sábado, 13 de janeiro de 2024

Sábado é dia de Politicafé, sua dose de informação política


Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”, o primeiro do ano. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. 2024 promete. Boa leitura!

Carpina - Mesmo com a pré-candidatura a prefeito no páreo, o advogado Joaquim Lapa segue sem definição partidária. Primeiro, o não de caciques do MDB depois da ala Paulo Roberto-Iza Arruda ter dado aval ao carpinense, o que "azedou" a relação. Depois, o adiamento da filiação ao PSD, tendo como justificativa a incompatibilidade de agenda do presidente estadual, ministro André de Paula. Ainda há promessas do PSD. Como disse o filósofo Sócrates: "Só sei que nada sei".

Machados - Há um ano, a primeira-dama do Bom Jardim, Jêssica de Janjão (PSC), intensificava aparições em eventos e visitas na Terra da Banana. Incentivada pelo deputado estadual Cléber Chaparral (UB), segundo mais votado no município em 2022, ela começava a ser citada como pré-candidata a prefeita. O tempo passou e, pelo atual cenário, ela também. O recuo político foi notório. Atualmente, o prefeito Juarez Rodrigues (Avante) e o empresário Gustavo Plácido polarizam.

Limoeiro - Dados de uma pesquisa encomendada para consumo interno mostrados ao Blog do Agreste indicam que o nome do presidente Lula (PT) terá forte influência na disputa pela Prefeitura. Muitos eleitores pretendem votar no "candidato de Lula". Com isso, ter a imagem do petista vinculada às peças de campanha será um ponto positivo. Apesar de alguns nomes do PT estarem no grupo do prefeito Orlando Jorge (PODE), o partido ainda não definiu com quem ficará no pleito deste ano.

Feira Nova - Pré-candidato a prefeito pela oposição, o vereador Bruno Chaves (PSB) abriu o ano das eleições falando sobre o projeto para 2024 e ouvindo aqueles que estão no mesmo barco. Apuramos que a pauta do encontro realizado nesta semana passou pela reestruturação do grupo, pré-candidaturas proporcionais, propostas para cidade, além de outros pontos ligados à política partidária. Sem carregar faixa de favoritismo, Bruno vai abrindo diálogo com as diversas camadas da sociedade.

Cumaru - Nos bastidores da base governista, o nome da secretária de Assistência Social, Elizabeth Monteiro, tem a simpatia e a confiança da prefeita Mariana Medeiros (PP) para ser a candidata do grupo. Contudo, esbarra diretamente na vontade dos vereadores da base que também pensam na estrutura para campanha deles. Uma fonte dos corredores da Prefeitura citou que o médico Francisco Cláudio, com atuação no hospital local, também aparece na lista de prováveis candidatos.