sábado, 16 de março de 2024

Sábado é dia de Politicafé, sua dose de informação política


Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
 

Limoeiro - Com a desistência da pré-candidatura a prefeito de Orlando Duarte (PL), o cenário sinaliza para duas candidaturas majoritárias: a do prefeito Orlando Jorge (PODE), que tentará a reeleição, e a do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel do Mercadinho (ainda não anunciou a nova sigla partidária). Até o momento, os dois têm algo em comum. Eles não apresentaram os(as) pré-candidatos(as) a vice-prefeito(a). Contudo, Daniel adiantou que a dele, possivelmente, será mulher.

Vicência - Neto Vasconcelos (Neto de Dija) é a aposta do PSB na disputa pela Prefeitura. O lançamento da pré-candidatura esquentou os bastidores políticos. Na verdade, todos os atos, seja da situação ou da oposição, estão em clima de campanha. É só acompanhar as redes sociais dos pré-candidatos e comprovar. Neto vai enfrentar o atual vice Éder Waltter (PSDB), nome lançado pelo prefeito Guiga Nunes (PSDB), reeleito com 85,06%, e que agora passará pelo "teste" de transferência de votos.

Caruaru - Depois das especulações e do "namoro" para o Republicanos ter o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) no quadro de filiados para disputar a reeleição, e de o tucano ter optado em ficar na atual legenda, o ministro Sílvio Costa Filho não perdeu tempo e filiou o delegado e ex-deputado estadual Eric Lessa. E mais: lançou o nome dele como pré-candidato a prefeito da Capital do Forró. Costa encontrou uma forma de o REPU marcar território numa das principais cidades pernambucanas.

Cumaru - O mistério sobre quem será o nome que tentará a sucessão da prefeita Mariana Medeiros (PP) pelo grupo governista continua. Uma fonte que circula nos corredores da gestão avaliou da seguinte forma: "O grupo está solto". Seria estratégia ou dificuldade para definir? Nem Freud explica. Inclusive, neste período de decisões para os grupos políticos, a prefeita tirou licença para cuidar de assuntos pessoais, aumentando a ansiedade entre os aliados, que nem sabem qual o destino partidário.

Salgadinho - O prefeito Zé de Veva, o vice Gervandro Pires e os vereadores da base já estão fora do MDB. Estão de malas prontas para o PSDB, atendendo ao convite da governadora Raquel Lyra (PSDB). O pré-candidato a prefeito do grupo, ex-vereador Joia, também irá. Caso ele não possa disputar, em decorrência de processos na Justiça Eleitoral, o filho dele, William Barrichello, continua sendo o "Plano B". Inclusive, por segurança, o jovem já está no PSDB e faz parte da comissão provisória.