Entidades médicas de Pernambuco (Simepe e Cremepe) se unem a organizações de saúde e estudantes, na próxima segunda-feira (19), às 11h30, para um Grande Abraço Simbólico, na área externa do Hospital Regional Jesus Nazareno, em Caruaru. De acordo com os organizadores, são muitas as dificuldades enfrentadas e vividas na rotina do hospital, hoje com sinalização de fechamento pelo Governo Estado, conforme detalhado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Para mostrar indignação e a necessidade da manutenção dessa unidade de saúde, haverá esse ato de protesto, cujo objetivo é conseguir o melhoramento de toda a estrutura, bem como a promoção de assistência adequada para as gestantes, seus familiares e bebês. As entidades representativas da saúde, ao longo dos tempos, têm lutado em defesa da assistência de saúde adequada para o povo pernambucano e convocam a população de Caruaru e Região, para se engajarem nessa atividade.
O Jesus Nazareno (FUSAM) funciona como referência no atendimento a gestantes oriundas de municípios do Agreste. A SES, após confirmar o fechamento da unidade, informou que os atendimentos realizados lá serão alocados para o novo Hospital da Mulher do Agreste (HMA), que está em construção com previsão de entrega para os próximos meses. O fato tem gerado posicionamentos contrários, tendo em vista que os profissionais de saúde reafirmam a necessidade dele também ser mantido.