Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. Um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!
Cumaru - Em atenção ao requerimento do vereador Gilvan da Malhadinha (PP), a prefeita Mariana Medeiros (PP) enviou para Câmara um Projeto de Lei definindo que o piso salarial mínimo a ser pago a servidores efetivos, contratados e comissionados será de R$ 1.320 a partir de janeiro de 2024. Isso representa que o salário não poderá ser completado com gratificações ou abonos para que se chegue ao mínimo. O PL foi aprovado sem votos contrários. Gilvan está colhendo os frutos entre os servidores.
Orobó - A matéria veiculada está semana pelo Blog do Agreste sobre os cotados da oposição para disputar a prefeitura aqueceu os bastidores políticos. Reações das mais diversas foram registradas. Inclusive, uma fonte que milita no campo da comunicação local interpretou da seguinte forma: "Alguns da situação se manifestaram aqui com comentários negativos contra eles, ou seja, está preocupando". Os ex-vereadores Thomás Brito (PDT) e Gordo de Zé Gué foram os citados na reportagem.
Paudalho - Conforme antecipado pelo Blog, a secretária de Educação, Paula Frassinetti (Paulinha da Educação), foi a escolhida pelo grupo do prefeito Marcelo Gouveia (PODE) para tentar a sucessão. O nome dela foi oficializado como pré-candidata ontem, durante coletiva de imprensa. "Com Paulinha eu tenho competência, fidelidade e previsibilidade", disse Gouveia. Nos bastidores, muitos interpretaram como um "recado" para o vice-prefeito André Viana, que rompeu por não ter sido o escolhido.
Passira - Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais estiveram em conversa com o prefeito Severino Silvestre (PSD) sobre o comando da Secretaria de Agricultura e firmaram uma parceria. A entidade indicou a nova secretária, que será Maria de Fátima da Silva. Ela assumirá em janeiro de 2024. Atualmente, a pasta é dirigida pelo filho do prefeito, Henrique Albuquerque, que acumula a Infraestrutura. Sendo assim, Silvestre terá o STR na gestão e no palanque.
Limoeiro - Uma fonte petista confidenciou ao Blog que, para as eleições de 2024, o PT poderá repetir um posicionamento que adotou no pleito de 2020: o de não filiar vereador de mandato. Sobre a majoritária, até o momento, a sigla não definiu qual o destino: candidatura própria, apoiar base governista ou seguir com o campo das oposições? Apesar de o partido ter voltado a comandar o país depois de quatro anos da direita no poder, na política municipal o PT vive longe do protagonismo há anos.
Machados - Uma picape da Guarda Municipal foi flagrada transportando alimentos de um mercado de Limoeiro para Machados. As fotos viralizaram nos grupos de "zap", com diversas interpretações. Até afirmação de que seria a feira da casa do prefeito sendo comprada fora da cidade e transportada no "carro da guarda" saiu. Por mais que a gestão justifique, o desgaste da imagem de Juarez Rodrigues (Avante) é grande. Notadamente, o prefeito e muitos da gestão não têm assessoria.