segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Entrevista | João Paulo detalha projeto musical JPAragão & BES


Como diria o poeta Jessier Quirino: “Professor de formação, cantor por vocação”. Eu diria mais: “artista com DNA musical”. O Blog do Agreste recebeu o limoeirense João Paulo Aragão para um papo descontraído sobre os novos projetos que ele vem apresentando nas redes sociais, além do planejamento para o cenário musical deste ano de JPAragão & BES. Filho do saudoso cantor Hélio Aragão, o professor tem dividido o tempo entre as paixões: sala de aula, pesquisa e música.


Blog do Agreste – João, quais os planos no campo musical para 2023?

João Paulo – Conjuntamente à realização de novos shows, temos como objetivos a produção de alguns singles em estúdio, a divulgação de audiovisuais e material gráfico virtual em nossas redes sociais, além da publicização do nosso projeto artístico musical por intermédio de um caderno digital de acesso gratuito e remoto, com imagens, textos e amostra do repertório.


BA  O que te motivou para uma volta mais intensa aos palcos?

JP – De fato nunca houve um afastamento integral. Como também sou servidor público, professor e pesquisador de carreira, busco manter a música em um lugar especial em minha vida, como arte, como prazer, como forma de criação artística e sempre com muito profissionalismo. Inclusive, em 2023, completo 20 anos na música, com experiência em eventos culturais e grupos musicais diversos. Mas a maior inspiração para este projeto, da JPAragão & BES, é manter viva a memória artística do meu pai, Hélio Aragão, que fez da música uma forma de expressão, resistência e criatividade, firmando raízes que, hoje, busco conservá-las e multiplicá-las através da música. Por exemplo, difundindo esse universo tão rico de expressões que é a MPB.


BA – Como você define o show?

JP – Nosso show musical é de MPB e, portanto, passa por vários estilos musicais que compõem a Música Popular Brasileira: do frevo ao samba, do brega a bossa nova, do forró ao pop, do rock ao blues, do reggae ao bolero, dos anos 60 às baladas românticas. É metódico e eclético também. Metódico porque é planejado, desde a formação da equipe musical (do voz e violão a uma banda completa), até a construção do repertório, que toma por base um conjunto de centenas de canções a partir das quais organizamos nossa apresentação. Com base nesses e em outros elementos necessários ao planejamento de cada evento, estruturamos cada uma das nossas apresentações musicais.


BA – JPAragão & BES. Ficamos curiosos. O porquê desse nome?

JP – O nome do projeto "JPAragão & BES" foi definido a partir da síntese entre a minha história e a do meu pai. O "JPAragão" é mais fácil de entender (rsrs), obviamente. Então vamos ao "BES". Ele significa "Banda Eli Santoni". Por volta de 1974, quando iniciava sua história na música, meu pai ganhou um apelido carinhoso, humorado e bem pontual em um programa de auditório comandado à época pelo Fernando Chagas. Esse apelido foi "Eli Santoni". Isso era comum entre muitos artistas brasileiros, haja vista a forte influência de artistas e bandas estrangeiras, como The Beatles, por exemplo. Como o intuito deste projeto é manter viva toda a memória artística dele, esse nome ganhou um valor simbólico de representatividade desta trajetória que hoje continua em nossas apresentações,  uma vez que em nosso repertório, por exemplo, estão muitas canções que ele interpretou, desde o início de sua história na música.


BA – O que não falta no repertório?

JP – Para quem deseja apreciar uma boa música, desfrutando da nossa MPB, por diferentes épocas, não falta quase nada (sem falsa modéstia, rsrsrs). Há muito romantismo, diversos estilos musicais, canções para confraternizar, para dançar, para sentir, lembrar, pensar, sorrir e cantar. A música que faz bem, a música em si.


BA – Como encontrar e conhecer mais sobre teu trabalho?

JP – Atualmente, a melhor forma para saber mais sobre essa vertente artística musical que fazemos é através do nosso canal no Instagram (@jparagaoebesoficial) e do WhatsApp (81- 9 9603 8535). Neles é possível ter acesso ao nosso cartão virtual, a alguns videoclipes, fotos, ao nosso caderno digital, consultar a realização de eventos e um pouco da nossa história na música, por meio de algumas boas lembranças que volta e meia compartilhamos.