), ela vem se consolidando como nome competitivo pelo campo das oposições para enfrentar Pereira do Sindicato (PSB), que foi o escolhido pelo prefeito Nino (SD) para tentar a sucessão. Esta semana, Aninha recebeu o apoio do vereador Fabinho de Cesário, mais um a deixar o palanque da situação.