sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Sábado é dia de "Politicafé", sua dose de informação


Prezados leitores, organizando o tempo das minhas atividades para voltar a escrever sobre a política pernambucana, com destaque para o Agreste. E aproveitei o primeiro sábado de setembro para retomar a nossa dose de informação "batizada" de Politicafé. Boa leitura!

 

Limoeiro – Ao desafiar o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel do Mercadinho (PODE), a sair candidato a prefeito em 24, afirmando que vai vencê-lo, o prefeito Orlando Jorge (PODE) confirma que disputará a reeleição, algo que ainda não havia falado abertamente. O tom esquentou ainda mais o clima entre situação e oposição. No futebol, falas assim “incendeiam” o vestiário adversário. Resta agora saber se Daniel vai mesmo para o desafio.

 

Surubim – A prefeita Ana Célia (PSB) autorizou licitação para contratação de agência de publicidade para prestação de serviços de propaganda e publicidade institucional. As interessadas podem apresentar proposta máxima de até R$ 825 mil para um período de 12 meses. Dinheiro considerável para gastar com a divulgação da gestão dela e, por tabela, impulsionar o nome que vai tentar a sucessão. E tem crise?

 

João Alfredo – A intensificação da pré-candidatura de Maria Sebastiana (PSD) a prefeita agitou a cidade. Principal nome da oposição, a ex-prefeita por três mandatos vai iniciar uma série de reuniões com presidentes estaduais de partidos. Afirmando segurança jurídica quanto às contas rejeitadas, Maria por onde passa diz: “Se for da vontade de Deus e do povo, vamos voltar”. Ela contra Zé Martins vai ser um clássico.

 

Passira – O prefeito Severino Silvestre (PSD) tem cometido os mesmos erros da primeira gestão, o que acabou lhe custando uma derrota. Tem deixado pautas básicas de lado, dando motivos para oposição deitar e rolar, como acontece com o sucateamento da frota de veículos e a falta de medicamentos básicos nos postos. Além disso, tem secretários do “seio” da gestão que mandam e desmandam sem o olhar popular. Aí é gol contra!

 

Orobó – Os vereadores de oposição não estão mais “presos” apenas à tribuna do Poder Legislativo. Eles partiram para protocolar pedidos de auditoria nos recursos do Fundeb recebidos pela gestão Biu Abreu (UB) no Ministério Público e na Polícia Federal. Diante da alegação de impossibilidade de pagar o piso dos professores, Lúcio Donato, Júnior de Ubiraci e Amilton (todos PSB) querem uma CPI na folha da Educação.

 

Cumaru – No terceiro mandato de vereador, Gilvan da Malhadinha (PP) passou a ter o nome citado entre os pré-candidatos a prefeito pelo campo da situação. Aliado de primeira hora da prefeita Mariana Medeiros (PP) e dos deputados federal Eriberto Medeiros (PP) e estadual, Eriberto Filho (PP), ele vem fazendo o dever de casa, ou seja, sendo aquele político de grupo que vai aguardar a decisão coletiva.