Sábado é dia de "Politicafé", sua dose de informação política


Chegamos a mais um sábado. "Sabadou", meu povo. Opa! É dia do semanal “Politicafé”. De segunda a sexta, a Coluna Política. Mas aos sábados, um papo descontraído e objetivo sobre o cenário político regado ao velho cafezinho. Boa leitura!

 

Limoeiro – O vereador Marcos Sérgio (MDB) estará reunido, na próxima terça (19), com os secretários que atuam na sede do governo municipal (funções mais administrativas). O parlamentar vai dialogar sobre as informações solicitadas para um “raio-x” da gestão. A iniciativa integra um modelo de mandato fiscalizador, propositivo e sugestivo adotado nesta nova legislatura do professor. Apuramos que, de lá, Marcos sai com uma agenda definida para os encontros com os demais secretários.

 

Surubim – A prefeita Ana Célia (PSB) ainda não declarou quem apoiará para tentar a sucessão. Muitos nomes estão sendo cotados, algo natural neste ano que antecede as eleições municipais. Contudo, nos corredores da gestão socialista, o nome do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) aparece como o mais citado. Ele tem cumprido intensas agendas na cidade onde foi majoritário. Nos últimos dias, por conta da emancipação política e da vaquejada, nem se fala.

 

Machados – Pré-candidato a prefeito, o empresário Gustavo Plácido tem feito um caminho não tão comum na política do interior: debater os problemas do município e ao mesmo tempo apresentar propostas para as resoluções. Tem falado muito em geração de oportunidades para que a população torne-se independente, ou seja, fuja do “voto de cabresto”. Perfil de empreendedor. Mas, num torrão onde a prefeitura é a “mãe” de muitos, é difícil convencer. Porém, não é impossível.

 

Passira – Antenado com a tecnologia, o vereador Júnior de Dão Caçatuba (UB) tem utilizado o celular e as redes sociais para ir fiscalizando e construindo a pré-candidatura a prefeito. No papel de oposição, grava vídeos e produz lives mostrando as falhas da gestão Silvestre. De falta de médicos e remédios à frota abandonada não faltam pautas. E para piorar o lado da prefeitura, a assessoria do prefeito não consegue emitir uma nota básica para ao menos dizer ao povo que tem ciência e vai resolver.

 

João Alfredo – Após confirmar ativamente que vai colocar o nome na disputa pela administração da prefeitura na eleição do próximo ano, a ex-prefeita Maria Sebastiana (PSD) foi vendo o projeto ganhar liga nas últimas semanas. O último fato novo é a sinalização de um grupo de comerciantes da cidade antecipando apoio. Inclusive, alguns deles sugerindo um nome do comércio para compor a vice. Com a experiência de três mandatos, Sebastiana abriu diálogo geral com o setor.

 

Pernambuco – A polêmica contratação, sem licitação, da Andelivros para realização de um evento literário orçado em mais de R$ 50 milhões gerou novo desgaste político para governadora Raquel Lyra (PSDB). O processo acabou cancelado. Ou Raquel, que tanto prega transparência e zelo pelo dinheiro público, corta as raízes de velhas práticas e de velhos personagens que ainda existem nos órgãos e secretarias ou vai ser bomba após bomba. Mais de oito meses de gestão já deu pra saber quem é quem.