Coluna Política | O positivo ofuscado pelo negativo


A governadora Raquel Lyra (PSDB) não perdeu tempo e foi às redes sociais postar um vídeo comemorando a aprovação do projeto que vai tornar Pernambuco o estado com o IPVA mais barato do Nordeste, além da isenção para mototaxistas e transporte escolares. Agora, sobre o projeto que aumenta a alíquota do ICMS, fato que gerou amplo debate na Assembleia Legislativa, e também foi aprovado, a gestora silenciou. Como diria Dom Hélder Câmara: “Você pensa que o povo não pensa, o povo pensa”.

 

Mesmo com as justificativas técnicas da gestão e de parlamentares da base de apoio de que o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços não incidirá sobre cesta básica, energia e combustível, itens que preocupam os mais pobres, a insatisfação popular tem falado mais alto e, consequentemente, gerado saldo negativo para tucana. Numa leitura simples, os benefícios do IPVA e do Programa Chapéu de Palha foram ofuscados pelo reajuste do ICMS.


Bordando
– O ex-vereador Cassiano (Cidadania) está pré-candidato a prefeito de Passira para as eleições de 2024. O próprio confirmou ao colunista. Ele atuou na Câmara entre 2016 a 2020. No último pleito municipal, disputou o cargo de prefeito, mas sem sucesso, obtendo apenas 98 votos. Já em 2022, disputou o cargo de deputado estadual e conseguiu 276 votos na terrinha. O reciclador segue acreditando.


Aguardando
– Existe um dito popular que diz: “Paciência tem limite”. Isso pode ser aplicado para a situação de alguns correligionários que vestiram a camisa da governadora Raquel Lyra (PSDB) quando nem os mais otimistas acreditavam nela. Eles vivem a expectativa de serem lembrados pela gestora estadual. Na política, princípio básico é gratidão. Já são quase nove meses de governo e nada. O alerta foi dado.

 

Rápidas

Cumaru – Ainda sem filiação partidária, o empresário Val da Internet confirmou ao colunista que também é pré-candidato a prefeito e reafirmou que abriu o diálogo com os campos de oposição para fortalecer a unidade das vias em torno de candidatura única. Ele é uma opção.


João Alfredo
– A notícia dada em primeira mão pelo Blog do Agreste sobre a parceria firmada entre a ex-prefeita Maria Sebastiana (PSD) e a ex-secretária da pasta social, Solange Chaves, mexeu com as estruturas políticas da cidade. A pré-candidatura de Maria deu mais um salto.


O povo quer saber – Quando Raquel vai lembrar daqueles que acreditaram no projeto político desde sempre?