Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
Orobó - Mesmo eleito pelo MDB, o vereador Paulo Brito circula pelos corredores do PSD como se estivesse em casa. Isso graças a amizade com o presidente estadual da legenda, ex-deputado federal e ministro da Pesca, André de Paula. Brito apoiou André nas eleições de 2018 e 2022, fortalecendo a parceria política. Esta semana, ele articulou um encontro do ministro com o deputado estadual Cléber Chaparral (UB), abrindo o diálogo para ter outra vez o apoio do PSD na eleição local.
Limoeiro - Assim como em Surubim, com a pré-candidatura a prefeito do atual vice, professor Edigar, o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, também projeta candidatura própria na Princesa do Capibaribe. Contudo, ele não tem dificuldade em abrir o diálogo com outras vias de oposição. Porém, o fato de o PL estar diretamente ligado ao “Bolsonarismo” - e isso gerar a possibilidade de afastar votos de simpatizantes do presidente Lula (PT) - tem impedido o avanço nas tratativas.
Passira - O ex-vereador Cassiano (Cidadania) garantiu que vai disputar mais uma vez o cargo de prefeito. Em 2020, ele não conseguiu montar chapa proporcional e obteve 98 votos. Em 2022, 276 eleitores de Passira votaram nele para deputado federal. Com a mudança na legislação, a chapa de vereadores precisará de 12 nomes. Com isso, alguns pré-candidatos que não querem servir apenas de "cauda" para os de mandato começaram a procurá-lo. 2024 sinaliza para um time mais organizado.
Surubim - Uma fonte dos corredores do grupo da situação disse que a prefeita Ana Célia (PSB) pretende anunciar os nomes que tentarão a sucessão depois do Desfile das Virgens. A mesma fonte adiantou que as vereadoras Véia de Aprígio (PSB) e Ivete do Sindicato (PT) são as mais cotadas para compor a majoritária como candidatas a prefeita e vice, respectivamente. A socialista tem seis mandatos consecutivos como a mais votada, enquanto a petista tem dois.
Cumaru - O comerciante Fábio Borba tem começado a “incomodar” na política local. Com a pré-candidatura a prefeito lançada há quatro meses, ele bate na tecla da verdadeira renovação por onde passa. O fato tem agradado eleitores de opinião, além daqueles que não devem favor a ninguém, e esperam algo novo. Longe de favoritismo e, em alguns momentos, sendo criticado pela disposição de se lançar, Borba vai conquistando espaço e fazendo valer o papel do cidadão: votar e ser votado.
Caruaru - Empolgado com a pré-candidatura a prefeito, o gerente de marketing da Empetur, Tonyninho Rodrigues (MDB), além de impulsionar as redes sociais, reafirmou a posição de disputar a prefeitura da Capital do Agreste pela legenda emedebista, a qual busca ampliar o número de prefeitos em PE. Todavia, numa fala inteligente na CBN, disse que qualquer decisão precisará ser conversada com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Soldado do grupo, ele sabe o peso político dela na cidade.