Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
Limoeiro - O presidente da Câmara de Vereadores e pré-candidato a prefeito, Daniel do Mercadinho (PODE), vem conversando com o comerciante Wilson Vasconcelos (Wilson do Fiteiro) para uma possível composição de chapa majoritária como candidato a vice em 2024. Em eleições anteriores, Wilson participou nos bastidores de campanha, mas nunca colocou o nome como opção para o eleitor. O comerciante segue aberto a esse diálogo e analisando essa possibilidade.
Feira Nova - Vereador líder da oposição e pré-candidato a prefeito, Bruno Chaves (PSB) segue montando a estrutura política e partidária de apoios para as eleições de 2024. Apuramos que o nome que vai compor a chapa majoritária como candidato(a) a vice será anunciado até o Carnaval. Ou seja, a chapa completa da oposição já vai desfilar pelas ruas e blocos durante a folia de momo na Terra da Farinha. Lá será mais um "clássico" entre as famílias Chaves e Gonzaga.
Passira - O prefeito Severino Silvestre (PSD) segue anunciando novos apoios em torno do projeto que visa a reeleição. Recentemente, dois ex-prefeitos chegaram ao palanque: Miguel Freitas e Luís Heráclio. Apesar dos reforços, do favoritismo e da máquina na mão, uma fonte dos corredores da Prefeitura não negou que o medo de 2016 se repetir ronda o grupo, ou seja, um palanque pesado, com muitos figurões, mas esbarrando num clima de insatisfação em determinados setores.
Orobó - O prefeito Biu Abreu (UB) vai disputar a reeleição. Fato! Porém, para disputa de vice, cargo hoje ocupado por Lúcio Silva (UB), ainda não existe definição. Nos últimos dias, o nome da presidente da Câmara de Vereadores, Lia (UB), passou a ser comentado com mais frequência como opção. Ela é mãe do deputado estadual Cléber Chaparral (UB). O nome dela tem a simpatia de muitos do grupo, mas enfrenta resistência de outra ala, pois tem muita gente querendo o nome na lista também.
Lagoa do Carro - Vereador pelo PSDB, Josivan Valdeci (Van) foi afastado da primeira secretaria da mesa diretora, tendo em vista decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que não permite a reeleição após a pessoa ter ocupado a função por duas vezes. Ele foi eleito pela terceira vez como secretário. Uma Ação Civil Pública originou o pedido de afastamento do parlamentar. Com a saída dele, a presidência da Casa fará nova eleição na próxima quarta (27).