Demitido durante a gestão do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), o ex-presidente do Sindicado dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, foi reintegrado ao quadro da Polícia Civil. O ato, assinado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), consta na edição deste sábado (12) do Diário Oficial do Estado (DOE), e atende a uma determinação da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anulou o Ato Governamental n⁰ 047, publicado no DOE de 05/01/2021.
Áureo atuou ativamente nas cobranças por melhorias e nas denúncias de descasos com a classe dos policiais civis durante gestões do PSB. No período da demissão, ele estava na função de diretor de Comunicação e Imprensa do Sinpol. O ato assinado por Paulo Câmara considerou um Processo Administrativo Disciplinar aberto em 2017, respaldado no Estatuto dos Policiais Civis de Pernambuco: "contumácia na prática de transgressões disciplinares, qualquer que seja a sua natureza".
Logo após a demissão, Áureo Cisneiros, por meio de nota, classificou a demissão como "arbitrária" e afirmou que ela ocorreu por conta do seu exercício da atividade sindical, fato que foi negado pelo Governo do Estado. O policial recorreu diversas vezes ao Poder Judiciário e, anexando provas, conseguiu a decisão judicial para a reintegração dele ao quadro da PCPE, a qual foi cumprida pela atual gestora estadual. Confira abaixo o trecho do DOE que trata sobre o assunto.
Clique na imagem para ampliar |