sábado, 21 de outubro de 2023

Sábado é dia de "Politicafé", sua dose de informação política

 

Chegamos ao sábado, dia da Coluna Politicafé. Uma leitura objetiva dos bastidores políticos acompanhada do velho cafezinho. Boa leitura!

 

Orobó O prefeito Biu Abreu (UB) é candidatíssimo à reeleição. A informação confirmada por uma fonte da “cozinha” do grupo político que administra o município descarta qualquer rumor de que Severino não estaria mais disposto a disputar o pleito. E a vaga de vice? Nesse ponto, a fonte disse que ainda não existe definição. O próprio atual, Lúcio Silva (UB), segue como opção, contudo, a indicação para vice depende da conjuntura das alianças. Será a “cereja do bolo”.

 

Machados – Um áudio gravado pelo ex-prefeito Argemiro Pimentel vazou nos grupos de WhatsApp, gerando ampla repercussão negativa. Na fala, ele faz afirmações inverídicas contra um comerciante da cidade, o qual o desmentiu com um texto postado nos grupos desse mesmo aplicativo. E para piorar, Argemiro envolve o nome de um terceiro como prova, o qual também desconhece o assunto. Pegou tão mal que a pré-candidatura a prefeito dele parou no tempo.

 

Salgadinho – O presidente estadual do AGIR, Fábio Bernardino, confirmou ao colunista que o servidor público Ronaldo Ferreira (AGIR) tem o aval do partido para disputar o cargo de prefeito na próxima eleição pela oposição. A pré-candidatura foi lançada recentemente e agitou os bastidores políticos. Inclusive, apuramos que uma pessoa ligada à atual gestão tentou viabilizar a legenda, com promessa de lançar candidatos a vereador, mas o partido segue firme com Ronaldo.

 

São José do Belmonte – O ex-deputado estadual Rogério Leão (PSB) lançou, nesta semana, a pré-candidatura dele a prefeito. Aliado de primeira hora do ex-deputado Sebastião Oliveira (Avante), ele desistiu de tentar a reeleição às vésperas do pleito em 2022, após “Sebá” deixar a Frente Popular para disputar a vice-governadoria na chapa com Marília Arraes (SD). Leão agora se prepara para mais uma vez colocar o nome à disposição, contudo, numa disputa majoritária. 

 

Carpina – Reeleito pelo Solidariedade, o deputado estadual Gustavo Gouveia estuda um “Plano B” para disputa pela prefeitura em 2024. A presidente estadual da legenda, Marília Arraes, deu o comando do partido a Nicinha Botafogo, filha do prefeito Manoel Botafogo, opositor dos “Gouveias”. Caso ele troque de partido e não vença a disputa, correrá o risco de ficar sem mandato por infidelidade partidária. Uma fonte revelou que o parlamentar está tentando emplacar o nome da esposa dele.

 

Limoeiro – Um pré-candidato que sinaliza marchar com o vereador Daniel na disputa para prefeito em 2024 já faz contas dos partidos aliados. O MDB seria o da majoritária. Inclusive, há um diálogo com o prefeito de Vitória e articulador da legenda no Estado, Paulo Roberto. O AGIR, que recentemente passou para coordenação de Fernando Oliveira. O PP sob a batuta de Henrique Queiroz, além do SD com o ex-prefeito Joãozinho. Esses são dados como certos.