Os últimos dias tem sido uma verdadeira “queda de braço” entre vereadores de oposição e Prefeitura de João Alfredo. Com algumas estradas vicinais intransitáveis em decorrência do número de buracos, além do elevado número de reclamações da população mais afetada, os vereadores Erivaldo Vieira (PSD), Oim (PSD) e Adriano Santos (PSD) iniciaram, por contra própria, a recuperação das estradas em algumas comunidades, a exemplo dos sítios Melancia e Fundão.
Caminhões caçamba e máquinas estão auxiliando no piçarramento desde o último fim de semana, quando os serviços começaram no Sítio Melancia. De acordo com o vereador Erivaldo, que vem informando o passo a passo da recuperação das estradas através das redes sociais dele, a gestão do prefeito Zé Martins (sem partido) teria enviado máquinas para retirar o piçarro colocado pela oposição. Em um dos stories no Instagram, o parlamentar pediu que a prefeitura não atrapalhasse.
Ainda segundo Vieira, a ação conta com o apoio da pré-candidata a prefeita Vânia Laura (Vânia de Oim – Podemos). Em outro story, o vereador Oim também aparece e reforça a necessidade de melhorar a situação das estradas que cortam a zona rural joaoalfredense. Logo em seguida, ele mandou um recado ao prefeito para que evitasse atrapalhar o serviço executado pela oposição e emendou: “Já que ele (Zé Martins) não faz, a oposição faz”.
A reportagem do Blog do Agreste entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Alfredo para saber o posicionamento da gestão municipal com relação a esse fato. Por meio de nota, encaminhada pelo servidor Ricardo Augusto, a administração do município afirma que realizou e vem realizando a recuperação das estradas vicinais e diz que a atitude de “alguns vereadores” é buscando mídia. Confira abaixo a nota na íntegra.
“Alfredo, nesse caso aí a prefeitura de João Alfredo realizou a recuperação da estrada que liga a PE88 do trecho do Sítio Melancia até o Sítio Serra de Umari, assim como vem realizando em outros locais. Ocorre que alguns vereadores da oposição, buscando fazer mídia, foram lá e despejaram na estrada 2 caçambas de piçarra e espalharam com uma máquina retroescavadeira, que é inapropriada para esse tipo de serviço. Essa ação deles na verdade, acreditamos que no intuito de ajudar, acabou atrapalhando mais ainda a população local, uma vez que apenas uns 3 pequenos trechos da estrada recebeu o material e a forma como espalharam foi totalmente irregular, pois não realizaram o nivelamento da estrada e não reabriram os regos para as águas escoarem.
Para se fazer manutenção de estradas o equipamento correto é a máquina motoniveladora, conhecida como patrol e que só a prefeitura tem, visto que só essa máquina tem a capacidade de reabrir as estradas, realizar o nivelamento das mesmas com a devida inclinação para as laterais onde escoam as águas pluviais e reabrir os regos por onde elas escorrem. Quanto ao material despejado por eles nada foi retirado, foi feita apenas a correção do serviço mal executado pelos próprios. Inclusive reiteramos que a função de vereador é legislar e fiscalizar, não executar obras cuja competência é da prefeitura".