segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

PT cada vez mais perto do grupo do prefeito de Limoeiro

 

O diretório do PT Limoeiro está cada vez mais perto do grupo liderado pelo prefeito Orlando Jorge (PODE). Os gestos conferidos nesse domingo (21), no encerramento da Festa de São Sebastião, durante a visita da senadora Teresa Leitão (PT), comprovam ainda mais: participações nas pautas da programação juntos, fotos em redes sociais e papos ao "pé do ouvido". É sabido que vários militantes do partido, inclusive, suplentes de vereador, já estão na base governista. Contudo, a legenda, no sentido do apoio formal, ainda não declarou o caminho que seguirá nas eleições deste ano.

Em 2020, o PT retirou a pré-candidatura a prefeito de Wedson Galindo (PT) para declarar apoio à tentativa de reeleição do então prefeito Joãozinho (naquela ocasião filiado ao PSB, hoje no SD), que não teve sucesso. Com o resultado negativo, pouco a pouco os petistas foram tomando rumos diferentes. Para 2024, conforme apurado pelo Blog do Agreste com fontes que circulam no diretório estadual, há o desejo de o partido indicar o nome do candidato a vice de Orlando, o qual tentará a reeleição. O escolhido de primeira hora é o próprio Galindo, que faz a assessoria do senador Humberto Costa (PT).

Porém, nessa ligação de atual gestão e PT, vale ressaltar que o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, figura histórica do partido no município, optou pelo palanque de Orlando ainda em 2020, indo de encontro, naquele momento, à decisão da legenda. Já em 2022, no transcorrer da campanha, numa articulação de Fernando, o grupo do prefeito declarou apoio à candidatura de Teresa Leitão, a qual acabou majoritária nas urnas limoeirenses. Além disso, houve o próprio voto declarado do prefeito em Lula (PT) para presidente no segundo turno.